sábado, 9 de julho de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA - Mt 10,24-33 - (CANÇÃO NOVA) - 09/07/2016


Deus é a única segurança de nossa vida

Respeite Deus, para que Ele cuide de sua alma, para que ela não se desvie e para que n’Ele o seu coração esteja preso
“Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!” (Mateus 10,28).


Todos nós estamos em busca de segurança para a nossa vida. Num mundo de tanta violência e coisas negativas, muitas vezes, o medo nos apavora e toma conta do nosso coração e do nosso ser. Como o medo é terrível e destrutivo! Pena que só tememos o mal do mundo quando, na verdade, não devemos temê-lo.
Devemos nos prevenir e nos cuidar, mas não podemos cair naquela neurose de achar que tantas coisas ruins, que estão acontecendo pelo mundo, acontecerão conosco. Neurose não traz segurança para ninguém! É preciso ter cuidado, diligência e prevenção, porém, precisamos buscar a paz e a tranquilidade onde estivermos.
Às vezes, tememos tanto pela nossa segurança humana e material, que não nos preocupamos com a nossa segurança espiritual. Se cuidássemos mais do nosso espírito, a nossa segurança material estaria nas mãos de Deus.
Não seja aquela pessoa imprudente, que se arrisca, que vai aos lugares perigosos, que põe sua vida em risco e diz: “Deus cuida de mim!”. Temos de cooperar com a graça de Deus, ter a prudência necessária, não fazer bobagens, não arriscar nossa vida, não fazer aquilo que não nos convêm. Devemos pensar: “Onde eu estou, Deus está comigo, mas eu vou colaborar com a graça d’Ele! Eu não vou me expor ao perigo!”.
Por outro lado, precisamos cuidar da segurança de nossa alma, porque os homens, por mais maldades que possam fazer neste mundo, não podem matar nossa alma, não podem nos tirar das mãos de Deus. Ninguém tem esse poder. É Deus quem cuida de nós. Estejamos vivos ou mortos, passando por dificuldades e tribulações, pertencemos ao Senhor.
O perigo é deixarmos nossa alma se perder, como muitos que estão trancados nas mais poderosas mansões ou esquemas de segurança deste mundo, no entanto, a alma deles não está em Deus. Por isso, eu lhe digo: deixe o Senhor ser a segurança da sua vida, tema-O e respeite, para que Ele cuide de sua alma, para que ela não se desvie e n’Ele o seu coração esteja preso.
“Senhor, tu és a nossa segurança! Guarda a nossa alma, nossa vida e coração, para que estejam sempre em Suas mãos!”.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
http://homilia.cancaonova.com/homilia/deus-e-a-unica-seguranca-de-nossa-vida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário