quarta-feira, 30 de novembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 01/12/2016

Ano A


Mt 7,21.24-27

Comentário do Evangelho

Ouvir e pôr em prática

Nossa perícope é a conclusão do discurso denominado “Sermão da Montanha” (MT 5–7). Não são as muitas palavras ou o louvor estéril que caracterizam o discípulo, mas o seu engajamento afetivo e efetivo em realizar a vontade de Deus: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus” (v. 21). Trata-se de ouvir e pôr em prática a palavra do Senhor, pois, de alguma maneira, nesta palavra de vida está a vontade de Deus para cada um. É esse dinamismo de escuta e prática da palavra do Senhor que dá solidez à Igreja, comunidade dos discípulos, “que construiu sua casa sobre a rocha” (v. 24) da fé.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, livra-me de reduzir minha adesão a Jesus a mero palavreado. Ajuda-me a transformar os ensinamentos dele em norma de vida. Assim estarei fazendo a tua vontade.
Fonte: Paulinas em 05/12/2013

Vivendo a Palavra

O Mestre apresenta a essência do seu Manual do Construtor. A obra, para ser firme e duradoura, deve ser cuidada desde as fundações. Assim, a construção da nossa existência nesta terra deve se assentar em terreno bom – a rocha que é a Palavra do Senhor, ouvida, acolhida e praticada, seguindo Jesus de Nazaré.
Fonte: Arquidiocese BH em 05/12/2013

Vivendo a Palavra

Vivendo em um ambiente religioso de aparências, Jesus lança os fundamentos de sua revolução. O texto de hoje é o final do Sermão da Montanha, em que Ele nos ensina seu jeito novo de amar: o amor eficaz, que não se realiza nas palavras e promessas vãs, mas nos atos de misericórdia.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Somente quem faz a vontade do Pai que está nos céus irá participar plenamente do seu Reino. Jesus veio até nós para nos revelar quem é o Pai, assim como a sua vontade, para que, a partir do seu conhecimento, pudéssemos praticá-la e participar conscientemente do Reino. Por isso, todos os que desejam a vida eterna devem fundamentar a sua existência na palavra de Jesus e procurar viver segundo os valores que ele pregou no Evangelho, colocando em prática a vontade do Pai, que Jesus, ao se fazer homem e vir ao mundo, revelou para todos nós.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=12&dia=1

Recadinho

Você constrói sua casa sobre rocha? - Qual casa? - Quais os elementos que Jesus cita que podem arruinar uma casa? - Em que consiste seu amor a Deus? - O que você faz pelo seu próximo? O principal é o amor a Deus, a si mesmo e ao próximo, vendo Deus presente nele! Examinemos bem tais alicerces de nossa vida!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 05/12/2013

Meditando o evangelho

A ADESÃO AO SENHOR

À espera do Senhor, os discípulos correm o risco de enganar-se no modo de aderir a ele. São os que expressam sua adesão com a boca - "Senhor, Senhor!" - enquanto, na realidade, vivem muito distante dele. A confissão verbal permanece no plano da teoria, sem que se perceba ressonâncias no seu dia-a-dia. Em outras palavras, a fé não se encarna em sua vida. É como se fosse um âmbito isolado, desconectado do conjunto de sua existência.
Evidentemente, este estilo de vida impossibilita a acolhida do Senhor. Quem pensa estar indo ao encontro dele, tarde demais compreenderá ter tomado o caminho errado.
A maneira correta de preparar-se para o advento do Senhor consiste em colocar em prática suas palavras, assumindo-as como projeto de vida. As palavras de Jesus estão em perfeita correspondência com a vontade do Pai, e são a expressão do desígnio divino para a humanidade. Se o discípulo se deixa guiar por elas, pode estar seguro de ter tomado o rumo certo. Ele tem o testemunho de Jesus, e sabe qual foi o desfecho da vida dele. Tendo, ele mesmo, vivido em total submissão ao querer do Pai, foi por ele ressuscitado para a plena comunhão. Igualmente o discípulo, pela prática das palavras de Jesus poderá estar certo de entrar no Reino dos céus, para a comunhão eterna com o Senhor.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito que move a praticar a Palavra, que é não proclame minha fé só com a boca, e sim, pela plena vivência da vontade do Pai celeste, expressa nas palavras de Jesus.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-01

Oração Final
Pai Santo, nós agradecemos pelo Caminho de Jesus – transmitido por Mateus e conservado pela Igreja – e pedimos que nos dês discernimento, força e coragem para segui-lo em nossa passagem por este planeta-jardim que nos emprestas para ser cuidado, usufruído e partilhado com os irmãos. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário