segunda-feira, 22 de junho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 23/06/2015

ANO B


Mt 7,6.12-14

Comentário do Evangelho

Jesus é a porta

Trata-se de um convite ao discernimento. À primeira vista, as palavras de Jesus parecem enigmáticas. Os cães são para o Salmo 22 símbolo dos inimigos do justo (Sl 22[21],17); os porcos, símbolo dos pagãos; assim chamados os romanos. Trata-se de não profanar o que é santo e agir com discernimento e prudência. Por causa de sua fé os cristãos foram perseguidos. A regra de ouro é conhecida tanto no universo bíblico como extrabíblico. Trata-se de uma regra de solidariedade (ver: Eclo 31,15). A regra de ouro pode ser considerada uma variante do amor ao próximo que, unido ao amor de Deus e precedido por ele, é a plenitude de toda a Escritura. Os versículos 13 e 14 utilizam a imagem tradicional dos dois caminhos (ver, por exemplo: Pr 4,10-19). “Entrai pela porta estreita...”. De que porta se trata? É a própria mensagem de Jesus que deve ser posta em prática pelos discípulos. Jesus mesmo, toda a sua existência, é o caminho: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6); ele é igualmente a porta: “Eu sou a porta das ovelhas (...) quem entra por mim será salvo” (Jo 10,7.9). Para os que cremos, o acesso ao mistério de Deus e ao seu Reino só é possível através de Jesus Cristo, “mediador entre o céu e a terra”.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Espírito de sacrifício, dá-me força para abraçar as propostas do Reino, embora tenha de pagar um preço elevado por esta minha opção.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=23%2F06%2F2015

Vivendo a Palavra

O Mestre adverte para não banalizarmos as coisas sagradas. O Pai nos Ama e nos quer como filhos, mas nós não podemos perder o encantamento com o sublime e o divino. Não permitamos que as nossas relações com o Mistério Sagrado se tornem rotina e nos tornemos almas mornas e preguiçosas.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Hoje em dia, fala-se muito da questão da inculturação. É inculturação do anúncio, da liturgia e assim por diante. De fato, a inculturação é necessária para que todos possam viver os valores do Reino de Deus. Mas o Evangelho de hoje nos faz uma grave advertência: não atireis vossas pérolas aos porcos. É claro que devemos valorizar todas as formas e expressões de uma cultura e reconhecer os grandes valores que estão presentes na cultura e que expressam os valores evangélicos, mas inculturar o Evangelho não significa submete-lo aos valores culturais, pois a cultura tende a ver o Evangelho de uma forma ideológica e a usar as suas palavras sem os critérios do Reino, pisando nelas e voltando-se contra nós.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Meditando o Evangelho

A REGRA DE OURO

Jesus estabeleceu uma regra preciosa para o trato mútuo entre os discípulos do Reino. Cada um deveria fazer para o outro tudo quanto gostaria que o outro lhe fizesse. É o desafio de dar aquilo o que se gostaria de receber.
Esse princípio tem conseqüências bem práticas. O discípulo faz o bem ao próximo independentemente de retribuição, agindo com um amor gratuito e de qualidade. Ele dá o melhor de si. Procura sempre formas novas de fazer o bem. Não mede esforços quando se trata de ser útil ao irmão. É sempre solícito e serviçal. Tudo isso porque gostaria de ser tratado assim. Não lhe importa o reconhecimento alheio. Esta é sua opção de vida.
Toda Lei e os Profetas, ou seja, toda a Escritura, se resumem nesta regra de ouro do comportamento do discípulo. Não é preciso ir além dela, se se pretende viver um amor entranhado a Deus e ao próximo. O amor a Deus está aí presente porque, a opção do discípulo é uma opção de fé. Ele age assim porque acredita no Senhor e sabe que sua ação é um caminho para o Pai. Por outro lado, este modo de agir só tem sentido quando se transforma em manifestação de amor ao próximo. O trato cordial e amigo, em última análise, não se baseia na lei da retribuição nem acontece por mera formalidade. Ele é sinal do bem desejado ao outro e da solidariedade que sua presença desperta.
Oração
Senhor Jesus, ensina-me a fazer a todos o bem que eu gostaria que me fizessem, como forma de expressar minha fé em ti.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-6-23

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Os ensinamentos de Jesus são caminho de vida eterna

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/os-ensinamentos-de-jesus-sao-caminho-de-vida-eterna/

Oração Final
Pai Santo, permite-nos celebrar o Teu Amor inefável em todos os momentos de nossa vida. Mas, Pai amado, que a repetição não se torne rotina; não nos acostumemos com o teu Mistério de Amor e mostremos sempre para os irmãos o brilho de encantamento nos nossos olhos. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário