terça-feira, 23 de junho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/06/2015

ANO B


Lc 1,57-66.80

Comentário do Evangelho

O que Deus promete ele o cumpre

Na releitura cristã da Escritura, em todo o Novo Testamento predomina o esquema promessa–cumprimento. O que Deus promete ele o cumpre. É o caso do evangelho da festa de hoje. Os vizinhos reconhecem a ação de Deus na concepção e no nascimento de João Batista e se alegram por Isabel, pois o Senhor a tinha tirado do opróbrio. Essa alegria havia sido objeto de promessa, quando o anjo anunciou o nascimento de João a Zacarias, no Templo de Jerusalém. Outro aspecto é a mudez de Zacarias e o nome imposto ao menino pelo mensageiro celeste, uma forma de revelar sua eleição divina. A mudez de Zacarias é consequência de sua incredulidade e, ao mesmo tempo, sinal da intervenção de Deus. A língua de Zacarias se soltará quando da realização da promessa. O acordo entre Isabel e Zacarias sobre o nome do menino realiza a promessa e indica que o nome “João” (= Deus concedeu a sua graça) é de origem divina. Recebendo essa revelação como Palavra de Deus, a boca de Zacarias se abre e sua língua se solta para bendizer a Deus. A palavra dada ao ser humano como dom cumpre a sua função de comunicação na medida em que ele bendiz a Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Senhor Jesus, que a figura de João Batista inspire minha tarefa de preparar os corações para receber-te.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=24%2F06%2F2015

Vivendo a Palavra

João Batista é um dos sinais de que chegara a ‘plenitude dos tempos’. O Precursor prometido pelos profetas veio preparar os caminhos do Senhor. Iluminado pelo Espírito desde o ventre materno, João deixa para nós o seu exemplo de sobriedade no viver, de discernimento na proclamação do Reino de Deus e de coragem na denúncia dos pecados do anti-reino.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O nascimento de João Batista nos mostra a atuação de Deus na história e que nem sempre entendemos esta atuação ou os nossos projetos são os mesmos dele. Quando existe discordância entre a vontade de Deus e a nossa vontade, nós nos tornamos limitados e incapazes de viver plenamente na graça divina e de comunicar esta graça aos nossos irmãos e irmãs, mas quando a nossa vida é conforme a vontade de Deus, a graça divina atua em nós, a mão do Senhor está conosco e a nossa boca se abre para anunciar suas maravilhas e proclamar os seus louvores.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=6&dia=24

Meditando o Evangelho

JOÃO É O SEU NOME

A Igreja, desde seus primórdios, reconheceu a grandeza da figura de João Batista, dada sua estreita ligação com a pessoa de Jesus. Aliás, a importância do Batista provém da pessoa de Jesus: sua missão consistiu em ser precursor do Messias.
O nascimento de João Batista foi todo envolto de mistério divino. A notícia de sua concepção foi dada pelo Anjo do Senhor a seu pai Zacarias, quando este desempenhava suas funções sacerdotais, no templo. Tratava-se de um fato formidável, pois Zacarias e sua esposa eram de idade avançada, com o agravante de Isabel ser estéril. A incredulidade de Zacarias foi punida com a privação da fala, até que a Palavra de Deus se cumprisse. Tudo se realizou conforme fora anunciado pelo Anjo. Os próprios vizinhos e parentes reconheceram que Deus havia cumulado de misericórdia aquela família.
Quando se tratou de dar um nome ao menino, novamente aconteceu um fato maravilhoso.
Muitos queriam que se chamasse Zacarias, como o pai. Todavia, em conformidade com a ordem do Anjo, Isabel recusou. Seu nome seria João, que significa "Deus é favorável". Quando Zacarias confirmou o nome dado por Isabel, sua língua se soltou e ele começou a falar normalmente. Então, os parentes e vizinhos, tomados de temor sagrado, reconheceram que a mão de Deus estava com aquele menino.
Oração
Senhor Jesus, que a figura de João Batista inspire minha tarefa de preparar os corações para receber-te.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-6-24

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Aprendamos com São João Batista a ser profetas do Senhor


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/aprendamos-com-sao-joao-batista-a-ser-profetas-do-senhor/

Oração Final
Pai Santo, nestes tempos em que a sedução do consumismo nos envolve, enfraquecendo a nossa vontade, nós te pedimos que a lembrança de João Batista nos inspire e dê coragem para renovar a cada dia nossa opção pelo teu Reino de Amor. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário