sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 03/12/2016

Ano A


Mt 9,35–10,1.6-8

Comentário do Evangelho

Proximidade do Reino de Deus

O v. 35 é um sumário da atividade de Jesus. A vida de Jesus, o que ele ensina e faz, é proclamação e testemunho da proximidade do Reino de Deus. A compaixão (v. 36) leva Jesus ao encontro das pessoas e a se deixar encontrar por elas. É com este sentimento divino que os Doze são enviados e deverão realizar a missão que recebem do Senhor. Eles serão poucos, dadas as exigências da missão, por isso deverão pedir Àquele que tudo conhece (cf. Sl 139[138]) para que conceda a ajuda necessária e adequada (cf. v. 37).
O capítulo 10 é um dos muitos discursos de Jesus no evangelho segundo Mateus. É denominado “discurso missionário”. Para a missão Jesus concede aos Doze “poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e enfermidade” (10,1). O poder concedido é o poder de Jesus, o Espírito Santo, “força do Alto” (cf. At 1,8). Os destinatários prioritários, não exclusivos, são as “ovelhas perdidas da casa de Israel” (v. 6; cf. 9,13; Lc 19,10). O objeto da proclamação é a proximidade do Reino dos Céus (cf. v. 7). Este anúncio deve ser acompanhado da ação que liberta as pessoas do mal que desfigura o ser humano e o faz experimentar-se distante de Deus (cf. v. 8a). O que é dado como dom por Deus aos apóstolos, o Espírito Santo, deve ser oferecido gratuitamente a tantos quantos eles encontrarem (cf. v. 8b).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que eu seja consciente de minha tarefa de levar a compaixão do Messias Jesus aos deserdados deste mundo, dando mostras de que o Reino se faz presente entre nós.
Fonte: Paulinas em 07/12/2013

Vivendo a Palavra

Vale a pena repetir a nossa missão, ordenada pelo Cristo Jesus: “Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, dêem também de graça!” Nós, que queremos segui-lo, temos consciência dessa Missão? Tentamos cumpri-la?
Fonte: Arquidiocese BH em 07/12/2013

Vivendo a Palavra

Jesus chama os discípulos pelos nomes e lhes confere poder para expulsar os espíritos maus e curar qualquer tipo de doença e enfermidade. Hoje Ele continua nos chamando e conferindo os mesmos poderes, que continuarão sendo exercidos pela fé – que recebemos de graça e devemos dar de graça.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Jesus é o bom pastor que vem ao encontro das ovelhas perdidas da casa de Israel, cumprindo assim as promessas feitas por Deus no Antigo Testamento. De fato, Deus disse pela boca do profeta Jeremias que daria ao seu povo pastores segundo o seu próprio coração e Jesus é o pastor segundo o coração de Deus. Ele disse também pela boca do profeta Ezequiel que ele mesmo apascentaria o seu rebanho, procurando a perdida, indo ao encontro da desgarrada, alimentando a faminta, curando a doente, procurando a perdida e estabelecendo o direito entre elas, e Jesus é o bom pastor, o próprio Deus que se encarna e vem ao encontro do seu rebanho para ser o seu pastor e enviar outros, os pastores da Nova Aliança, para que não haja mais ovelhas sem pastor.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=12&dia=3

Recadinho

Jesus convida seus discípulos a serem trabalhadores da messe. Posso considerar que trabalho pela Messe de Jesus? - Ao nosso redor, há tantas ovelhas sem pastor, abatidas, cansadas, desanimadas, sem esperança! O que posso fazer por elas? - Podemos ser trabalhadores da messe de Cristo fazendo o que Ele fazia: Tudo por amor! A minha vida é assim? - Nosso testemunho, nossa vivência do amor, animará pessoas abatidas, cansadas e sem esperança! Mas dou realmente testemunho de vida cristã verdadeira? - Será que não faço parte do grupo dos acomodados da vida?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 07/12/2013

Meditando o evangelho

A COMPAIXÃO DE JESUS

A vinda de Jesus ao mundo decorre da compaixão de Deus pela humanidade. Sua missão consistiu em manifestar esta misericórdia, por meio de gestos concretos. A expulsão dos espíritos imundos e a cura de toda doença e enfermidade manifestam esta preocupação.
As multidões foram objeto da atenção de Jesus. Elas revelavam cansaço e abatimento, por falta de líderes para conduzi-las, e pela opressão que sofriam. Que fazer?
Jesus passou da constatação à providência concreta. Sua iniciativa consistiu em escolher doze discípulos e enviá-los com a sua mesma missão: proclamar a chegada do Reino dos Céus e realizar gestos indicadores desta presença. Assim, eles teriam a missão de difundir a misericórdia divina "às ovelhas desgarradas da casa de Israel". Como acontecia com Jesus, também os apóstolos sentiriam esse mesmo amor compassivo.
Tanto na ação de Jesus quanto na dos discípulos, antecipava-se a chegada do Reino esperado. O Reino que haveria de manifestar-se em todo o seu esplendor, na segunda vinda do Messias, já estava dando sinais de sua presença e revelando seu caráter particular de mediação da bondade de Deus. Aliás, tudo quanto diz respeito ao Messias Jesus traz o selo da compaixão. Eis por que sua vinda deve ser motivo de alegria.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito de amor compassivo, faze de mim uma mediação da misericórdia divina para a humanidade, de modo que, aos últimos deste mundo, possa chegar o amor de Deus.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-03

Oração Final
Pai Santo, acolhe-nos como operários da Tua Messe. Nós sabemos, Pai amado, que são poucos os que ouvem o chamado. Dá-nos discernimento, coragem e força para ouvir-Te e seguir o Caminho que nos foi trazido pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário