quinta-feira, 1 de outubro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 01/10/2015

ANO B


Lc 10,1-12

Comentário do Evangelho

A universalidade da missão da Igreja

Setenta ou setenta e dois, dependendo do manuscrito, é o número dos enviados. Trata-se de um número cujo significado é simbólico. Baseando-nos em Gênesis 10, que cita ser setenta o número nas nações que compõem a humanidade, podemos dizer que nossa perícope relaciona-se à universalidade da missão da Igreja. Trata-se de colheita, pois o agricultor é Deus (cf. Jo 15,1); é Deus quem faz a boa semente frutificar (cf. Mc 4,26-29). Para essa missão universal é que Jesus dá as orientações. O conteúdo do anúncio é a proximidade do Reino de Deus, anúncio que deve ser feito mesmo em situações adversas. Como o discípulo não é maior que o Mestre, os discípulos enviados devem ter presente a possibilidade de hostilidade, resistência e rejeição da missão cristã. Mas não se paga o mal com o mal, por isso o discípulo é portador da paz, que é dom do Cristo Ressuscitado: “... dizei primeiro: a paz esteja nesta casa”. Na rejeição, não se deixar abater pelo fracasso, pois a segurança e a força vêm do Senhor.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=01%2F10%2F2015

Vivendo a Palavra

Somos enviados como cordeiros para o meio dos lobos. Uma tentação comum é procurarmos nos adaptar ao ambiente e, então, vivemos como os lobos. Convém ouvir a advertência: continuemos simples e humildes como as crianças do Reino de Deus e muito confiantes, porque sabemos que somos amados pelo Pai Misericordioso.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Jesus escolheu outros setenta e dois discípulos, que não eram os Apóstolos e os enviou à sua frente aos lugares onde ele deveria ir, nos mostrando, assim, que a obra evangelizadora da Igreja não é uma atividade exclusiva dos que pertencem à sua hierarquia, mas é compromisso de todos os que lhe pertencem, que são Igreja, porque todos são, pela graça do batismo, operários da messe do Senhor. E os leigos e leigas, de um modo especial, estão sujeitos às ameaças do mundo por isso são enviados como cordeiros no meio de lobos, uma vez que irão testemunhar, no meio do mundo, os valores que não são do mundo, despertando para si o ódio do mundo, que rejeita o Reino de Deus que é anunciado.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=10&dia=1

Meditando o Evangelho

A MESSE É GRANDE

No caminho para Jerusalém, Jesus enviou discípulos à sua frente com a missão de preparar sua passagem. Eram trinta e seis duplas que visitavam cidades e lugarejos, anunciando a chegada do Reino de Deus e restituindo a saúde aos doentes. Exatamente o que Jesus fazia. Portanto, os discípulos antecipavam o que Jesus faria, depois, predispondo as pessoas para  acolherem sua mensagem.
Esta colaboração com a missão de Jesus era fundamental. Ele reconhecia a grandiosidade da tarefa que tinha pela frente e a necessidade de muita gente, com ele e como ele, dedicar-se ao serviço do Reino. Desta forma, os discípulos estavam sendo preparados, pouco a pouco, para dar continuidade à missão de Jesus, quando sua ação missionária tivesse chegado ao fim. E isto aconteceria em breve.
As instruções dadas por Jesus aos seus enviados preveniram-nos quanto à realidade da missão. Ser ovelhas em meio a lobos foi a metáfora que o Mestre encontrou para descrever o desafio da missão. Os discípulos deveriam contar com dificuldades, perseguições, e até mesmo a morte. Isto, porém, não deveria ser motivo para abandonarem a tarefa recebida. Não haveria de faltar quem os acolhesse e partilhasse com eles o próprio pão. Caso fossem rejeitados, deveriam seguir adiante, pois tinham o mundo inteiro para evangelizar.
Oração
Senhor Jesus, confirma minha missão de servidor do Reino e não me deixe desanimar diante das dificuldades.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-10-01

Nenhum comentário:

Postar um comentário