quinta-feira, 6 de agosto de 2015

São Caetano de Thiene - 07 de Agosto

São Caetano de Thiene
1480-1547
Fundou a Ordem dos
Teatinos Regulares.
Caetano nasceu em Vicência, na Itália, em outubro de 1480. Filho do conde Gaspar de Thiene e de Maria do Porto, desde muito jovem mostrava grande preocupação e zelo pelos pobres, abrindo asilos para os idosos e muitos hospitais para os doentes, especialmente para os incuráveis.
Estudou em Pádua, onde se diplomou nas matérias jurídicas, aos vinte e quatro anos de idade. Dedicava-se ao estado eclesiástico, mas sem ordenar-se, por considerar-se indigno. Nesse meio tempo, fundou, na propriedade da família, em Rampazzo, uma igreja dedicada a Santa Maria Madalena, que ainda hoje é a paróquia desta localidade.
Em 1506, estava em Roma, exercendo a função de secretário particular do papa Júlio II. Na qualidade de escritor das cartas apostólicas, fez contato e conviveu com cardeais famosos, aprendendo muito com todos eles. Mas a principal virtude que Caetano cultivava era a humildade para observar muito bem antes de reprovar o mal alheio. Para melhor compreender, basta lembrar que ele viveu no período do esplendor renascentista, no qual o próprio Vaticano não primava pelo exemplo de moralidade e nem brilhava pela santidade dos costumes.
Assim sendo, como homem inteligente e preparado, não se retirou para um ermo; ao contrário, encorajou-se para uma ação reformadora, começando por si mesmo. Costumava dizer que "Cristo espera e ninguém se mexe". Participou do movimento laical Oratório do Divino Amor, que procurava estudar e praticar as Sagradas Escrituras. Só então, depois de muita reflexão, decidiu-se pela ordenação sacerdotal, em 1516.
Tinha trinta e seis anos de idade quando celebrou sua primeira missa na basílica de Santa Maria Maior. Nesta ocasião, ele mesmo relatou depois, Nossa Senhora apareceu-lhe e colocou-lhe nos braços o Menino Jesus. Foi para Veneza em 1520, onde colaborou na fundação do hospital dos incuráveis. Três anos depois, incansável, voltou para Roma, onde, na companhia dos companheiros do Oratório - Bonifácio Colli, Paulo Consiglieri e João Pedro Carafa, bispo de Chiete -, fundou a Ordem dos Teatinos Regulares, que tinha como objetivo a renovação do clero.
Quando o papa Clemente VII aprovou a congregação, Caetano renunciou a todos os seus bens para dedicar-se única e exclusivamente à vida comum. O mesmo ocorreu com o bispo Carafa, que abdicou também da sua vida episcopal. Anos mais tarde, ele veio a tornar-se o papa Paulo IV, um dos grandes reformadores da Igreja.
A nova congregação começou somente com os quatro, depois passaram para doze e esse número aumentou bastante em pouco tempo. São os primeiros clérigos regulares. Não são monges, pois são de vida ativa, porém vivendo em obediência: sob uma regra de vida comum, como religiosos, cujos membros renunciam a todos os seus bens terrenos, devendo viver de seu trabalho apostólico e de ofertas espontâneas dadas pelos fiéis, contando, apenas, com a Providência divina. Carafa foi o primeiro superior geral, embora a idéia da fundação fosse de Caetano de Thiene, que, na sua humildade, sempre se manteve de lado.
Caetano morreu de fadiga, após uma vida de muito trabalho e sofrimento, aos sessenta e seis anos de idade, em Nápoles, no dia 7 de agosto de 1547. Foi canonizado em 1671. O seu corpo é venerado no dia de sua morte, na belíssima basílica de São Paulo Maior, mas que é chamada por todos os fieis e peregrinos de basílica de São Caetano, localizada na praça principal da cidade.

São Caetano
Presbítero

Caetano de Thiene nasceu em Vicência, na Itália, no ano de 1480. Filho de família nobre, desde muito jovem mostrava grande preocupação e zelo pelos pobres, abrindo asilos para os idosos e muitos hospitais para os doentes.
Uma de suas primeiras funções na Igreja foi o de secretário particular do papa Júlio II. Na qualidade de escritor das cartas apostólicas, fez contato e conviveu com cardeais famosos com quem muito aprendeu.
Mas a principal virtude que Caetano cultivava era analisar muito bem antes de reprovar o mal alheio. Caetano tinha também grande preocupação, a reforma da vida e dos costumes dentro da Igreja. Ele tinha uma motivação que sempre o acompanhava: "Cristo espera e ninguém se mexe".
Aos trinta e seis anos celebrou sua primeira missa na paróquia de Santa Maria de Malo, perto de Vicência.
Quando chegou a Roma, em 1524, na companhia do bispo João Pedro Carafa, de Bonifácio Colli e Paulo Consiglieri, não perdeu tempo pregando reformas. Ele mesmo as realizou, criando a Ordem dos Teatinos Regulares, que tinha como objetivo a renovação do clero.
Quando, nesse mesmo ano, o papa Clemente VII aprovou a congregação, Caetano renunciou a todos os seus bens para dedicar-se única e exclusivamente à vida comum.
Inicialmente, os seguidores eram somente quatro, depois de quatro anos eram doze e esse número se desdobrava em muitos quando se tratava de anunciar a palavra de Deus às grandes massas.
São Caetano morreu em Nápoles no ano de 1547, aos sessenta e sete anos, após uma vida de muito trabalho e sofrimento. Foi canonizado em 1671.
São Caetano de Thiene



FUNDADOR DA ORDEM DOS TEATINOS


(CLÉRIGOS REGULARES DA PROVIDÊNCIA DIVINA)

Comemoração litúrgica: 07 de agosto

Também nesta data: São Xisto II, Papa e Mártir e São Vitrício

São Caetano,  fundador  da Ordem dos Caetanos ou Teatinos, nasceu em  1480, em Vicenza, de pais  ilustres  e  virtuosos. Logo após o batismo, foi a criança,  pela mãe oferecida e  consagrada à Santíssima Virgem. Não ficou sem efeito a oração de sua mãe.
Desde  pequeno Caetano mostrava grande amor à oração a obras de caridade.  Exemplar em tudo, era entre os  companheiros de infância chamado "o Santo".
Mais  tarde fez os estudos, doutorou-se em direito civil e  eclesiástico e  do Papa Júlio II recebeu a  ordenação sacerdotal.   Morto este Papa, Caetano voltou à sua terra  e  dedicou-se quase exclusivamente ao serviço hospitalar. Sua única  ambição era  salvar almas. O povo dizia: "Caetano no altar é Anjo, no púlpito Apóstolo". Não perdia  ocasião de  conduzir almas a  Deus Nosso Senhor, o que lhe importou o apelido: "Caçador de almas".
Na segunda viagem a Roma, fundou, com três companheiros, uma nova Ordem, cujo plano era:  A santificação própria, combater a  tibieza e  ignorância entre o clero, regenerar  os costumes da sociedade, observar escrupulosamente as  cerimônias litúrgicas, restabelecer  o respeito e  reverência na casa de Deus, exterminar as heresias e assistir aos doentes moribundos;  numa  palavra: - praticar a  verdadeira ação apostólica.
Os companheiros co-fundadores da Ordem, foram: 1.  Bonifácio de Colli, sacerdote do Oratório,  reunia qualidades semelhantes a do seu amigo Caetano. Amabilidade, serenidade e doçura, faziam de si homem repleto do amor de Deus. 2.  Paulo Consiglieri, pertencia à família Chislieri, da qual sairia mais tarde o Papa São Pio V (Antônio Chislieri).  3. João Pedro Carafa, bispo da Igreja, dotado de habilidades diplomáticas e prestígio incomparável.  Os Papas lhe confiaram diversas missões, dentre as quais, planos de reforma  empreendidas pela cúria romana. A urgência de levar a Igreja a uma transformação radical e necessária foi que levou-o a  conhecer o belo projeto de São Caetano, a quem humildemente pediu admissão como companheiro na Ordem. Trinta anos depois, veio a assumir o trono pontifício com o nome de Paulo IV, em cujo pontificado permaneceu de 1555 a 1559.
Aos religiosos deu uma regra, que os obrigava à perfeita pobreza, proibindo-lhes não só aceitar a  mínima recompensa  pelos trabalhos, mas  vedando-lhes até pedir esmola.   Por mais rigoroso que isto o parecesse, houve muitos  que pediram ser aceitos como membros da nova Ordem. A primeira casa foi fundada  em Roma. Um ano depois a  invasão do Exército Imperial fê-los sair da Cidade  Eterna. Uma segunda casa  foi fundada em Nápoles. Devido à intervenção enérgica de Caetano, a heresia luterana não conseguiu tomar pé naquela cidade.
Apóstolo do bem, era Caetano de  extremo rigor contra si mesmo. A vida era-lhe o jejum contínuo, uma penitência  sem fim. Verdade é que,  nisto não lhe consistindo a santidade, Deus o distinguiu com privilégios e  dons  extraordinários. Muitas  vezes  teve  aparições de  Nossa Senhora, das quais  a  memorável foi a  da noite de Natal, em que Maria Santíssima  se  dignou   apresentar-lhe o Divino Infante.  Contam-se  às centenas  as  curas maravilhosas  feitas  pela oração do santo servo de Deus. Em muitas  ocasiões predisse o futuro, com uma certeza  tal, que não deixou dúvida de  tê-la recebido diretamente de Deus.
A série de  obras de caridade para com o  próximo quis Caetano rematá-lo com uma, que lhe mereceu a  gratidão do povo de Nápoles. As autoridades  civis  e eclesiásticas de Nápoles  tinham  resolvido  estabelecer  o tribunal da  Inquisição, para ter uma arma forte contra a  heresia  que vinha da Alemanha. O povo se opôs a  esta  idéia  e  a  tal ponto chegou sua  excitação, que era para se recear um levantamento geral. Os homens  mais influentes em  vão se esforçavam  para tranqüilizar a população. São Caetano, prevendo o enorme prejuízo que daí resultaria  para as almas, ofereceu sua vida a Deus, pedindo-lhe que  a  aceitasse, para que fosse conservada a paz e  concórdia  entre o povo e as autoridades. Deus aceitou o sacrifício. Caetano adoeceu gravemente e morreu. Imediatamente amainou a tempestade e  os espíritos se acalmaram, fato que todos atribuíram  à intervenção do Santo.  As últimas palavras  que disse  foram:  " Não há outro caminho para o céu, a não ser o da inocência e  o da penitência.  Quem abandonou  o primeiro, tem de trilhar o segundo".  Caetano morreu em  1547.
Reflexões:
A   vida de São Caetano, vivida através da pureza e penitência, apresenta  ainda outras coisas  à nossa consideração, por exemplo, o desapego dos  bens  terrestres e  a confiança ilimitada na Divina Providência. O mal de muita  gente  é uma preocupação exagerada com as coisas  do mundo. Com receio de experimentar prejuízo, não se dão à pena de  rezar de  manhã e de noite, de ouvir a santa Missa. A atenção está concentrada  num ponto só: ganhar dinheiro.  Que sem  a  bênção de Deus nada conseguem, é uma circunstância de que não se lembram. Não devemos pertencer  a  essa  classe de gente. A nossa  confiança deve star em Deus, que veste os lírios  do campo e  dá alimento às aves do céu. Procuremos primeiro  o reino dos céus e  tudo o mais  nos será dado por acréscimo.
São Caetano

