quarta-feira, 17 de junho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 18/06/2015

ANO B


Mt 6,7-15

Comentário do Evangelho

Orar com simplicidade

A consequência prática das recomendações de Jesus é a rejeição determinada e livre da hipocrisia. O que distingue a verdadeira da falsa piedade? É essa pergunta que o nosso texto do evangelho de hoje responde. Não é a oração que está em questão, mas o modo de fazê-la. Deus conhece o coração de cada um, antes mesmo que as palavras cheguem à boca (cf. Sl 138). Diante dele a multiplicação de palavras é inútil. Ademais, essa multiplicação de palavras é expressão da pressão exercida sobre Deus para conseguir algo dele. O que Deus concede ao seu povo é fruto de seu amor e de sua bondade, e não de merecimento de quem quer que seja. A oração do Senhor é, para o discípulo, referência no modo de relacionar-se com Deus. Essa oração exprime, em primeiro lugar, a centralidade de Deus e o engajamento filial do discípulo com relação ao Pai. Em seguida, o discípulo, consciente de sua condição, suplica pelo que deve sustentá-lo na vida cotidiana: pão e perdão. Por fim, como o mal está presente no coração do ser humano, o cristão pede, pela graça de Deus, não ser envolvido pelo poder da tentação, mas liberto de todo mal.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Senhor Jesus, coloca-me na boca palavras verdadeiras com as quais eu possa dirigir-me ao Pai, e não me deixes cair num palavreado inútil.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=18%2F06%2F2015

Vivendo a Palavra

Nossa oração: poucas palavras – não menos do que as necessárias, não mais do que as suficientes. Jesus as ensinou. Além delas, silêncio. Não um silêncio vazio e sonolento, mas um silêncio atento para ouvir o que o Senhor tem a nos dizer, uma vontade de compreender e viver a Palavra Criadora do Pai.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A eficácia da oração não é determinada pela quantidade de palavras nela presentes, pelo seu volume ou pela sua visibilidade, mas antes de tudo pela capacidade de estabelecer um relacionamento sério, profundo e filial com Deus. Quem fala muito, grita e fica repetindo palavras é pagão, que não é capaz de reconhecer a proximidade de Deus e ter uma intimidade de vida com ele. A oração também deve ter um vínculo muito profundo com o próprio desejo de conversão e de busca de vida nova, de modo que ela não seja discursiva, mas existencial e o falar com Deus signifique estabelecer um compromisso de vida com ele e para ele.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=6&dia=18

Meditando o Evangelho

A VONTADE DO PAI

Ao ensinar aos discípulos o modo conveniente de rezar, Jesus os exortava a se colocarem numa contínua busca de sintonia com a vontade do Pai. Os sete pedidos do Pai-Nosso constituem a síntese dessa vontade do Pai, para os discípulos.
Santificar o nome de Deus significa romper com a idolatria, para radicar em Deus as suas vidas. Fora de Deus, para quem santifica o nome divino, nada tem valor absoluto.
A coisa que o Pai mais deseja é ver seu Reino acontecendo na vida de todos os seres humanos, como Reino de verdade e justiça. Fora dele só existe injustiça e maldade.
A obtenção do pão cotidiano, na perspectiva da vontade do Pai, nada tem de posse egoísta. O pão "nosso" é para ser partilhado, para que não haja mais fome nem indigência. Assim, o Reino se concretiza, em forma de solidariedade e partilha.
O pedido de perdão dos pecados, mais que um desejo dos discípulos, é o grande anseio de Deus. Desejar o perdão consiste em querer recentrar-se no amor de Deus.
Cair na tentação é abandonar os caminhos de Deus para trilhar desvios que levam à condenação. Quem, mais do que Deus, deseja que o discípulo não se desvie?
A libertação do mal consiste em criar mecanismos de defesa para que o inimigo não tome conta do coração do discípulo. Isto se dá num processo de enraizamento em Deus. E com isto ele se dá por satisfeito.
Oração
Espírito de submissão à vontade do Pai, prepara meu coração para rezar a oração ensinada por Jesus, de modo que eu possa vivenciar o que meus lábios pronunciam.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-6-18

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

O perdão nunca pode faltar em nossas orações


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/20439/

Oração Final
Pai nosso, que estás no Céu e estás em nós, teu Nome é Santo. O teu Reino vem. A tua Vontade se cumpre na terra, como é cumprida no Céu. Tu nos dás o nosso pão de cada dia; e nos perdoas, para que também nós perdoemos àqueles que nos ofendem. Tu nos proteges, quando estamos em tentação; e nos livras do Mal – o único Mal que conta, que é nos afastarmos de Ti.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário