quinta-feira, 10 de novembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 11/11/2016

Ano C


Lc 17,26-37

Comentário do Evangelho

Buscar primeiro o Reino de Deus.

A excessiva preocupação com questões relativas à vida de cada dia e com o bem-estar pode não só nos distanciar das coisas do céu, como também fazer prescindir do próprio Deus ou até ignorar sua presença. A história do tempo de Noé e Ló serve para ilustrar esta situação e interpelar os discípulos a que mantenham a vida referida a Deus. A fé em Deus exige uma vida conforme a sua vontade. A vida de quem crê deve ser a expressão da fé que ele professa e do Deus em quem ele põe a sua esperança e confiança. O principal é buscar o Reino de Deus, que antecede todas as coisas, e por Deus o necessário é dado (ver: Lc 12,22-31).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, dá-me suficiente sensatez para não buscar segurança e salvação nos bens deste mundo, pois só as encontro junto de ti, na obediência fiel à tua vontade.
Fonte: Paulinas em 15/11/2013

Vivendo a Palavra

“Eles comiam, bebiam, compravam, plantavam, construíam...” O Evangelho quer mostrar que o dia do Senhor chega, para cada um de nós, dentro da normalidade da vida. Vivamos o nosso cotidiano conscientes desta Boa Notícia: o Amor do Pai está sempre presente em nós e entre os irmãos.
Fonte: Arquidiocese BH em 15/11/2013

Vivendo a Palavra

Jesus lembra que não devemos esperar sinais milagrosos para nos converter. O fim chegará num dia aparentemente normal e nós devemos nos manter em permanente vigília e oração. Orar é nos conscientizarmos da presença amiga de Deus Pai; e vigiar é testemunhar aos irmãos com nossa vida o quanto somos todos amados por Ele.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Devemos estar sempre prontos para o nosso encontro com Jesus, e este encontro, na verdade, acontece todos os dias, quando ele vem até nós na pessoa dos fracos, dos pobres, dos oprimidos, dos excluídos, dos necessitados, enfim, de todos os que não são amados, são rejeitados pela sociedade e precisam de alguém que manifeste o amor que Deus tem por eles. O dia do Filho do Homem é o dia da vivência do amor, da caridade e da fraternidade para com todos. O verdadeiro cristão é aquele que faz de todos os dias da sua vida o dia do Filho do Homem.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=11&dia=11

Recadinho

Qual é a vida a que Jesus se refere e que não podemos perder? - Com qual vida eu mais me preocupo? - Jesus insiste na realidade do fim do mundo, do Reino de Deus: temos que pensar nisso, vivendo na austeridade da fé e vigilantes. Cuidado! Não empregue seu tempo somente nas coisas perecíveis! O que tenho a dizer sobre este questionamento? - As coisas de Deus estão em primeiro plano em minha vida? - Tenha em mente o que S. Gregório de Nissa escreveu-nos: “A eternidade será como um banquete!” Esta ideia nos é sugerida por Jesus, em símbolos de alegria e consolação, que vêm do Espírito.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 15/11/2013

Meditando o evangelho

MATERIALISMO INÚTIL

Ao alertar os discípulos sobre a Parusia – a vinda do Filho do Homem –, Jesus retoma antigas histórias onde o gozo materialista da vida impedia que a humanidade se desse conta dos apelos prementes de Deus. O dilúvio destruiu a Terra porque a humanidade levava uma vida dissoluta, vivendo na corrupção e na violência. Alheios aos anseios de Deus, "comiam, bebiam, casavam-se", até que veio a destruição total.
O destino de Sodoma deveu-se à semelhante insensatez. Contaminados pelos vícios e pela maldade, os sodomitas levavam uma vida de pecado e dissolução – "comiam, bebiam, vendiam, compravam, plantavam, construíam" –, prescindindo, por completo, da vontade divina. O gesto da mulher de Lot foi também recordado como exemplo de apego inútil à posse de bens terrenos. Lot e todos os seus familiares foram proibidos de olhar para trás ao se afastarem da cidade pecadora. Mas sua mulher, apegada ao que estava deixando, desobedeceu a ordem divina. Por isso, foi castigada.
Desta volta ao passado, Jesus tirou uma conclusão: "Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la, e quem a perde, vai conservá-la". Portanto, supervalorizar os bens terrenos, julgando encontrar neles segurança e salvação, é uma atitude indigna do discípulo do Reino. A preparação para o encontro com o Senhor exige desapego, partilha, relativização dos bens deste mundo, de modo que seu coração fique totalmente disponível para Deus.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, dá-me suficiente sensatez para não buscar segurança e salvação nos bens deste mundo, pois só as encontro junto de ti, na obediência fiel à tua vontade.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-11-11

Oração Final
Pai Santo, nós sentimos a tua Presença carinhosa junto a nós nesta caminhada que fazemos para voltar ao saudoso Lar Paterno. Não permitas, Pai amado, que as dificuldades da vida nos levam a esquecer-te, mas faze de nós fontes de esperança para o Mundo. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário