quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 03/12/2015

ANO C



Mt 7,21.24-27

Comentário do Evangelho

A comunidade cristã é caracterizada, fundamentalmente, por sua união com Deus, pela escuta da palavra de Jesus Cristo e por viver essa palavra. Nosso texto é o trecho conclusivo do sermão da montanha (Mt 5–7). Não são as muitas palavras ou o louvor estéril que caracterizam a vida do discípulo, mas o seu engajamento afetivo e efetivo em realizar a vontade de Deus. A vida cristã é um modo de viver a existência humana sob o dinamismo da palavra e dos ensinamentos de Jesus.
O que ameaça a credibilidade da vida cristã é a distância entre a palavra e a vida cotidiana, a cisão entre a fé professada e o empenho tênue ou inexistente de se deixar iluminar pela fé em Deus. “Ouvir” é reconhecer que a palavra de Jesus faz sentido e dá sentido a todas as coisas. Para o fiel cristão, a palavra de Jesus contém o mistério do Reino dos Céus que requer, para ser aceito livremente, a pessoa integralmente. É o dinamismo da escuta e prática da Palavra do Senhor que dá solidez à vida de toda a comunidade eclesial. Ouvir somente não basta, é preciso que a palavra se torne carne, isto é, que seja visível e testemunhada na vida de cada membro da comunidade dos discípulos.
Pe. Carlos Contieri, sj, em ‘A Bíblia dia a dia 2015’, Paulinas.
http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/03-12-2015

Vivendo a Palavra

Com estas palavras, Jesus termina o Sermão da Montanha. Mateus acrescenta que o povo se admirava, porque o Mestre falava com autoridade e não como os escribas. E nós, somos felizes, porque estas palavras chegaram até nós. Agora, o mais importante é fazer delas a norma de nossa vida.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Somente quem faz a vontade do Pai que está nos céus irá participar plenamente do seu Reino. Jesus veio até nós para nos revelar quem é o Pai, assim como a sua vontade, para que, a partir do seu conhecimento, pudéssemos praticá-la e participar conscientemente do Reino. Por isso, todos os que desejam a vida eterna devem fundamentar a sua existência na palavra de Jesus e procurar viver segundo os valores que ele pregou no Evangelho, colocando em prática a vontade do Pai, que Jesus, ao se fazer homem e vir ao mundo, revelou para todos nós.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=12&dia=3

Meditando o Evangelho

QUEM ENTRARÁ NO REINO?

O Messias Jesus detectou dois tipos de comportamento nos discípulos que aderiram a ele. Por isso é que os alertou a respeito da atitude correta de quem deseja entrar no Reino. Seria uma conduta equivocada limitar-se a dizer "Senhor, Senhor", como se isto significasse uma real adesão ao Reino. O equívoco consiste em contentar-se com um palavreado vazio, muito distante das exigências do Reino. Enquanto a boca fala uma coisa, a vida pauta-se por outros parâmetros. Esta incongruência é incompatível com o Reino.
A atitude correta consiste em assimilar os ensinamentos de Jesus, de maneira tão profunda que leva o discípulo a pautar por eles a sua ação. Isto corresponde a fazer a vontade do Pai, e deixar-se guiar por ele.
Estas duas atitudes foram ilustradas com a parábola das duas casas. Conduta equivocada é a daquele que constrói a casa sobre a areia, sem alicerces profundos. Já na primeira tempestade (os revezes da vida) ela desaba não restando nada de pé. Atitude correta é a daquele que constrói a sua casa sobre a rocha. Por mais forte que possa ser a tempestade, será incapaz de destruí-la, porque bem alicerçada.
A profundidade da experiência de encontro com o Messias Jesus revela-se na reação desencadeada na vida do discípulo. Entra no Reino quem se posicionar diante dele de maneira adequada, dispondo-se a fazer a vontade do Pai.
Oração
Pai, livra-me de reduzir minha adesão a Jesus a mero palavreado. Ajuda-me a transformar os ensinamentos dele em norma de vida. Assim estarei fazendo a tua vontade.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-12-03

Oração Final
Pai Querido, que o teu nome santo – ‘Senhor, Senhor’ – esteja sempre em nossos lábios, no nosso coração e seja a manifestação de nossa vida, sempre em seguimento ao Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que passou pelo mundo fazendo o bem a todos e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário