quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Nossa Senhora do Socorro - 15 de Agosto



É interessante observar como o amor dos cristãos pela Mãe de Deus ao longo dos séculos cristalizou o seu culto sob vários títulos, muitas vezes similares, mas com imagens diferentes. Um exemplo é a devoção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mais antiga e originária da ilha grega de Creta; e a de Nossa Senhora do Socorro nascida depois, na Itália.
O culto à Nossa Senhora sob o título "do Socorro" foi introduzido na tradição cristã italiana no ano 1306, período medieval, pelo prior do convento agostiniano. Acometido por uma grave e dolorosa doença renal, invocava a Virgem com as palavras do fundador da Ordem, Santo Agostinho: "Santa Maria, socorro de misericórdia", obtendo a completa cura. Depois num sonho Ela lhe apareceu, para agradecer ser invocada com o título "do Socorro".
A imagem, porém, retrata a sua origem num episódio popular que se propagou do norte ao sul da Itália e depois ultrapassou suas fronteiras. Contam que: uma mãe, desesperada com a excessiva atividade do filho, propôs blasfemando que o demônio o levasse consigo. O Maligno aceitou a oferta e apareceu para buscar o menino. Mas a mãe, estarrecida e arrependida, invocou por Nossa Senhora do Socorro, que afastou o demônio ameaçando-o com uma robusta clava e acobertou o menino sob seu próprio manto.
Os padres agostinianos levaram para a Sicília, especialmente para a cidade de Sciacca uma cópia da venerada imagem da Virgem do Socorro da igreja do Santo Espírito, de Florença, bem como uma estátua, colocada na igreja em 1503. Desde então, são inúmeras as graças e os eventos prodigiosos atribuídos à sua intercessão da Virgem do Socorro. O mais notável ocorreu no final de 1625, quando a peste que se alastrava na Sicília foi controlada, depois que a população, os nobres, as autoridades, o clero invocaram por ela. Assim, Nossa Senhora do Socorro foi reconhecida como Padroeira de Sciacca.

Fonte: Paulinas em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário