sábado, 26 de dezembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 26/12/2015

ANO C


Mt 10,17-22

Comentário do Evangelho

Santo Estêvão

A festa de S. Estêvão, protomártir da Igreja, é ocasião para agradecermos a Deus o testemunho dos que nos precederam na fé. O evangelho de hoje é parte do discurso missionário. Esse discurso é constituído de orientações e advertências para o exercício da missão. Jesus previne os seus discípulos acerca da hostilidade que a missão pode sofrer. O próprio Jesus viveu a resistência por parte de seus contemporâneos, foi vítima de calúnias e mentiras, padeceu a rejeição e o abandono, até ser condenado e morto injustamente. Mas a resistência, a hostilidade e a rejeição não vêm somente de fora, mas de dentro da comunidade, e inclusive da própria família. Jesus foi traído e abandonado por seus próprios discípulos. É por causa de Jesus que os discípulos são perseguidos e a missão cristã, tratada com hostilidade. O martírio é o preço do testemunho autêntico. Na realização da missão é preciso prudência e simplicidade; é fundamental a confiança na presença permanente do Senhor (Mt 28,20). É necessário deixar Deus ser Deus, pois o Espírito que habita o coração dos fiéis é que inspirará, em cada momento, a atitude e as palavras que convêm. Nenhuma perplexidade deve dominar ou paralisar os que são enviados pelo Senhor em missão. A confiança em Deus é o sustento da vocação e da missão do cristão.
ORAÇÃO
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
Espírito de coragem perseverante, nas adversidades da vida, vem em meu auxílio, e ajuda-me para que não arrefeça a minha adesão a Jesus e ao Reino.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/pt-br/?system=evangelho&action=busca_result&data=26%2F12%2F2015

Vivendo a Palavra

O mundo mudou: hoje, os anunciadores do Reino de Deus não são punidos com açoites e nem levados a tribunais, mas recebidos com indiferença – o que talvez seja pior. Portanto, continuam válidas as instruções carinhosas do nosso Mestre: não nos preocupemos em sair por aí dizendo ‘Senhor, Senhor!’, mas em cumprir a vontade do Pai.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Meditando o Evangelho

SEREIS ODIADOS POR TODOS

A encarnação de Jesus não baniu o pecado da história humana. Embora ela se tenha constituído na possibilidade concreta de superação do pecado, muitos ainda haveriam de resistir, preferindo um projeto de vida cujo desfecho é a condenação.
Por outro lado, a quem optasse por ele, o Messias não apresentava uma vida de segurança e de comodidade. A resistência que Jesus experimentou por parte de seus contemporâneos teve prosseguimento na experiência dos discípulos. A opção pelo caminho de Jesus exigia força e coragem diante das perseguições, dos flagelos, dos processos nos  tribunais que os inimigos de Deus haveriam de impingir aos seguidores de seu Filho. Como Jesus, o discípulo seria também a presença questionadora da salvação na história humana, embora muitos iriam persistir no caminho do pecado.
A história da fé cristã, por isso, estava fadada a ser uma história de martírio e de testemunho da fé, pela entrega corajosa da própria vida. Por conseguinte, o discípulo deve considerar estas circunstâncias como possibilidade de comprovar a profundidade de sua opção pelo Reino anunciado por Jesus.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Oração
Senhor Jesus, apesar das dificuldades que encontro para te seguir, faze-me caminhar, com fidelidade, nas estradas da salvação, que abriste para a humanidade.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-12-26

Oração Final
Pai Santo, com tua Presença fortaleceste Estevão até a glória do martírio. Dá igualmente à tua Igreja, que agora somos nós, fé e coragem para viver conforme a Tua vontade, proclamando a chegada do teu Reino de Amor em nós e entre nós. Pelo Cristo Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário