domingo, 18 de outubro de 2015

Os pais de Santa Teresinha entre os quatros novos santos da Igreja


Canonização de quatro novos Santos, entre os quais os pais de
Santa Teresinha, na Praça São Pedro, no Vaticano - RV

Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre presidiu na manhã deste domingo (18/10), no patamar da Basílica vaticana, a uma solene celebração Eucarística  durante a qual elevou à gloria dos altares quatro novos santos:


- Vicente Grossi, sacerdote diocesano italiano, fundador do Instituto das Filhas do Oratório, beatificado pelo Beato Paulo VI em 1975. O milagre, que o levou a ser santificado, foi a cura de uma mulher, que ocorreu há 25 anos, na localidade de Pizzighettone, cidade natal do novo santo;
- Maria da Imaculada Conceição, religiosa, Superiora-geral da Congregação das Irmãs da Companhia da Cruz, beatificada em setembro de 2010;
- e dois leigos e pais de família: Luís Martin e Maria Zélia Guérin, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, proclamados beatos em 2008.
O evento se realiza em sintonia com o Sínodo dos Bispos, em andamento no Vaticano desde o último dia 4 até o próximo dia 25, dedicado ao tema  “A vocação e a missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo".

Dados biográficos de Luís e Zélia

Luís Martin nasceu em Burdeos, França, no dia 22 de agosto de 1823, e faleceu em Arnières, no dia 29 de julho de 1894. Maria Zélia Guérin nasceu em Saint-Denis-Sarthon, no dia 23 de dezembro de 1831, e faleceu em Alençon, no dia 28 de agosto de 1877.
Casados em 1858, Luís e Zélia tiveram nove filhos, dos quais cinco seguiram a vida religiosa.
As 218 cartas conservadas de Zélia, de 1863 até à sua morte em 1877, falam do ritmo de vida da sua família, durante a guerra de 1870, da crise econômica, dos nascimentos e mortes de quatro de seus filhos.
O casal costumava convidar os pobres para comer em sua casa, visitava os idosos e enfermos e ensinava suas filhas a tratarem os mais pobres de igual para igual.
Zélia faleceu, com 46 anos, acometida por um doloroso câncer. Seu esposo ficou com as cinco filhas pequenas: Maria, Paulina, Leonice, Celina e Terezinha, que, na época, tinha quatro anos e meio. Ela sempre recordava sua mãe como uma santa. Luís morreu por causa de uma grave doença mental.

Relíquias dos novos santos

Luís e Zélia eram os pais de Santa Terezinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões e uma das santas mais queridas no Brasil. Em 1997 foi proclamada Doutora da Igreja por São João Paulo II.
Durante o Sínodo Ordinário dos Bispos sobre a Família, em andamento no Vaticano, os fiéis podem venerar as relíquias de Santa Teresa de Lisieux e de seus pais, na Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma. As urnas com suas relíquias se encontram na Capela de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”.
Os cônjuges Luís Martin e Zélia Guérin serão o primeiro casal não mártir na história da Igreja a ser elevado à honra dos altares na mesma cerimônia. (MT)

http://br.radiovaticana.va/news/2015/10/17/pais_de_santa_terezinha_ser%C3%A3o_canonizados_no_vaticano/1179892

Nenhum comentário:

Postar um comentário