sexta-feira, 1 de junho de 2018

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA JUNHO DE 2018



O aparecimento das redes sociais mudou, num curto espaço de tempo, o modo de nos relacionarmos com o mundo e as pessoas. As suas potencialidades são imensas, permitem dar a conhecer aquilo que achamos importante partilhar com os amigos e familiares. Hoje é impensável que uma instituição não esteja presente neste meio, para dar a conhecer a sua atividade, seja para fins comerciais, seja de divulgação, sensibilização, etc.
Há um aspeto decisivo no contributo das redes sociais para esta mudança, que é a aproximação entre as instituições, sejam elas entidades públicas, sociais, religiosas ou políticas, e os cidadãos. É possível intervir, dar opinião, comentar, questionar. As redes sociais são uma imensa praça pública onde cada um tem voz, pode expressar aquilo que pensa e sente.
Tal como numa praça cheia de gente, também as redes sociais são um lugar cheio de ruído, onde convivem muitas sensibilidades, propostas e interesses. Devemos estar atentos e notar que estes espaços são também lugares de vozes que, em vez de dialogar e acolher o outro, acabam por tentar radicalizar discursos e apresentar perspetivas através de qualquer meio, sejam eles falsos rumores, ou argumentos fáceis e populistas, arrastando o resto dos “ouvintes” para lugares comuns irrefletidos que nada têm de encontro, respeito e solidariedade.
As redes sociais podem unir ou dividir, podem informar ou mentir. É importante conhecer e refletir sobre o que se está a ver e no modo de participar. Neste sentido, o papa Francisco apela neste mês a uma atitude responsável no uso das redes sociais. Que sejam lugar de solidariedade e encontro com a diferença. Se tudo está tão acessível, se é tão fácil chegar a pessoas e instituições, que o possamos fazer para o bem, para a construção de uma humanidade mais reconciliada e não para um ambiente marcado pelo ódio e preconceito.

Intenção

Universal: As redes sociais
Para que as redes sociais favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro na sua diferença.
Oração

Deus, nosso Pai,
deste aos teus filhos a capacidade e a criatividade
para tornar este mundo um lugar de comunhão.
Hoje é fácil estarmos unidos com pessoas de lugares e culturas tão diferentes.
Ajuda-nos a aproveitar as possibilidades do engenho humano
um mundo capaz de acolher a diferença e onde reinem a justiça, a paz e a verdade.
para construir um mundo mais solidário, próximo das realidades difíceis,
Dá-nos o teu Espírito, para que cada um de nós saiba
realizar a sua pequena parte, nos meios digitais onde está presente.
Pai-Nosso...

Desafios

- Procurar ver com atenção como funcionam as redes sociais, que argumentos e discussões são mais populares e que interesses escondem.
- Procurar ter uma atitude positiva e construtiva nas redes sociais, partilhando conteúdos que promovam a solidariedade e o respeito, a verdade e a boa reflexão.
- Conhecer bons projetos de evangelização nas redes sociais e procurar também trazer a voz da Igreja e as suas propostas para estes espaços.

Passo a Rezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário