sexta-feira, 11 de setembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 12/09/2015

ANO B


Lc 6,43-49

Comentário do Evangelho

A vida construída na escuta da palavra de Cristo

O sermão da planície termina de forma semelhante ao sermão da montanha de Mateus (Mt 7,15-27). A conclusão do sermão da planície é um apelo à coerência interna, isto é, ao acordo de si consigo mesmo, e, consequentemente, à renúncia da hipocrisia. É acolhendo e pondo em prática o conjunto do ensinamento de Jesus que se produz fruto. “Fruto”, aqui, é um comportamento ético em conformidade com as exigências e valores próprios do evangelho de Jesus Cristo. Os discursos pseudopersuasivos e as belas palavras podem levar a própria pessoa a viver na ilusão e a induzir os outros a erro, como se a vida cristã reiterasse uma espiritualidade desencarnada. Ao contrário, a adesão livre à pessoa de Jesus Cristo exige um comportamento condizente com a vida que o Senhor propõe (Tg 3,13-18). A parábola das duas casas é a imagem da vida do fiel, a qual pode ser construída no esforço da escuta e realização da palavra de Jesus Cristo, ou, então, no esquecimento de que a aceitação do ensinamento do Senhor exige uma conduta condizente (Tg 1,21-25).
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, desejo viver com coerência minha fé. Seja o meu agir uma expressão transparente de minha adesão ao Senhor, e meu amor, uma prova de que sou teu filho.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=12%2F09%2F2015

Vivendo a Palavra

Conhecer a árvore pelo seu fruto é ver Maria através do bendito fruto de seu ventre – Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. Não apenas reconhecer sua maternidade, mas fazer nossa opção radical de vida pelo seguimento do Cristo, fazendo o bem aos peregrinos que o Pai colocou no nosso caminho de volta ao Lar Paterno.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Podemos falar muitas coisas a respeito dos valores que devem nortear as nossas vidas e dos fundamentos mais profundos desses valores, porém o maior discurso que nós podemos fazer sobre o Reino de Deus e a Vida Nova em Cristo é o discurso da vida, uma vez que a nossa vida expressa o que de fato cremos e que valores de fato temos. Se temos uma vida marcada pelo amor e pela solidariedade, na busca da justiça e da fraternidade, é porque de fato a nossa fé é verdadeira, que possui o seu alicerce na verdadeira rocha, que é o próprio Jesus.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=9&dia=12

Meditando o Evangelho

A ÁRVORE E SEUS FRUTOS

Jesus procurava evitar que, entre seus discípulos, houvesse lugar para a inautenticidade. Afinal, eles tinham recebido a tarefa de levar adiante a missão do Mestre, e estariam sempre em evidência. Sua condição de mestres poderia levá-los a se despreocuparem em praticar o que ensinavam. Como os fariseus, corriam o risco de se tornarem hipócritas e ensinarem normas severas para os outros, e suaves para si.
Jesus alertou os seus discípulos para estarem atentos quanto ao modo de vida dos líderes da comunidade. Belas palavras seriam inúteis, sem o respaldo de um vida condizente com os ensinamentos. Quando o modo de proceder do líder é censurável, é mais prudente não dar ouvido às suas palavras. Sua vida testemunha a incapacidade de penetrar no sentido das exigências do Reino. Sem esta compreensão prévia, é ousado pretender arvorar-se em guia da comunidade. Os frutos mostram tratar-se de uma árvore má.
É no coração que o ser humano esconde seu verdadeiro tesouro, e não na boca. Quem tem o coração repleto de coisas boas, diz e faz coisas dignas de serem imitadas. Quem tem o coração repleto de maldade, por mais que ensine coisas bonitas, será incapaz de realizá-las. Por conseguinte, é melhor não lhe dar crédito.
O testemunho de vida é a prova inequívoca do que se passa no coração. Em outras palavras, revela o que a pessoa é.
Oração
Espírito de coerência, reforça meu desejo de viver, com autenticidade, aquilo que prego, sem descambar para a hipocrisia e para o contratestemunho.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-9-12

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

A semente do Evangelho frutifica bons frutos em nosso coração

Não podemos deixar que decepções, mágoas, desentendimentos, coisas que não deram certo, estraguem o bom tesouro do nosso coração!

“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio” (Lucas 6, 45).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/a-semente-do-evangelho-frutifica-bons-frutos-em-nosso-coracao/

Oração Final
Pai Santo, rogamos que nós, Igreja de teu Filho, sejamos testemunhas perante o mundo do teu Amor inefável e honremos o Nome de Maria, seguindo o seu exemplo de humilde aceitação do Mistério da Encarnação do teu Filho Unigênito, o Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário