quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 7,14-23 - 07/02/2018


O homem precisa purificar o seu coração

Todas as impurezas e maldades precisam ser lavadas e purificadas do coração do homem

“Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem, não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! (Mc 7, 14-23)”.


Esse ensinamento de Jesus vai lá no fundo da nossa alma e do nosso coração. Sei que precisamos nos preocupar com aquilo que comemos, tem comidas que fazem bem e aquelas que não fazem. Mas, o grande problema não é a questão dos alimentos: o que comemos ou não; e sim, o que estraga as relações humanas, aquilo que já está dentro de nós, e não o que vamos receber.
Porque é de dentro do nosso coração que saem as coisas boas, a verdade; porém, não podemos negar que, também, estão dentro de nós as coisas más, maliciosas e estragadas. A inveja entrou no nosso coração, assim como a maldade, a malícia, os maus desejos, ambições, impurezas e adultérios.
Ninguém comete o mal de uma hora para a outra, não existe isso! Ninguém rouba, adultera e faz uma coisa grave se, primeiro, isso não estiver na cabeça; e essa, pensa no que o coração guardou. Então, de tanto guardamos coisas estragadas em nós, iremos cometer algum erro: falar o que não queria; fazer o que não devia; cometer o ilícito que não deveria.
Nós acostumamos com coisas pequenas e achamos que elas não têm problema: “eu só peguei uma coisa e não devolvi”; “tive apenas um mal pensamento”. É preciso purificar o coração de todo mal, para que esse mal não esteja alinhado e escondido dentro de nós, para que não esteja soprando em nossa mente as disposições para aquilo que não é correto.
Por isso, o mais importante é permitirmos que Jesus nos purifique por dentro, que Ele lave o nosso coração purificando nossas intenções, renovando nossa mentalidade, e a nossa maneira de pensar. Porque o que somos, não é só aquilo que vemos de fora, mas principalmente, aquilo que já está dentro de nós. Que reconheçamos o quanto o nosso interior, nosso coração, a nossa alma e vontade necessitam, a cada dia, de purificação e de renovação.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário