sábado, 20 de junho de 2015

São Luís Gonzaga - 21 de Junho




São Luís Gonzaga, entrou para a Companhia de Jesus

Dava testemunho do Evangelho e se consagrou a Nossa Senhora
Considerado o “Patrono da Juventude”, São Luís Gonzaga nasceu no ano de 1568 na Corte de Castiglione. Recebeu por parte de sua mãe a formação cristã. Já seu pai o motivava a ser príncipe. Sua família tinha muitas posses mas, graças ao amor de Deus, Luís – desde cedo – deixou-se possuir por esse amor.
Com dez anos de idade, na corte, frequentando aqueles meios, dava ali testemunho do Evangelho e se consagrou a Nossa Senhora. Ali descobriu seu chamado à vida religiosa e queria ser padre. Seu pai, ao saber disso, o levava para festas mundanas, na tentativa de fazê-lo desistir de sua vocação.
Entrou para a Companhia de Jesus onde viveu durante seis anos.
Com pouco mais de vinte anos, faleceu de uma peste que havia se espalhado em Roma.
São Luís Gonzaga, rogai por nós!
http://santo.cancaonova.com/santo/sao-luis-gonzaga-entrou-para-a-companhia-de-jesus/

São Luís Gonzaga


São Luís Gonzaga
1568-1591
Luís nasceu no dia 9 de março de 1568, na Itália. Foi o primeiro dos sete filhos de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e sobrinho do duque de Mântua. Seu pai, que servia ao rei da Espanha, sonhava ver seu herdeiro e sucessor ingressar nas fileiras daquele exército. Por isso, desde pequenino, Luís era visto vestido como soldado, marchando atrás do batalhão ao qual seu pai orgulhosamente servia.
Entretanto, Luís não desejava essa carreira, pois, ainda criança fizera voto de castidade.
Quando tinha dez anos, foi enviado a Florença na qualidade de pajem de honra do grão-duque de Toscana. Posteriormente, foi à Espanha, para ser pajem do infante dom Diego, período em que aproveitou para estudar filosofia na universidade de Alcalá de Henares. Com doze anos, recebeu a primeira comunhão diretamente das mãos de Carlos Borromeu, hoje santo da Igreja.
Desejava ingressar na vida religiosa, mas seu pai demorou cerca de dois anos para convencer-se de sua vocação. Até que consentiu; mas antes de concordar definitivamente, ele enviou Luís às cortes de Ferrara, Parma e Turim, tentando fazer com que o filho se deixasse seduzir pelas honras da nobreza dessas cortes.
Lá escolheu para si as incumbências mais humildes e o atendimento aos doentes, principalmente durante as epidemias que atingiram Roma, em 1590, esquecendo totalmente suas origens aristocráticas.
Consta que, certa vez, Luís carregou nos ombros um moribundo que encontrou no caminho, levando-o ao hospital. Isso fez com que contraísse a peste que assolava a cidade.
Luís tinha quatorze anos quando venceu as resistências do pai, renunciou ao título a que tinha direito por descendência e à herança da família e entrou para o noviciado romano dos jesuítas, sob a direção de Roberto Belarmino, o qual, depois, também foi canonizado.
Luís Gonzaga morreu com apenas vinte e três anos, em 21 de junho de 1591. Segundo a tradição, ainda na infância preconizara a data de sua morte, previsão que ninguém considerou por causa de sua pouca idade. Mas ele estava certo.
O papa Bento XIII, em 1726, canonizou Luís Gonzaga e proclamou-o Padroeiro da Juventude. A igreja de Santo Inácio, em Roma, guarda as suas relíquias, que são veneradas no dia de sua morte. Enquanto a capa que são Luís Gonzaga usava encontra-se na belíssima basílica dedicada a ele, em Castiglione delle Stiviere, sua cidade natal.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=289

Luís Gonzaga

Terrante Gonzaga, marquês de Castiglioni delle Stiviere e irmão do duque de Mântua, gostaria que o seu primogênito Luís, nascida a 9 de Março de 1568, seguisse seus passos de soldado e comandante no exército imperial. Com a idade de cinco anos, Luís já vestia uma couraça, com escudo, capacete, cinturão e espada e marchava atras do exército do pai, aprendendo dos rudes soldados o uso das armas e o seu vocabulário colorido. Um dia aproveitou-se até da distração de uma sentinela para por fogo ao uma pequena peça de artilharia. Mas aquele menino iria dar fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes. Envida a Florença na qualidade de pajem do grão-duque d Toscana, aos dez anos Luís imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida, votando-se à perpétua virgindade.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=6
São Luís Gonzaga
Nascimento9 de Março de 1568
Local nascimentoLombardia
OrdemJesuíta (Confessor)
Local vidaRoma
EspiritualidadeSua formação cristã começou a ser desenvolvida desde sua infância através de sua mãe, onde, posteriormente decide ser jesuíta ao entrar para a Companhia de Jesus. Sua vida de oração se torna intensa e seus atos de caridade se tornam concretos. Tinha grande amor pelo estudo. Pertencia à família nobre dos duques de Mântua e era príncipe do Sacro Império, sendo herdeiro do feudo soberano de Castiglione. A tudo renunciou depois de uma luta árdua para conseguir licença paterna, e ingressou aos 17 anos na Companhia de Jesus. Estando na Milão e por revelação divina, São Luis compreendeu que não lhe restava muito tempo de vida. Aquele anúncio lhe encheu de júbilo e apartou ainda mais seu coração das coisas deste mundo. Faleceu, dedicando-se aos serviços das vítimas da peste, em Roma. Morreu de esgotamento por causa do excessivo trabalho, como também de sua penitência contínua. É modelo de pureza e patrono da juventude católica.
Local morteRoma
MorteNo ano de 1591, aos 24 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoDeus, nosso Pai, celebramos hoje a memória de São Luís Gonzaga. Ele viveu buscando a vossa face, encontrou-vos servindo aos irmãos necessitados e vítimas da peste. Olhai, Senhor, para cada um de nós, perscrutai os nossos corações e as nossas mentes. Despertai em nosso íntimo o desejo de também vos buscar com sinceridade e abertura de espírito. Em vós reside o sentido de nossa existência, a superação de nós mesmos e a alegria de vos servir. Enchei os nossos corações da vossa alegria, da vossa esperança e da vossa paz. Dai-nos o dom do discernimento, para que, a exemplo de São Luís Gonzaga, possamos colocar em vós toda a nossa confiança.
DevoçãoAo desprendimento e ao despojamento
PadroeiroDos adolescentes e da juventude católica
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário