terça-feira, 11 de outubro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 12/10/2016

Ano C


Jo 2,1-11

Comentário do Evangelho

A Mãe de Jesus, símbolo da Igreja que espera.

Hoje é festa da padroeira maior do Brasil: N. Sra. da Conceição Aparecida. Ela, modelo de todo discípulo, intercede junto a Deus por todos nós para que sejamos, como ela, ouvintes da Palavra.
O texto das “Bodas de Caná” mostra o primeiro sinal que Jesus realiza, no evangelho segundo João. Dizer que é o primeiro ou o início dos sinais significa dizer que ele é o fundamento de todos os demais: “Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele” (v. 11), isto é, revelou o que ele efetivamente é: o Messias. Os sinais que Jesus realiza se relacionam à fé dos discípulos. O sinal, sendo por natureza ambíguo, necessita ser bem interpretado e discernido. Oferecendo, das próprias talhas de purificação, o vinho novo da salvação, Jesus inaugura um novo tempo em que já não se está mais sobre o regime da Lei, mas sob o da graça, conforme está no Prólogo: “Da sua plenitude nós recebemos graça no lugar de graça” (Jo 1,16).
A festa de casamento é, para a tradição bíblica, símbolo do Reino de Deus, do amor do Senhor por seu povo. A mãe de Jesus, chamada de “mulher” no relato, é símbolo da Igreja que espera, suplica e vê realizada a salvação, em Jesus. As Bodas de Caná têm um valor simbólico: é símbolo da união do Messias com sua Igreja.
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, que o testemunho de Maria cale fundo no meu coração, transformando-me em perfeito discípulo de Jesus. E que eu possa conduzir muitas outras pessoas a crerem em teu Filho.
Fonte: Paulinas em 12/10/2013

Vivendo a Palavra

«Façam o que Ele mandar.» É o recado de Maria para a Igreja de todos os tempos. Nada de aprofundamentos teológicos ou filosóficos. São poucas as palavras, mas dizem tudo que precisamos para viver, já nesta terra, os primeiros sinais do Reino do Céu – onde um dia estaremos plenamente nos braços do Pai Misericordioso.
Fonte: Arquidiocese BH em 12/10/2013

Vivendo a Palavra

Entre as raras palavras de Maria registradas no Evangelho, está a pérola mais preciosa: «Façam o que Ele mandar.» E Jesus nos pede que enchamos os potes disponíveis com os frutos do esforço humano para que Ele transforme essa água no vinho puríssimo de louvor ao seu Deus e nosso Deus, ao seu Pai e nosso Pai que está nos Céus.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Jesus veio ao mundo para trazer a Boa Nova do Reino de Deus e firmar a Nova e eterna Aliança entre Deus e os homens através do mistério pascal. Assim, a água da purificação dos judeus, sinal do Antigo Testamento que está para terminar, será substituída pelo vinho da Nova Aliança que alegra os nossos corações e nos trás a salvação. E isso acontece numa festa de casamento, sinal das núpcias do Cordeiro e prefiguração da Igreja como esposa de Cristo. E o início de tudo foi a ação de Maria, que pede o milagre a Jesus, mas que com sua adesão ao projeto de Deus, abriu caminho para o início do Novo Testamento.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=10&dia=12

Meditação

Você pode dizer que Maria “guia seus passos?” Como? - Que lugar ocupa a devoção a Maria em sua vida? - Que tipo de devoção a Maria mais lhe agrada? - Você sabe transformar a “água da vida” em “vinho novo?” - Você sabe ter sempre uma boa palavra e dar um bom testemunho de vida sempre?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 12/10/2013

Meditando o evangelho

MÃE E DISCÍPULA

Embora as atenções do texto evangélico se concentrem em Jesus, não se pode subestimar o papel de Maria, co-protagonista no primeiro sinal que ele realizou, como manifestação do amor misericordioso de Deus derramado sobre a humanidade.
Sua condição de “mãe de Jesus”, sua maternidade e os vínculos de dependência com o seu filho passam para um segundo plano. Destaca-se, sim, sua adesão pessoal e sua confiança radical em Jesus. Por sua intervenção, o Messias antecipou a “hora” de se manifestar ao mundo. A transformação da água em vinho de excelente qualidade simboliza os tempos messiânicos, tempo de festa e de alegria pela salvação operada por Deus.
Por outro lado, Maria conduz os discípulos à fé em Jesus: “Façam tudo o que ele mandar!”. Ela os estimula a assumir uma postura de acolhida obediente em relação aos ensinamentos de Jesus, desempenhando uma função pedagógica e orientadora. Ensina-os a serem servidores e amigos de Jesus, perfeitamente sintonizados com ele.
A postura de Maria é uma luz para a comunidade empenhada viver com perfeição o discipulado cristão. Sua dupla atenção, a Jesus e ao que acontecia a seu redor, permitiu-lhe intervir a favor de um casal de noivos em apuros. Assim se comporta o discípulo no seu esforço de coadunar fé (adesão a Jesus) e vida (profunda atenção às necessidades do próximo). Como Maria, o discípulo deve ajudar as pessoas a abrirem o coração para a fé.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Pai, que o testemunho de Maria cale fundo no meu coração, transformando-me em perfeito discípulo de Jesus. E que eu possa conduzir muitas outras pessoas a crerem em teu Filho.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-10-12

Oração Final
Pai Santo, nós te agradecemos por nos acolheres na sublime Festa da Vida. Dá-nos alegria de participar dela, levando os irmãos em nossa companhia, com generosidade e alegria. Que jamais nos esqueçamos da presença junto a nós de Maria e de Jesus, o Cristo – teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário