quinta-feira, 18 de junho de 2015

São Romualdo - 19 de Junho





São Romualdo, fundador da Ordem Camaldulense

Saiu das vaidades do mundo e encontrou em Deus o sentido para tudo
Nasceu em Ravena (Itália) no ano de 952. Deixou-se influenciar livremente numa vida distante do Evangelho. Sua juventude era feita de caça, exercícios bélicos e diversões. A diversão era o centro de sua vida. A vaidade era o seu deus. Uma vida sem sentido acompanhava aquele jovem.
Um acontecimento foi o ponto da “virada” em sua história: seu pai tinha um temperamento nervoso e matou, na presença de Romualdo, um inimigo pessoal. Foi nesta altura que Romualdo percebeu os caminhos e ambições que a sua família vivia, e começou a repensar sua história, ao ponto de se dirigir para uma alta montanha e lá conhecer um Mosteiro Beneditino, onde pediu acolhida para reflexão.
Ficou ali durante três anos e tornou-se monge. Saiu das vaidades do mundo e encontrou em Deus o sentido para tudo.
Deus quis dele ainda mais: fez dele fundador da Ordem Camaldulense, marcada pelo silêncio, pelo trabalho e pela penitência.
São Romualdo formou dois homens em sua Ordem que se tornaram Papas.
Com 75 anos, já estava consumido na vivência do carisma de sua Ordem. Viveu a radicalidade do Evangelho pela ação do Espírito Santo.
Peçamos a transformação de nosso coração e que Jesus seja o centro de nossa vida.
São Romualdo, rogai por nós!
http://santo.cancaonova.com/santo/sao-romualdo-fundador-da-ordem-camaldulense/


Romualdo

Vamos a um dos grandes santos de toda a história da Igreja: é SÃO ROMUALDO.
Nasceu na Toscana, Itália. Depois de ter sido monge na abadia de Ravena - aliás, uma abadia celebérrima! - estabeleceu uma colônia de eremitas no alto vale do rio Arno, sob a influência do monaquismo catalão.
Uma particularidade na vida de São Romualdo foi o fato de ele, apesar de monge, interessar-se por todos os problemas do seu tempo. Por exemplo, as missões na Boêmia e na Polônia; as peregrinações à Terra Santa; a reforma do clero e outros pontos vitais para a Igreja.
Foi um santo contemplativo e ao mesmo tempo, ativo.
Morreu no ano de 1027.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=4

São Romualdo, Abade



Fundador da Ordem dos Camaldulenses

Comemoração Litúrgica: 19 de junho.

Também nesta data - São Gervásio e Santa Juliana Falconieri

Ravenna é a cidade, onde, em 956, descendente de nobre família dos duques de Onesti, nasceu Romualdo. Pais sem religião, como foram os de Romualdo, nenhuma educação deram ao filho que, entregue à própria vontade, pode gozar de toda a liberdade, até a idade de 20 anos. Vivendo segundo os princípios do mundo, faltavam-lhe aspirações superiores e os dias corriam-lhe alegres, entre os exercícios de esportes. Oração, audição da palavra de Deus, leitura de bons livros, exercícios espirituais não eram de seu gosto; antes pelo contrário, o aborreciam. Deus, porém, abriu-lhe os olhos, por um fato que muito o impressionou. O pai, Sérgio, em duelo, na presença de Romualdo, matou um dos melhores amigos, cena, a que Romualdo teve que assistir. O resultado foi Romualdo retirar-se para o convento beneditino em Classis, com a intenção de, no sossego do claustro achar a tranqüilidade do espírito. Foi a primeira vez na vida que fez exercícios de piedade. Um dos religiosos, que mais se interessava pela  salvação do jovem conde, sugeriu a idéia de abandonar o mundo e tomar o hábito da Ordem. Romualdo, porém, não se mostrou disposto a seguir este conselho. Só depois de uma aparição que teve, de Santo Apolinário, padroeiro do convento, resolveu dedicar-se ao serviço de Deus, na Ordem de São Bento. Tal foi o seu zelo e dedicação, que em pouco tempo chegou a ser um religioso modelo. O rigor e a pontualidade com que observava a regra da Ordem, no meio dos próprios religiosos, provocaram indisposição e animosidade tão fortes contra Romualdo, que este achou indicado, como medida de prudência, sair do convento. Com licença do Superior, procurou o eremita Marinho, em cuja companhia continuou as práticas da vida religiosa.
Este exemplo abriu também a alguns amigos o caminho para a vida monástica. O próprio pai de Romualdo fez-se religioso e entrou num Convento. Se bem que lutasse com muitas dificuldades e mais de uma vez estivesse a ponto de voltar para o século, a palavra e a oração do filho fizeram com que perseverasse no serviço de Deus.
Romualdo voltou para o convento de Classis, onde tinha feito o noviciado. Deus permitiu que fosse provado pelas mais fortes tentações contra a virtude da pureza, contra a vida religiosa e contra a fé. Parecia-lhe quase impossível continuar na vocação. O remédio e a salvação em tão duro transe foi a oração. No meio da sua atribuição se dirigiu a Jesus Cristo, e com a alma angustiada, perguntou ao Salvador: “Jesus, por que me abandonastes? Entregaste-me inteiramente ao poder do inimigo?”
Como o Patriarca Jacó, viu ele em sonho uma misteriosa escada, que se apoiava na terra e cuja extremidade tocava no céu. Religiosos de hábito branco subiam e desciam por ela.
A grande obra para a qual Deus tinha chamado seu servo e que este, apesar de muitas dificuldades interiores, e exteriores, com ótimo resultado realizou, foi a reforma da disciplina monástica. O convento mais célebre fundado por Romualdo foi o de Camaldoli, em Toscana, que deu à Ordem toda o nome de Ordem dos Camaldulenses. Extraordinário era em Romualdo o espírito de penitência, sendo-lhe a vida um constante jejum, uma mortificação ininterrupta. “Como me confunde a vida dos Santos! Contemplando-a, queria morrer de vergonha”, ouviu-se o Santo muitas vezes dizer. Já no fim da vida, disse a um religioso de sua confiança: “Vai para vinte anos, que estou me preparando para a morte; quanto mais faço, tanto mais me convenço de que não sou digno de comparecer na presença de Deus”. Romualdo morreu em 1027. O túmulo tornou-se-lhe glorioso, pela multidão de milagres, que Deus obrou pela intercessão do Santo. Quando, cinco anos depois do seu trânsito, abriram o túmulo de Romualdo, o corpo foi encontrado intacto, sem sinal algum de decomposição. O mesmo espetáculo se repetiu 440 anos depois. Romualdo foi canonizado por Clemente VIII, em 1569.
Reflexões:
A santa vida de Romualdo deve lembrar-te de alguns pontos de grande alcance para a vida religiosa, pontos dignos de consideração e imitação:

  1. São Romualdo fez penitência pelos pecados cometidos na mocidade. Quando começarás a penitenciar-te, pelo tempo que passastes talvez em pecados graves e feios vícios?
  2. A lembrança das vaidades a que se entregou na mocidade, causava amargura e tristeza a São Romualdo, enquanto da penitência e mortificação colhia a mais pura alegria e consolação. Os prazeres do mundo não trazem paz e contentamento à alma. O mais forte consolo que poderemos experimentar na hora da morte, será a lembrança dos anos que passamos no serviço de Deus.
  3. Durante vinte anos São Romualdo se preparou para uma morte santa, sempre com medo de perder esta graça, de todas a maior. Não receias a morte e para ela não te preparas? Não sabes que dela depende a eternidade toda e que não pode ser boa uma morte que não teve preparação alguma?
  4. São Romualdo fazia mortificações nas refeições, não tocando em comidas que lhe apeteciam, dando-as depois aos pobres.
Não podias imitá-lo nesta prática de penitência e caridade? Mortificações desta natureza são agradáveis a Deus e atraem a sua benção.
http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/jun/romualdo1906cr.htm
São Romualdo Abade

NascimentoNo ano de 957
Local nascimentoToscana (Itália)
OrdemAbade, fundador dos Camaldulenses Beneditinos
Local vidaFrança e Itália
EspiritualidadeTinha 20 anos e levava uma vida dissipada e pecadora quando viu seu pai matar um parente em duelo. O choque que recebeu foi a ocasião da graça para convertê-lo. Depois de passar algum tempo na França, em contato com a espiritualidade da Abadia de Cluny, retornou à Itália e iniciou sua obra de fundação de mosteiros. Entre outros, fundou o de Campus Máldoli, berço da Ordem dos Camaldulenses, inaugurando uma nova forma de vida eremítica. Depois de ter sido monge na abadia de Ravena - abade muito celebre - estabeleceu uma colônia de eremitas no alto vale do rio Arno, sob a influência do monarquismo catalão. Uma particularidade na vida de São Romualdo foi o fato de ele, apesar de monge, interessar-se por todos os problemas do seu tempo. Por exemplo, as missões na Boêmia e na Polônia; as peregrinações à Terra Santa; a reforma do clero e outros pontos vitais para a Igreja. Foi um santo contemplativo e ao mesmo tempo, ativo. Seu corpo foi preservado da corrupção e se encontrava intacto quatro séculos depois de sua morte.
Local morteVal de Castro (Itália)
MorteNo ano de 1027, aos 75 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoÓ Deus, pai de bondade, eu Vos peço, pela intercessão de São Romualdo, que nunca me sinta por vós desamparado. Eu vos peço por mim e por todos aqueles que sofrem dores físicas, que se sentem abandonados e que carregam a cruz sozinhos no meio do desespero. Concedei a força e a aceitação do mistério da dor. Amém.
DevoçãoÀ contemplação do amor de Deus
Outros Santos do diaDiosdado (bispo); Juliana de Falconi (virgem e fundadora); Gervásio e Protásio, Gaudêncio e Almácio, Urcísino, Zózimo e Bruno, Bonifácio, Lamberto de Zaragoça (mártires); Nazário (presb).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário