sexta-feira, 8 de setembro de 2017

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 1, 18-23 - 08/09/2017


Salve a bem-aventurada sempre Virgem Maria

Celebrarmos a Natividade de Maria é celebrarmos a vida daquela que se tornou bem-aventurada e abençoada por Deus por excelência

“Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1, 18).


Hoje, temos a graça de celebrar a Natividade de Nossa Senhora, o nascimento da Bem-aventurada, a sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, Senhora nossa. Aquela que foi moldada no Espírito ainda no ventre de sua mãe, escolhida e predileta por Deus, predita no Livro do Gênesis quando Deus mesmo disse que, da descendência de uma mulher, viria aquele que pisaria na cabeça da serpente. Ela é a Mãe do Salvador.
Não é por méritos próprios que nós a exaltamos, mas exaltamos aquilo que Deus realizou nela, aquilo que Ele fez na pobre e humilde serva. Maria não teve os méritos pessoais, ela não é uma deusa ou semideusa; ela é a Mãe do Salvador, é a Mãe do Deus encarnado, vivo e presente no meio de nós.
Celebrarmos a Natividade de Maria é celebrarmos a vida dela, é celebrarmos a vida daquela que se tornou bem-aventurada e abençoada por Deus por excelência. Celebrarmos a vida de Maria é celebrarmos as virtudes que ela carrega sobre si: a entrega e a fidelidade a Deus, a harmonia com o plano d’ele à serva do Senhor, que se fez toda de Deus.
Celebrar o nascimento de alguém não é simplesmente fazer memória ao dia em que a pessoa nasceu, mas é, acima de tudo, reconhecer que, desde o nascimento, aquela pessoa representa uma bênção e uma graça, e à medida em que ela cresce, sua vida vai se tornando mais plena, e mais nós podemos tocar nos sinais da presença de Deus na vida dela.
Assim é a vida de cada um de nós. Há, em cada um de nós, sinais da graça de Deus, as quais, muitas vezes, levamos adiante; outras vezes, enterramos, mas Maria, em toda a sua vida, fez florescer a graça de Deus que estava sobre ela.
Quando o anjo a saldou cheia de graça, plena de graça, a graça total estava sobre ela, porque correspondeu à graça divina que lhe foi dada e conferida. Ela correspondeu à ação do Espírito Santo que pairava sobre ela.
Salve a bem-aventurada sempre Virgem Maria, uma escola de vida, uma vida toda voltada para a graça do Senhor!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário