quarta-feira, 22 de julho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 22/07/2015

ANO B


Jo 20,1-2.11-18

Comentário do Evangelho

O encontro com o Ressuscitado

Maria Madalena, discípula de Jesus, da qual Jesus havia libertado de muitos males (Lc 8,1-3), é agora testemunha de sua ressurreição. Perdoada de seus muitos pecados, Maria Madalena permaneceu fiel ao Senhor até o fim; ela estava, juntamente com a mãe de Jesus, aos pés da cruz (cf. Jo 19,25). O primeiro dia da semana é a unidade de tempo que perpassa os relatos da “aparição do ressuscitado”. A pedra retirada do túmulo e o túmulo vazio não são provas da ressurreição. A ressurreição não pode ser provada ao modo da ciência. Ela é objeto da fé. A presença do ressuscitado não é evidente nem experimentada imediatamente. Num primeiro momento, Maria Madalena não pôde “ver” o Senhor através dos seus sinais. Isso porque o reconhecimento do Ressuscitado necessita do testemunho e da fé. A tristeza impede de ver com clareza e para além do imediatamente perceptível. O Senhor trata cada um pessoalmente, por isso sua palavra a Maria Madalena suscita nela a exclamação própria da fé: Rabûni! Maria Madalena entra no mistério de Jesus Cristo ressuscitado; experimenta que o que imaginava e a fazia sofrer difere do que ela agora experimenta no encontro com o Senhor: o corpo transfigurado de Jesus pela ressurreição permite encontrá-lo nas mais diferentes situações da existência humana. O encontro de Maria Madalena com o Senhor foi de tal modo profundo, que ela pôde dizer: “Eu vi o Senhor”.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, ensina-me a ter um relacionamento conveniente com o Ressuscitado, reconhecendo que ele quer fazer de mim uma testemunha da ressurreição.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=22%2F07%2F2015

Vivendo a Palavra

Madalena ainda estava preocupada com a pedra a ser removida... Encontrar Jesus ressuscitado não estava em sua cogitação. Mas bastou ouvir o seu nome, pronunciado naquele tom familiar, para acordar e cair na realidade. Jesus fala conosco também: estejamos atentos aos sinais dos tempos para entrarmos no clima da ressurreição.

Reflexão

Este Evangelho nos mostra o surpreendente amor que Maria Madalena tinha por Jesus e a conseqüente experiência que ela faz da presença do Ressuscitado em sua vida, que a levou a exclamar “Mestre” e a segurá-lo a ponto de o próprio Ressuscitado pedir-lhe que não o segurasse, pois ainda não havia subido para junto de Deus. De fato, somente quem ama verdadeiramente a Jesus o reconhece como verdadeiro Mestre e faz a experiência de sua presença viva e amorosa no seu dia a dia. Mas esta experiência necessariamente faz da pessoa um evangelizador. Assim que Maria Madalena fez a experiência do encontro pessoal com Jesus Ressuscitado, foi anunciar esta verdade.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=7&dia=22

Comentário do Evangelho

O SEPULCRO VAZIO

Os discípulos começaram a se dar conta da ressurreição do Senhor, ao se depararem com o sepulcro vazio. Maria Madalena, alarmada, pensou que o corpo de Jesus tivesse sido retirado, à surdina, e colocado num outro lugar. Pedro, tendo acorrido para se inteirar dos fatos, apenas constatou onde estavam o lençol e os demais panos com que Jesus havia sido envolvido. O discípulo amado, este sim, começou a perceber que algo de muito extraordinário havia acontecido. Por isso, foi capaz de passar da constatação do sepulcro vazio à fé: "Ele viu e acreditou".
O sepulcro vazio, por si só, não podia servir de prova para a ressurreição do Senhor. Seria sempre possível acusar os cristãos de fraude. Poderiam ter dado sumiço ao cadáver de Jesus, e sair dizendo que ele ressuscitara. Era preciso ir além e descobrir, de fato, onde estava o corpo do Mestre.
O discípulo amado, de imediato, cultivou a esperança de encontrar-se com o Senhor. Sua fé consistiu na certeza de que o Mestre estava vivo, não no sepulcro, porque ali não era o seu lugar. Senhor da vida, não poderia ter sido derrotado pela morte. Filho amado do Pai, as forças do mal não poderiam prevalecer sobre ele. Embora sem ter chegado ao pleno conhecimento do fato, a fé na ressurreição despontava no coração do discípulo amado.
Oração
Espírito de ressurreição, como o discípulo amado, creio que o Crucificado venceu a morte e as forças do mal.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-7-22

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Aprendamos com Maria Madalena a seguir o Senhor


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/aprendamos-com-maria-madalena-a-seguir-o-senhor/

Oração Final
Pai Santo, o Mistério da Ressurreição ultrapassa a nossa compreensão, mas oferece a medida certa para nossa fé. Faze-nos, Pai amado, anunciadores alegres do teu Reino entre os homens de boa vontade, trazido pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário