quinta-feira, 13 de outubro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/10/2016

Ano C


Lc 12,1-7

Comentário do Evangelho

A confiança em Deus

Diante de um ajuntamento de milhares de pessoas, com certo exagero de Lucas, Jesus fala primeiro aos discípulos, para depois, falar às multidões. De início temos a advertência a não assimilarem a hipocrisia dos fariseus. Jesus, em contundente fala anterior, denunciara esta hipocrisia (Lc 11,37-52). A seguir temos palavras de estímulo aos discípulos para superarem o medo dos poderosos que matam o corpo. A morte não é a última palavra. Devem se entregar confiantes e livres em Deus, dedicados ao anúncio do Reino. As alusões aos pardais e aos cabelos são ditos populares sobre a ciência de Deus. O medo perde sua força. Passa a vigorar a confiança em Deus que vela por seus discípulos. É ele quem anula a morte com o dom da vida eterna.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, que eu não me deixe encantar por falsos exemplos de piedade. Estejam meus olhos sempre fitos em Jesus, cujo exemplo devo seguir para ser agradável a ti.
Fonte: Paulinas em 19/10/2012

Vivendo a Palavra

Nosso Mestre aponta o critério para avaliarmos se estamos no caminho do Reino: uma vida transparente. O seguidor de Jesus segue pelo mundo com leveza e alegria verdadeiras, anunciando ao próximo que o Reino do Pai começa já, nesta terra abençoada, que nos foi dada para desfrutar e preservar.
Fonte: Arquidiocese BH em 19/10/2012

Vivendo a Palavra

No texto evangélico, Jesus condena a hipocrisia. Talvez seja este o pecado do nosso tempo. Nós construímos uma religião teórica muito bonita, mas na hora de levá-la à vida nós nos esquecemos dela e nos deixamos levar pela sociedade de consumo, que nos envolve e regula nossas relações existenciais.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

As autoridades religiosas do tempo de Jesus eram autoridades poderosas e opressoras, que se valiam da ocupação romana e dos privilégios obtidos por ela para oprimir o povo, de modo que o povo era duplamente oprimido: pelos romanos e pelo poder religioso instituído. A religião realizava exatamente o contrário daquilo que o próprio Deus queria. Quando Jesus fala que devemos ter cuidado com o fermento dos fariseus, ele nos diz também que devemos nos preocupar para não sermos contaminados pela hipocrisia, pela sede de poder e pela busca de privilégios pessoais, para que também nós não façamos da nossa religião um meio de opressão, mas sim subamos em cima dos telhados e denunciemos todos os falsos valores da vivência religiosa.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=10&dia=14

Meditando o evangelho

ALERTA CONTRA A HIPOCRISIA

A hipocrisia era considerada um defeito incompatível com a condição de discípulo do Reino. Daí ter Jesus falado fortemente contra este desvio da personalidade, tão encontrado em certos membros do grupo dos fariseus e dos mestres da Lei.
A metáfora do "fermento", aplicada à hipocrisia, é significativa. Como o fermento, ela se infiltra no coração das pessoas, transformando-as por dentro. Da mesma forma que se pode distinguir a massa fermentada da não fermentada, assim também a presença da hipocrisia seria claramente perceptível no modo de proceder dos discípulos. Escondê-la seria impossível.
Portanto, os discípulos devem ficar muito atentos à mentalidade hipócrita dos fariseus para não se deixarem "fermentar" por ela, e serem tentados a imitá-los, agindo de forma incompatível com a sua condição. Era grande o perigo de confundir as coisas e transformar as práticas religiosas exteriores em elementos centrais da piedade, esquecendo-se de serem puros de coração e, de fato, totalmente consagrados a Deus. Agindo assim, cairiam na tentação de, como os fariseus e os mestres da Lei, considerar-se homens justos, com o direito de menosprezar os demais, taxando-os de pecadores.
Os discípulos corriam o risco de serem contaminados por esta forma de piedade tão perigosa. Seu modelo de vida deveria ser Jesus, o qual vivia em total coerência com o querer do Pai.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, que eu não me deixe encantar por falsos exemplos de piedade. Estejam meus olhos sempre fitos em Jesus, cujo exemplo devo seguir para ser agradável a ti.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-10-14

Oração Final
Pai Santo, faz-nos discípulos transparentes. Que a nossa palavra seja a expressão de nossa vida. E que o esforço de conversão ao Caminho do teu Reino de Amor seja demonstrado pelo cuidado com os irmãos e a misericórdia com os sofredores. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário