sábado, 29 de outubro de 2016

LITURGIA DIÁRIA - 30/10/2016


Tema do Dia

Desça depressa! Hoje preciso ficar em sua casa

O mundo inteiro diante de ti é como gota de orvalho caindo sobre a terra. Tu tens compaixão de todos, porque podes tudo, e não levas em conta os pecados dos homens. Tu amas tudo o que existe e não desprezas nada que criaste. O teu espírito incorruptível está em todas as coisas. (Sb 11,22-12,2)
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigam avida eterna. Amém.

31º DOMINGO Tempo Comum
Cor: Verde


Primeira Leitura (Sb 11,22-12,2)
31º Domingo do Tempo Comum - 30/10/2016

Leitura do Livro da Sabedoria:

22Senhor, o mundo inteiro, diante de ti, é como um grão de areia na balança, uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra.
23Entretanto, de todos tens compaixão, porque tudo podes. Fechas os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam.
24Sim, amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que fizeste; porque, se odiasses alguma coisa não a terias criado.
25Da mesma forma, como poderia alguma coisa existir, se não a tivesses querido? Ou como poderia ser mantida, se por ti não fosse chamada?
26A todos, porém, tu tratas com bondade, porque tudo é teu, Senhor, amigo da vida.
12,1O teu espírito incorruptível está em todas as coisas! 2É por isso que corriges com carinho os que caem e os repreendes, lembrando-lhes seus pecados, para que se afastem do mal e creiam em ti, Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 144)
31º Domingo do Tempo Comum - 30/10/2016

— Bendirei eternamente vosso nome;/ para sempre, ó Senhor, o louvarei!
— Bendirei eternamente vosso nome;/ para sempre, ó Senhor, o louvarei!

— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei,/ e bendizer o vosso nome pelos séculos./ Todos os dias haverei de bendizer-vos,/ hei de louvar o vosso nome para sempre.
— Misericórdia e piedade é o Senhor,/ ele é amor, é paciência, é compaixão./ O Senhor é muito bom para com todos,/ sua ternura abraça toda criatura.
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/ e os vossos santos com louvores vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!
— O Senhor é amor fiel em sua palavra,/ é santidade em toda obra que ele faz./ Ele sustenta todo aquele que vacila/ e levanta todo aquele que tombou.


Segunda Leitura (2Ts 1,11-2,2)
31º Domingo do Tempo Comum - 30/10/2016

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

Irmãos: 11Não cessamos de rezar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação. Que ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé.
12Assim o nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele, em virtude da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.
2,1No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 2não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação, ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Anúncio do Evangelho (Lc 19,1-10)
31º Domingo do Tempo Comum - 30/10/2016


Um homem chamado Zaqueu

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.
3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.
7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”
8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

2 comentários:

  1. muito bom a historia de Zaqueu nos devemos nos inspirar em Zaqueu mesmo sendo pequeno e as pessoas queriam jesus so pra elas mas ele tinha um desejo no seu coração ver jesus porque sendo pecadores queremos o amor de Jesus porque nos liberta de todo mal e que nos faz seguir o caminho estreito e não se perder nas coisas mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMÉM!!!
      BOA NOITE Gilberto Natalino da Rosa.
      OBRIGADA PELO COMENTÁRIO E VISITA.
      VOLTE SEMPRE!!!
      ÓTIMO DOMINGO.
      DEUS TE ABENÇOE.

      Excluir