NascimentoNo ano 1480
Local nascimentoNa cidade de Vivência
OrdemTeatinos Regulares
Local vidaNápoles
EspiritualidadeFoi contemporâneo de Lutero, o reformador alemão. Juntamente com João Pedro Carafa (futuro papa Paulo IV), criou a Ordem dos a Congregação da Divina Providência. Os teatinos, criados em 1524, visavam a renovação do Clero. Esta congregação foi aprovada pelo papa Clemente VII tendo grande destaque pois serviu de modelo para outros grandes reformadores religiosos como: São Jerônimo Emiliano, São Camilo de Lellis, Santo Inácio e os primeiros jesuítas que por ela passaram. São Caetano dedicou-se aos pobres, fundando para eles hospitais e asilos. Veio a falecer aos setenta e sete anos.
Local morteNápoles
MorteNo ano de 1547, ao 67 anos de idade.
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoOnipotente e Eterno Deus, que concedeste inumeráveis graças a São Caetano, tornando-o instrumento fidelíssimo nas Vossas mãos, dai-nos também, sermos sempre fiéis apóstolos de seu Santo Nome. Por Cristo Senhor Nosso. Amém. São Caetano, rogai por nós.
DevoçãoÀ caridade
PadroeiroHospitais e Asilos
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Caetano (fund); Sixto papa e camps.(Márts); Justo Justino, Veriano, Pedro, Julião, Fausto, Carpóforo, Exanto, Cássio, Severino, Segundo, Licínio, Domécio(monge) (Márts); Celso, Claudia e Conrado (cfs)Vitrício, Donato, Donaciano(bispos); Allberto
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário