quinta-feira, 3 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 03/03/2016

ANO C


Lc 11,14-23

Comentário do Evangelho

Havia um demônio que era mudo. Como é um demônio mudo? Alguém era mudo e se apresentou a Jesus e foi curado. O acontecimento provoca três tipos de reação. Há quem se admire, há quem rejeite, há quem não se interesse. Quem se admira fica feliz tanto por ouvir o som da voz do pobre homem, diminuído em suas condições humanas, ouvir o que ele tem a dizer, quanto por aquele que o curou. Quem rejeita constata o acontecimento, mas tenta descaracterizá-lo. Sim, ele curou esse homem, mas fez isso com o poder de Beelzebu, o chefe dos demônios. E das três reações, a pior de todas foi a desinteressada com interesses escusos. Que coisa sem graça fazer um mudo falar. Faça coisas mais atraentes, uma revoada de anjos com asas douradas, o sol mudar de cor, o sacrário brilhar. Sinais do céu, por favor, não sinais da terra. Tem razão! Sinais da terra são comprometedores, restabelecem o ser humano criando concorrentes. Ele pode vir a ocupar o meu lugar. Antes era mudo, agora é ameaça. Sim, ameaça. Agora pode falar.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d5

Vivendo a Palavra

O caminho para chegar ao Pai é seguir o Filho. «Quem não recolhe comigo, dispersa.» Mas seguir Jesus não é apenas cumprir regras e regulamentos, mas superar-nos a cada dia no amor aos peregrinos que o Pai colocou junto a nós nesta terra abençoada. É Amar como Jesus amou!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Estamos vivendo uma época em que as posições em relação a Satanás são contraditórias. Existem algumas pessoas que dizem que o demônio não existe, que é uma espécie de personificação das más tendências e inclinações das pessoas e que essa história de anjo decaído não passa de mitologia. Por outro lado, existem os que absolutizam a ação do demônio, de modo que tudo é o inimigo agindo, é fruto do maligno e outras coisas do gênero. A Igreja afirma a existência do demônio, mas também afirma que o poder de Deus é infinitamente superior ao dele. No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra o seu poder sobre o maligno, poder que se manifesta na totalidade no Mistério Pascal, que é a derrota definitiva do antigo inimigo.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=3

Meditando o Evangelho

UMA BOA AÇÃO MAL-INTERPRETADA

 Os milagres de Jesus prestavam-se a toda sorte de interpretação. Quem olhava para o Mestre com bons olhos, via neles o sinal da presença do Reino de Deus atuando na história humana, e se maravilhavam. Quem, pelo contrário, tinha preconceitos levantava suspeitas contra ele, declarando que seu poder taumatúrgico provinha de Belzebu. Por mais espetacular que fosse o milagre operado por Jesus, sempre havia quem o interpretasse de forma maldosa.
O Mestre tentou levar seus adversários a raciocinar, sem preconceitos, a respeito de seus milagres. Os gestos portentosos de Jesus visavam sempre desarticular o poder opressor de Belzebu sobre as pessoas. Este poder satânico expressava-se na impossibilidade de alguém se comunicar, de conviver fraternalmente com os outros, de fechar-se no próprio egoísmo idolátrico. Ao libertar as pessoas destas situações, Jesus impedia que Belzebu mantivesse seu poder sobre elas. Ou seja, os milagres representavam uma luta gigantesca entre Jesus e Belzebu. Os milagres eram um indício seguro da vitória do Filho de Deus.
Se as coisas não são entendidas assim, é sinal de estar acontecendo uma tremenda cisão no reino de Satanás. Portanto, está para se desmoronar. Pelo contrário, se Jesus está desarticulando o poder de Belzebu, o Reino de Deus está se manifestando na história humana. A atitude mais sensata, neste caso, consiste em acolhê-lo e fazer-se seu discípulo.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Senhor Jesus, ajuda-me a compreender que, em seus milagres, o Reino de Deus irrompeu na história humana e o poder opressor do demônio ficou desarticulado.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-3

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Ouça a voz de Deus e deixe-se guiar por Suas palavras

Ouça a voz de Deus e coloque-se em sintonia com Ele, deixe-se guiar por Suas palavras e ensinamentos
“Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes” (Jr 7, 23).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/ouca-a-voz-de-deus-e-deixe-se-guiar-por-suas-palavras/

Oração Final
Pai Santo, liberta-nos da mentalidade fundamentalista de seguir normas, para nos lançarmos no terreno criativo do Amor ensinado por teu Filho Unigênito, feito humano como nós em Jesus de Nazaré. Ele passou pelo mundo fazendo o Bem a todos e nos ensinou a amar a Ti, sobre todas as coisas, e ao nosso próximo, como a nós mesmos.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário