sexta-feira, 6 de outubro de 2017

São Bruno - 06 de Outubro




São Bruno, fundador da Ordem dos Cartuxos

São Bruno, iniciou a Ordem gloriosa com o coração abrasado de amor por Jesus
Hoje lembramos o santo que se tornou o fundador da Ordem dos Cartuxos, considerada a mais rígida de todas as Ordens da Igreja, e que atravessou a história sem reformas.
Filho de família nobre de Colônia (Alemanha), nasceu em 1032. Quando alcançou idade foi chamado pelo Senhor ao sacerdócio, e se deixou seduzir. Amigo e admirado pelo Arcebispo de Reims, Bruno, inteligente e piedoso, começou a dar aulas na escola da Catedral desse local, até que já, cinquentenário e cônego, amadureceu na inspiração de servir a uma Ordem religiosa.
Após curto estágio num mosteiro beneditino, retirou-se a uma região chamada Cartuxa com a aprovação e bênção de São Hugo, Bispo de Grenoble, o qual lhe ofereceu um lugar. Isto se deu graças a um sonho que São Hugo teve. Neste sonho, apareciam-lhe sete estrelas que caíam aos seus pés para, logo em seguida, levantarem-se e desaparecerem no deserto montanhoso. Após este sonho, o Bispo recebeu a visita de Bruno que estava acompanhado por seis companheiros monges. Ao ver os sete varões, o Bispo Hugo reconheceu imediatamente neles as sete estrelas do sonho e concedeu-lhes as terras onde São Bruno iniciou a Ordem gloriosa da Cartuxa com o coração abrasado de amor por Jesus e pelo Reino de Deus. Com os monges companheiros, observava-se absoluto silêncio, a fim do aprofundamento na oração e à meditação das coisas divinas, ofícios litúrgicos comunitários, obediência aos superiores, trabalhos agrícolas, transcrição de manuscritos e livros piedosos.
Quando um dos discípulos de São Bruno tornou-se Papa (Urbano II), teve ele que obedecer ao Vigário de Cristo, já que o queria como assessor, porém, recusou ser Bispo e após pedir com insistência ao Sumo Pontífice, conseguiu voltar à vida religiosa, quando juntamente com amigos de Roma, fundou no sul da Itália o Mosteiro de Santa Maria da Torre, onde veio a falecer no dia 6 de outubro de 1101.
As últimas palavras foram: “Eu creio nos Santos Sacramentos da Igreja Católica, em particular, creio que o pão e o vinho consagrados, na Santa Missa, são o Corpo e Sangue, verdadeiros, de Jesus Cristo”.
São Bruno, rogai por nós!

São Bruno

Santo Bruno
1030-1101
Fundou a Ordem dos monges Cartuxos
Sacerdote e fundador (1032-1101)
Educado na Alemanha (nasceu em Colônia, da nobre família dos Hartefaust), atuando na França e na Itália. Nomeado chanceler da diocese de Reims, denunciou o próprio bispo Manassés por simonia. Teve de refugiar-se em Colônia até o bispo ser deposto pelo Concílio de Lião.
Bruno voltou para a França e permaneceu sob a direção de são Roberto no ermo de Solesmes. Depois, com outros companheiros, procurou um lugar mais solitário para erigir seu mosteiro. Recebeu-o como doação do santo bispo de Grenoble, Hugo, um inteiro vale solitário chamado Cartuxa, nos Alpes do Delfinado.
Em 1078 nasceu a primeira cartuxa, que mais tarde será chamada a Grande Chartreuse, casa mãe dos cartuxos. Os monges alternavam a recitação do Ofício com os trabalhos manuais. Era o lugar ideal com que Bruno sempre havia sonhado. Mas nele ficou por pouco tempo.
Um de seus discípulos, tornado papa com o nome de Urbano II, chamou-o a Roma como conselheiro. Bruno levou consigo seus monges e adaptou como mosteiro as termas de Diocleciano, transformadas depois na grande basílica de Miguel Ângelo de Santa Maria dos Anjos.
Eram tempos de grande turbulência em Roma, e o partido vitorioso do antipapa obrigou Urbano II a refugiar-se no Sul. Bruno mandou novamente seus monges a Grenoble e, no séquito do papa, procurou, na Calábria, um lugar adequado para fundar uma segunda cartuxa.
Encontrou-o na localidade que hoje leva seu nome, serra São Bruno, no coração da Sila, “uma planície vasta e risonha, cercada de pastagens verdejantes e bordada de flores”, escreve Bruno a seus monges. “Esta paz que o mundo ignora é propícia para a alegria do Espírito Santo”.O duque das Apúlias e conde da Calábria, que lhe havia feito a doação do terreno, teve em troca a amizade e a preciosa guia do santo eremita.
Este, sentindo-se próximo da morte, reuniu em torno de si os monges e ditou sua profissão de fé no mistério trinitário e eucarístico. Morreu a 6 de outubro, dia em que é celebrado. Seu corpo, encontrado incorrupto em 1513, foi sepultado na atual cartuxa de serra São Bruno, província de Catanzaro. O santo é desde sempre invocado contra as possessões diabólicas.
Retirado do livro "Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente", Paulinas Editora.
FONTE: Paulinas em 2015

São Bruno, Fundador da Ordem dos Cartujos

O sábio e devoto cardeal Bona, falando dos monges Cartuchos, cuja ordem foi fundada por São Bruno, e cujo instituto religioso está a cima de todos outros, os chama "o grande milagre do mundo: vivem no mundo como se estivessem fora dele; são anjos na terra, como João Batista no deserto".
São Bruno foi professor de filosofia e teologia na escola do Reims, onde manteve durante 18 anos, um alto nível nos estudos. Depois foi renomado chanceler na diocese pelo arcebispo Manasés, quem era um personagem indigno de levar esse alto cargo.
A Igreja considera a vida dos Cartuchos como o modelo perfeito do estado de contemplação e penitência. Entretanto, quando se estabeleceu no Chartreuse, não tinha a menor intenção de fundar uma ordem religiosa. Se seus monges se estenderam, seis anos mais tarde pelo Delfinado, isso se deveu, depois da vontade de Deus, a um convite que lhes formulou. O conde Rogelio, irmão do Roberto Guiscardo, deu de presente ao santo o fértil vale de La Torre, na diocese de Squilace. Aí se estabeleceu São Bruno com alguns discípulos.
O santo expirou no domingo 6 de outubro de 1101. Logo, os monges de La Torre enviaram um relato de sua morte às principais Iglesias e monastérios da Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Irlanda, pois era então costume pedir orações pelas almas dos que haviam falecido. Esse documento junto com os "elogia" escritos pelos 178 que receberam o relato de sua morte, é um dos mais completos e valiosos que existem.
São Bruno não foi canonizado formalmente, pois os Cartuchos refutam todas as manifestações públicas. Entretanto, em 1514 obtiveram do Papa Leão X a permissão de celebrar a festa de seu fundador, e Clemente X a estendeu a toda a Igreja do ocidente em 1674. O santo é particularmente popular na Calabria, e o culto que lhe coleta reflete em certo modo o duplo aspecto ativo e comtemplativo de sua vida.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=102

São Bruno Abade, Confessor

NascimentoNo ano de 1035
Local nascimentoColonha (Alemanha)
OrdemDiocesana, fundador da Ordem eremítica Cartuxa
Local vidaCalábria
EspiritualidadeOrdenado sacerdote, passou 25 anos lecionando em Reims, na França. Após ocupar cargos importantes, como o de Reitor da Universidade de Reims e chanceler da diocese local, decidiu trocar tudo pela vida de monge eremita. Aos 50 anos de idade,Mais tarde foi chamado Papa Urbano II em Roma, que tinha sido seu discípulo em Reims, para o bispado. Mas são Bruno se recusou, explicando seu chamado interior. Com a ajuda de seis amigos construiu um pequeno mosteiro na Calábria, onde as celas eram isoladas umas das outras e os religiosos se encontravam somente no momento da oração. Era a adoção autêntica de uma nova forma de vida eremítica em um local deserto e árido do sul da França e assim aquela casa foi batizada como "A Grande Cartuxa". Mais do que um refúgio, era um local de total entrega a Deus, sob os lemas da pobreza, oração, trabalho, estudo. Depois de alguns anos, fundou a segunda Casa, porque já não comportavam os simpatizantes da vida ermitã. Foi nesta sua segunda fundação que veio a falecer.
Local morteCalábria (Itália)
MorteNo ano de 1101, aos 66 anos de idade
Fonte informaçãoSanto Nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoSão Bruno que adotastes como regra de vida a oração, o trabalho, o estudo, a pobreza, que fundastes uma ordem monástica para uma ainda maior intimidade com Deus, inspirai-nos também a uma vida contemplativa esquecendo-nos bem mais das ocupações terrenas e nos ocupando mais com nossa união cada vez mais íntima com nosso Deus e Criador. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
DevoçãoÀ vida contemplativa, monástica para maior intimidade com Deus.
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Santa Foy de Gascogne (padroeira dos Peregrinos e romeiros); Sogar, Renato e Romão (bispo); Fé (virgem); Erótida, Marcelo, Casto, Emílio e Saturnino (márts); Marno (bispo); Mª Fca das Cinco Chagas (virgem); Balduino (arceb); Comino e Godolfredo (abs).
FONTE: ASJ EM 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário