sexta-feira, 14 de outubro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 15/10/2016

Ano C



Lc 12,8-12

Comentário do Evangelho

A blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada.

Milhares de pessoas acorrem a Jesus (cf. 12,1) para ouvir sua palavra “cheia de sabedoria” (cf. 4,22) e ser curadas de seus males. Para Jesus é ocasião de instruir, de modo especial, os seus discípulos. No envio dos setenta e dois discípulos, Jesus previne-os acerca da possibilidade de resistência e rejeição da mensagem cristã. O trecho de hoje é uma exortação a que os discípulos não esmoreçam ante as perseguições, mas mantenham-se firmes no testemunho de sua fé: “Não temais os que matam o corpo, e nada mais podem fazer” (12,4).
A blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada (cf. v. 10). Por quê? Porque é fechamento da pessoa ao testemunho que o Espírito dá de Jesus; blasfêmia contra o Espírito Santo é fechamento ao perdão que Jesus oferece. Daí que não é Deus quem não perdoa, mas a pessoa que rejeita o perdão. É Espírito Santo que move a pessoa ao testemunho de Cristo (cf. At 1,8); ele é o socorro de Deus na perseguição; é ele quem inspira a palavra acertada quando a fé for provada.
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, seja eu instruído pelo Espírito Santo, para estar sempre pronto a dar testemunho corajoso de minha fé em teu Filho Jesus.
Fonte: Paulinas em 19/10/2013

Vivendo a Palavra

Jesus pede que seus discípulos não se preocupem com o que dizer. Nós devemos simplesmente viver a sua Lei – o Amor – e nos entregarmos ao Espírito de Deus. Ele nos iluminará para, no momento oportuno, nós darmos respostas a quem quiser conhecer qual é a razão da nossa esperança, da nossa alegria, da nossa paz.
Fonte: Arquidiocese BH em 19/10/2013

Vivendo a Palavra

O testemunho de vida é valorizado por Jesus. Testemunhar não é apenas dizer “Senhor, Senhor!”, mas cumprir a vontade do Pai que está no Céu: é estar atento aos irmãos que caminham ao nosso lado, para socorrê-los com misericórdia em suas dificuldades. Testemunhar é amar como Jesus amou.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Durante o trabalho evangelizador, sempre somos assistidos pelo Espírito Santo. Somente com a sua ação é que podemos ser verdadeiras testemunhas de Jesus e o nosso trabalho pode produzir frutos que permanecem para a vida eterna. O Espírito Santo nos dá coragem e sabedoria para que possamos testemunhar Jesus e permanecer fiéis a ele até mesmo nos momentos mais difíceis. A história da Igreja está repleta de exemplos de santos e santas que, no momento do martírio, foram fiéis ao Espírito Santo e, além do derramamento de sangue, nos deixaram belas páginas sobre o amor a Deus.
Fonte: CNBB

Meditação

Você reza pedindo as luzes do Espírito Santo? - Procura também se preparar quando tem que expor algo a outros? - Você dá testemunho público de sua fé? - Em que circunstâncias? - Qual sua atitude quando ouve conversas que falam mal de sua vivência de fé? - Procura semear a boa semente?
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 19/10/2013

Meditando o evangelho

INSTRUÍDOS PELO ESPÍRITO

Jesus procurou inculcar nos seus discípulos uma confiança total na ação do Espírito Santo. Tal confiança seria necessária, em vista dos desafios que iriam encontrar no exercício da missão, e da conseqüente exigência de uma corajosa confissão da fé.
O Espírito Santo ajudá-los-ia a encontrar a palavra correta, quando fossem levados aos tribunais. Movidos por esta força divina, estariam em condições de testemunhar, com ousadia, a própria fé.
A esta palavra de conforto segue uma outra, de séria advertência. Aí do discípulo que fraquejar e, numa hora de aperto, renegar sua fé, por não estar aberto à ação do Espírito. Suas perspectivas de discípulo infiel serão sombrias e preocupantes: o Filho do Homem irá renegá-lo, quando comparecer diante de Deus. Tratando-se de recusa a deixar-se mover pelo Espírito Santo, seu gesto será considerado blasfêmia contra ele. E para este pecado não se prevê perdão.
Quem conhece Jesus apenas em sua dimensão humana, não chegando a aderir a ele pela fé e tornar-se seu discípulo, e até mesmo vir a falar contra ele, poderá ser perdoado. Tudo se passa diversamente com quem é discípulo, que chegou a reconhecer a messianidade de Jesus e sua íntima união com o Espírito Santo, por meio do qual opera milagres. Se disser algo contra Jesus, terá também proferido uma blasfêmia contra o Espírito Santo que age nele. Portanto, renegar Jesus é também renegar o Espírito; deixar-se instruir pelo Espírito é predispor-se para dar testemunho corajoso de Jesus.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, seja eu instruído pelo Espírito Santo, para estar sempre pronto a dar testemunho corajoso de minha fé em teu Filho Jesus.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-10-15

Oração Final
Pai Santo, que a nossa vontade maior seja seguir Jesus de Nazaré, o teu Verbo Criador feito humano. Que não nos preocupemos com o que dizer, mas nos entreguemos docilmente ao teu Espírito na certeza de que Ele dirá por nós as palavras que os irmãos precisam ouvir. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário