quinta-feira, 28 de setembro de 2017

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 29/09/2017

ANO A


Jo 1,47-51

Comentário do Evangelho

Jesus conhece o coração do ser humano.

Segundo o evangelho de João, em quatro dias é constituído o grupo inicial dos discípulos. O encontro de Jesus com Natanael situa-se no quarto dia, que pode ser assim descrito: encontro de Jesus com Filipe, encontro de Filipe com Natanael e de Natanael com Jesus. Na corrente de testemunhas do quarto evangelho, é Filipe quem conduz Natanael a Jesus. O nome próprio “Natanael” significa dado por Deus ou dom de Deus. Jesus conhece o coração do ser humano, por isso vai ver em Natanael o verdadeiro Israel que reconhece, não obstante uma primeira resistência, o dom que, em Jesus, Deus fez a toda a humanidade. A menção da figueira é enigmática para o leitor do evangelho. Seja qual for o seu sentido, a resposta de Jesus à pergunta de Natanael suscitou a fé desse israelita sem falsidade (v. 49). No entanto, Jesus faz Natanael se voltar para o futuro: o céu se abre para Jesus, pois é o Pai quem dá testemunho dele. Mas Jesus abrirá o céu aos seus discípulos, uma vez que é ele quem revela a verdade de Deus (cf. Jo 14,6-10).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.
Fonte: Paulinas em 29/09/2014

Vivendo a Palavra

Para o israelita, ‘estar debaixo da figueira’ era entrar em profunda oração, buscar a presença e unir-se com o Senhor. Ao mostrar que partilhava desse momento de intimidade entre o fiel e seu Deus, Jesus fez-se reconhecido por Natanael como o Filho de Deus, o rei de Israel. Que todos nós também o reconheçamos!
Fonte: Arquidiocese BH em 29/09/2014

Reflexão

Muitas vezes, nós nos sentimos espantados com o que conhecemos sobre o poder de Deus, mas devemos ter consciência de que de fato devemos nos maravilhar muito mais, uma vez que não conhecemos quase nada sobre este poder. Uma das grandes manifestações do poder de Deus, e que de fato nos faz fascina, é a existência dos anjos, essas criaturas maravilhosas que assistem diante de Deus e sempre estão presentes também nas nossas vidas, como o caso dos arcanjos que festejamos hoje e que têm a sua existência e a sua ação descritas nas Sagradas Escrituras.
Fonte: CNBB em 29/09/2014

Recadinho

Jesus aponta para Natanael elogiando-o. - Você se preocupa em elogiar os que merecem elogio? - Nosso modo de agir e o mesmo quando estamos sendo observados e quando ninguém nos vê? - Corremos o risco de julgar uma pessoa apenas pela aparência? - Você realmente se conhece? - Sabe de suas limitações e da potência que tem em seu coração?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 29/09/2014

Comentário do Evangelho

O tom profético da afirmação de Jesus, de que já conhecia Natanael, provoca a admiração deste. Embora um sincero israelita, Natanael, dominado pela ideologia messiânica de poder, desprezava a Galiléia. Porém, acaba chamando Jesus de Rabi e, como profissão de fé, lhe confere dois títulos de poder: Filho de Deus, atribuído aos reis, e Rei de Israel, poderoso messias davídico; ambos são recusados por Jesus. Natanael, seguindo Jesus, verá coisas maiores ainda. Verá "o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem". Na crença judaica, os anjos eram servidores de Deus. No livro de Gênesis, os "anjos de Deus" que sobem a Deus e descem antecedem a renovação da aliança de Javé, então com Jacó. Agora, a nova aliança é feita com o Filho do Homem, o Deus encarnado em Jesus. O Jesus humano e humilde faz a aliança com os pobres, pequeninos, oprimidos e excluídos, e, com seu amor misericordioso, promove a sua libertação e o desabrochar de suas vidas.
Oração
Senhor Jesus, dá-me força e coragem para seguir em frente, no caminho querido pelo Pai, mesmo quando eu me sentir incompreendido e rejeitado.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Dom Total em 29/09/2014

Meditando o evangelho

SUPERANDO OS PRECONCEITOS

Os primeiros discípulos foram obrigados a superar a barreira dos preconceitos para poder acolher Jesus como Messias e se tornar seus seguidores. Natanael não podia aceitar que de Nazaré, cidade mal-afamada, pudesse sair algo de bom, muito menos um Messias. A pecha de nazaretano desdobrava-se num rosário de outras evocações tomadas como negativas. Ele era pobre, de família sem prestígio, um indivíduo sem expressão moral ou cultural. Enfim, um desclassificado.
Pela insistência de Filipe, Natanael se predispôs a ir ver Jesus. Seu preconceito contrastou com a idéia altamente positiva que Jesus tinha a respeito dele. Jesus considerava-o um israelita íntegro, sem dolo nem fingimento. Em outras palavras, um indivíduo em cuja palavra se podia inteiramente confiar. O próprio Jesus confiou nele e lhe fez uma solene revelação.
A atitude de Jesus deixou Natanael desarmado, levando-o a abrir mão de seus preconceitos. Numa atitude própria de discípulo, Natanael reconheceu Jesus como um Rabi, ou seja, mestre, digno de veneração e respeito. Reconheceu-o, também, como Filho de Deus, cuja origem superava as possibilidades humanas, fazendo dele mais do que um simples filho de José da Galiléia. Reconheceu-o, ainda, como Rei de Israel, o Messias que reavivaria a esperança no coração do povo. Logo, de Nazaré também podia sair coisa boa.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, eu me ponho diante de ti, sem preconceitos, desejando conhecer-te como o Messias de Deus.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Os Santos Arcanjos
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Criaturas misteriosas que aparecem tanto no Antigo como no Novo Testamento como mensageiros ou intermediários entre Deus e os homens. Por serem mensageiros de Deus, que está no Céu, logo a Mitologia ornou os anjos com asas. São Espíritos Celestiais portadores de Boa Notícia, Consoladores, protetores e defensores de perigos, orientadores para os momentos de dúvidas e angústias e perpassam a Sagrada Escritura do começo a fim, aparecem do em Gênesis e em Apocalipse. Não são visões fantasmagóricas e muito menos Pessoas Bondosas e Santas que voltaram para ajudar os vivos. Estão muito presentes na vida terrena de Jesus sendo mencionados desde o nascimento até a na sua agonia e morte, quando o consolam. O termo El é Divino e evoca uma ação Divina, caracterizando missão diferente, como Gabriel o Anunciador de Maria Santíssima. Há quem pense que essa linguagem sobre anjos seria um acréscimo teológico para preservar a transcendência Divina no contato com o Homem, Deus estaria se poupando e manda mensageiros para evitar um contato direto com o Ser Humano, mas a encarnação de Jesus o Filho de Deus, que se fez um de nós, desmonta essa ideia incorreta.
O fato é que Anjos não são homens e nem mini deuses, são membros da corte celestial que estão a serviço para aproximar os homens de Deus. Se não tivessem nenhuma importância e fossem apenas lendas e fantasias não seriam citados na Sagrada Escritura do seu início ao fim. Uma coisa é certa, Deus nos conhece profundamente, nas profundezas do nosso ser, sabe das verdades que há em nós, o que somos e o que queremos. Nos chama, nos orienta, nos protege, nos ilumina, sobretudo na missão que nos é confiada de darmos testemunho da nossa Fé em Jesus Cristo, anunciando o Reino invisível que está presente em meio a humanidade.
No diálogo entre Natanael, um Israelita sincero e piedoso, e Jesus, vemos como é importante a nossa coerência entre o que cremos e o que vivemos e celebramos. Natanael é um homem que lê e medita a Palavra de Deus com frequência, Palavra que revela o próprio Deus e sua ação a nosso favor, Palavra que liberta e salva. Quem lê e medita a Santa Palavra, têm esse colóquio, essa intimidade com Deus pois a Palavra nos revela quem é Deus manifestado em Jesus e quem somos nós. E quando desanimamos na Fé, e quando perdemos o nosso fervor, quando deixamos de lado a oração, os anjos nos orientam, nos falam misteriosamente nas pessoas e nos acontecimentos, dando-nos a direção, ajudando-nos a refazer o percurso, e a voltar ao caminho que nos salva. Ação que somente com nossos pobres recursos humanos, não conseguiríamos...
“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade Divina, sempre me rege, me guarde, governe e ilumine. Amém”

2. Verás coisas maiores que estas
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Sendo hoje a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, a passagem selecionada do Evangelho de João fala do céu aberto e de anjos que sobem e descem sobre o Filho do Homem. Natanael acabava de fazer uma profissão de fé. Depois de ter rejeitado Jesus por ser de Nazaré e depois de ter sentido que Jesus o conhecia mais do que ele pensava, Natanael exclama: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”. Boa e bela exclamação, mas insuficiente no Quarto Evangelho. É preciso ir adiante e afirmar a divindade de Jesus. Todo mundo é filho de Deus, muitos reis governaram Israel e Judá. É preciso ver coisas maiores. O patriarca Jacó sonhou com uma escada que ia da terra ao céu e anjos de Deus que subiam e desciam por ela. Deus estava diante dele e se apresentou como o Deus de Abraão e de Isaac, confirmando a promessa de uma terra e de grande descendência. Jacó chamou o lugar de Casa de Deus e Porta do Céu. Podemos dizer que o evangelista introduz Natanael no ambiente da escada de Jacó. Os arcanjos celebrados hoje estão sempre presentes diante de Deus e prestam-lhe serviços. Quem é como Deus, que é forte e cura! É este o nome dos três.

HOMILIA

JESUS CHAMA FILIPE E NATANAEL Jo 1,47-51
São João nos apresenta um Jesus conhecedor de tudo e de todos. Que não precisa que alguém lhe conte e mostre quem são as pessoas com que Ele se relaciona. Deus conhece todas as ações humanas, e Ele é o justo Juiz, e seu Reno não terá fim. O mal um dia será vencido e não mais estará presente entre os homens. Mas isto somente vai acontecer quando vereis o céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Todavia somos convidados já a nos alegrarmos : por isso, alegra-te ó céu, e todos os que viveis nele. O convite é extensivo aos coros celestes, serafins, arcanjos e anjos. É Cristo quem nos chama para estar junto dele e participar de sua obra redentor.
Filipe não tinha guardado para si a grande alegria de ter tido a dita de encontrar o Messias anunciado pelos Profetas, mas comunicara-a a seu amigo Natanael, que se mostrou incrédulo em face da procedência humilde de Jesus, filho dum carpinteiro de Nazaré, quando o Messias devia ser descendente de David e procedente de Belém. Filipe não se desmoraliza com as razoáveis objecções do amigo e também não confia nas explicações que o seu próprio engenho poderia excogitar; opta por convidar o amigo a aproximar-se pessoalmente de Jesus: “vem e verás” (v. 46).
Passemos agora para o nome Natanael. Biblicamente ele é de origem semítico que significa dom de Deus. Foi um dos Doze Apóstolos (cf. Jo 21, 2). É bem provável tenha sido Bartolomeu, o qual teria dois nomes, sendo este último um nome patronímico (filho de Tolmay), como o patronímico de Simão Pedro, Baryona (filho de Jonas). Esta identificação é deduzida dos diversos catálogos dos Apóstolos que nos deixaram os Sinópticos, onde Bartolomeu sempre se segue a Filipe, aquele Apóstolo que levou Natanael a Jesus.
Eu vi-te, debaixo da figueira”. Natanael sentiu que o olhar de Jesus penetrava os mais profundos recônditos da sua alma, pois algo de significativo devia ter passado no seu coração naquela hora e naquele local exato a que Jesus se referia, e que só Deus podia conhecer.
Natanael é um israelita fiel à tradição da Lei, e parece não ter ideia da ruptura de João Batista com as instituições do judaísmo. A fala de Jesus a Natanael, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi, remete ao profeta Zacarias: Naqueles dias convidar-vos-ei, uns aos outros, debaixo da figueira. (Zc 3,10). Corresponda ou não, verdade é que, Natanael vê-se descoberto e então respondendo professa a sua fé em Jesus: Mestre, Tu é o Filho de Deus, Rei de Israel. Tanto uma palavra quanto outra fazem parte dos títulos messiânicos procedentes do Salmo 2. A intencionalidade do Evangelho revela-se ao apresentar, desde a primeira hora, confissões explícitas de fé em Jesus.
E com a expressão: Então vereis o céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem, esconde e ao mesmo tempo revela duma forma muito clara e expressiva de que Jesus é o Mediador entre o Céu e a terra, ficando assim os Céus abertos para a humanidade. Ele é a porta pela qual os homens têm acesso ao Pai. É a escada de Jacob, pela qual subiam e desciam os Anjos na visão de Jacob (Gn 28,12).
Portanto assim como Natanael, reconhece em Jesus o caminho a verdade e a vida proclamemos bem alta, Senhor, tu és o Filho do Homem, o Rei de Israel, para que no final possamos ver o céu aberto e os anjos d Deus subindo e descendo sobre Ele e com Ele reinemos eternamente. Amém!
Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
Fonte: Liturgia da Palavra em 29/09/2014

HOMILIA DIÁRIA

Que os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael intercedam por nós

Os três Arcanjos, que celebramos hoje, nos convidam a refletir sobre o modo como Deus intervém em nossa vida e como nós precisamos desses companheiros para a nossa caminhada!
“Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (João 1, 51).
A Igreja nos dá hoje a alegria de celebrar a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Na verdade, esses arcanjos são os grandes mensageiros da ordem divina, da vontade de Deus para a humanidade. Os anjos são presenças amorosas de Deus na nossa vida e para toda a humanidade! Os três arcanjos, que celebramos hoje, nos convidam a refletir sobre o modo como Deus intervém em nossa vida e como nós precisamos desses companheiros para a nossa caminhada!
O primeiro deles é Miguel: “Quem como Deus”, é o grande batalhador e vencedor do maligno e das forças do mal. Nós, que, muitas vezes, vemos o mal triunfar, vencer e entrar em nossa casa, como precisamos da força, da luz, da graça, da intercessão de São Miguel Arcanjo, o grande arcanjo divino, para que ele nos ajude a combater as forças do demônio.
Deixe-me dizer a você: onde São Miguel Arcanjo guarda, o inimigo não tem vez nem voz! Ele tem o poder divino, a graça divina para vencer as artimanhas do inimigo, para vencer os deboches do diabo e do inferno; é ele quem nos guarda. Por isso, se quisermos vencer o mal em nossa vida, precisaremos nos tornar amigos de São Miguel Arcanjo e invocar a sua intercessão sobre nós, sobre nossas casas e sobre nossas famílias.
O Anjo Gabriel: “A força de Deus” ou o grande comunicador de Deus. É ele quem revela os grandes planos divinos, é ele quem falou para Zacarias sobre o nascimento de João Batista, e é ele quem visitou Maria para anunciar a Boa Nova, que é o nascimento de Jesus Cristo.
Muitos males na humanidade, em nossa vida, em nossas convivências, acontecem infelizmente porque faltam e falham as comunicações entre nós. Precisamos primeiro estabelecer a comunicação entre nós e depois deixar que Deus nos comunique o Seu amor, a Sua bondade. E, aonde nós não conseguimos chegar, nós precisamos desse auxílio de São Gabriel. Que Ele realmente nos traga força para comunicar a mensagem de Deus para o mundo!
São Rafael: “Deus cura”, a cura de Deus, a proteção de Deus para os males, para as enfermidades, para as doenças, está no Arcanjo São Rafael. Invocado nas grandes epidemias, pandemias, o arcanjo veio ao mundo como poderoso auxílio divino para salvar a humanidade de tantos males.
Eu especialmente tenho pedido a São Rafael que ajude a medicina; ilumine os nossos médicos, ilumine os profissionais da saúde, da pesquisas científicas, para que encontrem realmente a cura para tantos males, doenças, que infelizmente atormentam a humanidade, como é o caso do câncer. Como nós precisamos de um avanço na medicina para combater o câncer, para ajudar no tratamento de tantas pessoas que sofrem deste mal!
No entanto, nós não podemos pedir a intercessão de Deus só quando alguém aparece enfermo ou doente, não! A humanidade inteira padece de tantos males, doenças, enfermidades e outros “cânceres”. O que nós precisamos é invocar a força de São Rafael, para que venha iluminar a humanidade e trazer a cura de Deus para o meio de nós.
Que a proteção dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael ilumine os nossos caminhos!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 29/09/2014

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a orar! Ajuda-nos a nos colocarmos com simplicidade, receptivos ao Teu Espírito, sem a pretensão de formular textos bonitos, mas às vezes vazios de vida. Queremos orar como orou o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 29/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário