quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 08/12/2016

Ano A



Lc 1,26-38

Comentário do Evangelho

Maria, é a mulher que acolhe a Palavra e se deixa conduzir por ela.

O anúncio de Gabriel a Maria faz parte dos relatos denominados de evangelhos da infância. Está relacionado com a gravidez de Isabel. Isto porque os evangelhos da infância estão construídos num paralelismo constante entre João Batista e Jesus, com a finalidade de mostrar que Jesus é maior que João; que João é o precursor e Jesus, o Messias. O relato enfatiza a iniciativa absoluta de Deus na encarnação do seu Filho. A iniciativa de Deus conta com a colaboração de Maria, que, modelo do discípulo, é a mulher que acolhe a Palavra e se deixa conduzir por ela: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (v. 38).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Senhor Jesus, que eu me deixe modelar pelo exemplo de Maria, a serva humilde que se fez capaz de assumir, com total disponibilidade, o projeto de Deus.
Fonte: Paulinas em 07/10/2013

Vivendo a Palavra

O encanto da cena está na simplicidade. Na cidade pequena e esquecida, em casa humilde de pessoas puras, o Senhor encontra espaço para se manifestar e envia seu Mensageiro. Não seria este o apelo que deveríamos entender? Buscar as coisas simples da vida, adotar comportamento leve e alegre como norma, porque sabemos que somos filhos criados por Amor?
Fonte: Arquidiocese BH em 07/10/2013

Vivendo a Palavra

Na noite escura, aparecem os primeiros sinais do novo dia. Desponta a aurora que trará consigo o Sol da Libertação para a humanidade. Celebramos a concepção imaculada de Maria, essa aurora bendita que o Pai prepara desde a primeira hora para ser a Mãe do seu Filho Unigênito, que se fez um de nós.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Jesus se insere na história da humanidade e, ao fazê-lo, também passa a ter uma história. Ele é verdadeiramente homem e assume em tudo a condição humana, menos o pecado Ao comemorarmos a Imaculada Conceição da Virgem Maria, estamos comemorando um fato da história do próprio Cristo, pois a Imaculada Conceição de Maria está condicionada ao nascimento de Cristo, uma vez que Deus estava preparando o ventre digno de receber seu próprio Filho. Com isso, podemos perceber a ação do Deus que é Senhor da história e que, agindo na própria história da humanidade, conta com a colaboração de todos para a realização do seu plano.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=12&dia=8

Meditação

Que sentido tem o Rosário em sua vida? - Em sua comunidade reza-se o Rosário? - O Rosário se divide em quatro conjunto de mistérios: gozosos, dolorosos, gloriosos e mistérios da luz. Quais mais lhe agradam? - Conhece alguma família que reza o Rosário? - Qual foi a última vez que você teve um Rosário em mãos?
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 07/10/2013

Meditando o evangelho

CONCEBIDA SEM PECADO

A festa da Imaculada Conceição leva-nos a pensar em Maria como a perfeita discípula que correspondeu plenamente aos anseios de Deus, movida pela graça. A fidelidade de Maria decorreu de um especial dom divino, o dom de nascer mais integrada do que nós, com mais capacidade de ser livre e de acolher a proposta divina.
O anjo Gabriel alude a este dom divino quando a saudou como “repleta de graça”. Toda envolvida pelo amor divino, Maria soube colocar-se, em total disponibilidade, nas mãos de Deus, para cumprir sua santa vontade: “Eis a serva do Senhor, faça-me em mim conforme a tua palavra”. Uma tal comunhão com Deus excluía qualquer traço de egoísmo e de pecado. Só a plenitude da graça permitiu-lhe ser totalmente despojada de si para cumprir o projeto de Deus. Daqui brota a fé de que Maria, mesmo antes de nascer, foi preservada do pecado.
A condição de agraciada por Deus não a eximiu do esforço de ser peregrina na fé, necessitada de crescer e de aprender, como acontece com todo ser humano. Sua originalidade consistiu em ter trilhado um caminho sempre positivo, sem fazer concessões às paixões desordenadas, ou ao próprio querer. A grandeza de seu testemunho de fé expressou-se na humildade com que o viveu, num contínuo esforço de discernir a vontade de Deus e em ser solícita em cumpri-la.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, dá-me a graça de ser fiel a ti, como Maria, a perfeita discípula que soube discernir a tua santa vontade, e se mostrar solícita em realizá-la.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-08

Oração Final
Pai Santo, nós damos graças porque deste como Mãe à Igreja, Maria, a Virgem que gerou Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão. Que o nosso carinho por ela se transforme em esforço para seguir o exemplo daquela que foi a melhor da nossa raça, te pedimos pelo mesmo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário