domingo, 2 de abril de 2017

LEITURA ORANTE DO DIA - 02/04/2017



LEITURA ORANTE

Jo 11,19-27 - Jesus é a Ressurreição e a Vida. Creia!


Preparo-me para a Leitura, renovando minha fé,
com todos os que, neste espaço virtual,
buscam a Palavra:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Jo 11,19-27,
e observo o diálogo de Jesus com Marta.
E muitas pessoas tinham vindo visitar Marta e Maria para as consolarem por causa da morte do irmão. Quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi encontrar-se com ele. Porém Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus:
- Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele.
- O seu irmão vai ressuscitar! - disse Jesus.
Marta respondeu:
- Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia!
Então Jesus afirmou:
- Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?
- Sim, senhor! - disse ela. - Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.
Refletindo
Neste diálogo com Jesus sobre a morte de Lázaro, Marta afirma sua fé na ressurreição “no último dia”. Revela ainda que crê no poder da intercessão de Jesus, quando diz: “Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele”. Jesus lhe responde com um novo conceito de vida, ou seja, quem crê recebe uma vida superior: "quem vive e crê em mim nunca morrerá”. Jesus diz claro: “nunca morrerá”. E mais: quem crê, se morre nesta vida terrena, sua morte não é o fim, o caos: : “ainda que morra, viverá”. A fé na pessoa de Jesus Cristo garante a vida.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Como vivo a minha fé?
Meditando
O texto me faz recordar o que disseram os bispos em Aparecida: “A fé em Jesus como o Filho do Pai é a porta de entrada para a Vida. Como discípulos de Jesus, confessamos nossa fé com as palavras de Pedro: “Tuas palavras dão vida eterna” (Jo 6,68); “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16).” (DAp 101).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo,
com a canção do padre Zezinho, scj,
“Milagres acontecem”
Quando a força de um amor
não basta pra fazer você sorrir
Quando a força de uma fé
não basta pra fazer você feliz
Quando a dor da solidão, doi tanto e tanto
que você já não consegue nem pensar
Procure a oração (4x)

Quando a força da canção
não basta pra fazer você cantar
Quando a força da emoção
não basta pra fazer você chorar
Quando a dor da solidão, doi tanto e tanto
que você já não consegue nem sonhar
Procure a oração (4x)

Quando a dor de uma paixão
Algum momento mais cruel
Algum amor que não deu certo
Ameaçar seu coração
Procure a oração (2x)

Milagres acontecem
Quando a gente reza e reza sem desanimar
E a paz é dos milagres,
o milagre mais bonito que se possa desejar
Milhares de pessoas encontram a resposta no momento de oração
Milagres acontecem quando pomos de joelho o coração.
CD Sereno e forte, Pe. Zezinho, scj

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar será renovado a cada instante pela fé em Jesus Cristo.

Bênção Bíblica
O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br

Leitura Orante
5º domingo da quaresma, 02 de abril de 2017


O DESAFIO DE SOLTAR A VIDA

“Lázaro, vem para fora!” (João 11, 43)

Texto Bíblico: João 11,1-45

1 – O que diz o texto?

Para o evangelista João, a “vida” é uma totalidade, ou seja, a vida presente, a vida atual, possui tal plenitude que, com toda razão, podemos chamá-la de “vida eterna”; uma vida com tal força e tão sem limites, que nem a morte mesma terá poder sobre ela.
A “vida eterna”, então, não é um prolongamento ao infinito de nossa vida biológica. É a dimensão inesgotável e decisiva de nossa existência. Ela torna-se “eterna” desde já.
A imagem de Jesus, presente junto às vidas feridas e bloqueadas, nos ajuda a conhecer nossa própria interioridade e desperta nossa vida, arrancando-a de seu fatal “ponto morto”, de seus limites estreitos e constituindo-a como vida expansiva em direção a novos horizontes.
“Lázaro” representa a humanidade ferida e amada, com dimensões de sua vida necrosadas, amarradas, presas nos sepulcros. Nós mesmos podemos perceber parcelas de nossa vida paralisadas e atrofiadas.
Mas Lázaro, que está presente em cada um, não está morto, apenas dorme.
As fontes da alegria, as fontes da criatividade e da confiança, as fontes do agradecimento e das bem-aventuranças... Não estão mortas; estão adormecidas e necessitadas de que alguém tire os escombros e afaste a pedra que bloqueia o impulso da vida. E cabe a nós, como seguidores (as) de Jesus, despertá-las com a voz, com os gestos, com o olhar, com as mãos.
O primeiro passo é remover a pedra. Quem jaz atrás da pedra está fechado a qualquer tipo de relação.
Quando a pedra é removida, Jesus ora e diz: “Lázaro, vem para fora!”.
Chama seu amigo, e suas palavras de amizade e amor ressoam dentro da sepultura para levantá-lo, despertá-lo e insistir para sair por seus próprios pés. A palavra de amizade de Jesus o alcança inclusive naquilo que está necrosado em Lázaro.
“Lázaro vem para fora”: “Ele tinha as mãos e os pés amarrados com faixas e um pano em volta do rosto”. Ainda não está livre; está preso pelas faixas. Algumas ligaduras podem ser bloqueios internos, dependências, medos, inseguranças, carências...
“Lázaro, vem para fora!”. Não é este o grito diário de Deus em nossas vidas? Este apelo “vem para fora” é para todos. Todos somos portadores de um sepulcro que nos fecha, nos isola e nos asfixia, privando-nos de nossa liberdade. É preciso dar asas à vida, soltá-la em direção à imensidão do universo.

2 – O que o texto diz para mim?

Os relatos evangélicos do 3º, 4º e 5º domingo da Quaresma do Ciclo A, tomados do evangelista João, apresentam Jesus como Fonte de Água viva (samaritana), Luz do mundo (cego de nascença) e Vida (ressurreição de Lázaro). Três símbolos de nossas necessidades humanas mais fortes (água, luz e vida) e que só o encontro com Jesus pode preenchê-las.
A Quaresma termina com um chamado à vida. Não qualquer vida, mas a Vida verdadeira, a Vida que deseja ser despertada para romper com tudo aquilo que a limita. Por isso, o relato da ressurreição de Lázaro é toda uma catequese sobre o encontro com Aquele que é Vida e que é fonte de vida em crescente amplitude. Jesus não vem prolongar a vida biológica, vem comunicar a Vida de Deus que Ele mesmo possui pelo Espírito e da qual pode dispor.
Em Jesus acontece algo totalmente novo; Ele traz uma nova maneira de viver e de comunicar vida que não cabe nos meus esquemas. É justamente isso o que mais atrai em sua pessoa. Quem entra em comunhão de vida com Ele, conhece uma vida diferente, de qualidade nova, expansiva...
Nesse sentido, a experiência do Seguimento de Jesus é uma verdadeira “escola de vida”, cujo aprendizado me leva ao âmago do meu ser, para enraizar minha vida no coração da Trindade, dele haurir a seiva da vida divina e deixar-me plenificar pela graça transbordante de Deus.
Nada mais contrário ao espírito do Evangelho que a vida instalada e uma existência estabilizada de uma vez para sempre, tendo pontos de referência fixos, definitivos, tranquilizadores...
“Lázaro, vem para fora!” Esta palavra é preciso dizê-la desde agora, com Jesus. Venha todos para fora, de maneira que não viva mais de morte, que não permaneça na letargia, envolvida em sudários e faixas, compactuando com a violência e a injustiça, dando cobertura àqueles que matam.

3 – O que a Palavra me leva a experimentar?

Jesus me oferece a oportunidade de deixar-me amar pelo Deus da vida, que gera vida, proximidade e abertura, fraternidade profunda e sincera.
Posso fazer isso porque carrego ricas potencialidades de vida dentro de mim e que, muitas vezes, permanecem atadas, impedindo-me viver a comunhão e a convivência com os outros.
Vir para fora do túmulo significa viver para a vida, na justiça e solidariedade, condenando toda violência que atrofia a vida.
A comunhão de vida com Cristo me faz ter um “caso de amor com a vida”.
O seguimento proporciona vigor inesgotável, minha vida se destrava e torna-se potencial de inovação criadora, expressão permanente de liberdade, consciência, amor, arte, alegria, compaixão....
É vida em movimento, gesto de ir além de mim mesma; vida fecunda, potencial humana.
Vida com fome e sede de significado, que busca o sentido...
Vida que é encontro, interação, comunhão, solidariedade.
Vida que é seduzida pelo amor, pela ternura.
Vida que desperta o olhar para o vasto mundo.
Vida que é voz, é canto, é dança, é festa, é convocação...

4 – O que a Palavra me leva a falar com Deus?

Senhor, temo de sair de um mundo no qual, de um modo ou de outro,  habituada com a morte eu me sinta impotente: “Senhor, já cheira mal: é o quarto dia”
Cada dia Deus me tira do sepulcro e me devolve a vida sempre enriquecida e iluminada.
É um milagre que cada dia posso  amanhecer com vida.
Ninguém vive só de momentos extraordinários e de grandes festas; o que mais influi em minha vida é a alegria de cada dia, a festa de cada dia, a vida de cada dia, o amor de cada dia, a esperança de cada dia.
Preciso adquirir uma consciência mais profunda da vida do Espírito, perceber as pulsações desta vida eterna que está em mim, do mesmo modo que, prestando atenção, percebo as batidas do coração de toda a criação.
Nesse sentido, a vida tem a dimensão do milagre e até na morte anuncia o início de algo novo; ela carrega no seu interior o destino da ressurreição.
“Minha vida é uma sucessão de milagres interiores” (Etty Hillesum).
Vida plena prometida por Jesus: “Eu vim para que tenham a vida e vida em abundância” (Jo 10,10)
Nem sempre sei viver de maneira intensa: conformando-me com uma vida estreita, estéril, fechada ao novo, carregada de “murmurações”, atada com faixas.
O dinamismo do Seguimento de Jesus, no entanto,  é gerar  vida, possibilitar que o(a) discípulo(a) viva a partir da verdade mais profunda de si mesma; ou seja, viver a partir do coração, do “ser profundo”.

5 – O que a Palavra me leva a viver?

Diante do túmulo, Jesus mobiliza a todos: para ressuscitar a Lázaro pede a uns que afastem a pedra, a outros que estendam as mãos e desatem as faixas, a outros que o ajudem a pôr-se de pé.
Como posso crescer em uma corresponsabilidade que me faça a todos e cada um extrair o melhor de si mesmos para contribuir com a vida, para que entre luz em minhas relações humanas, para construir entre todos os seus seguidores que caminham livres das amarras, ao ritmo do Espírito?
“Vem para fora!”, não te feches em ti mesmo!
Sai de tudo o que há de morte em tua vida!
Sai de teu individualismo, de teu orgulho, de tua indiferença!
Sai de tua insensibilidade à dor dos outros!
Sai da vulgaridade e superficialidade de tua vida e vive a elegância da santidade!

Fonte:
Bíblia Novo Testamento – Paulinas:  João 11,1-45
Pe. Adroaldo Palaoro, sj – reflexão do Evangelho.
Desenho: Osmar Koxne

Sugestão:
Música: Milagres – fx 01 (05:13)
Autor: Padre Fábio de Melo
Intérpretes: Padre Fábio de Melo e Adriana Arydes
CD: Humano de mais
Gravadora:  Paulinas Comep

Fonte: Pe. Adroaldo Palaoro, sj
Postado por: admin_radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário