quarta-feira, 8 de abril de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07/04/2015

ANO B


Jo 20,11-18

Comentário do Evangelho

A presença do Ressuscitado derrota a tristeza

A presença de Jesus ressuscitado não é evidente; não basta ter convivido com ele durante o seu tempo de vida terrestre. É preciso outro olhar, visão que somente a fé pode conceder. A fé é que permite fazer o caminho do reconhecimento. A tristeza que abate e prende à realidade da morte não é de Deus. As lágrimas da desolação impedem o olhar de ir além das aparências e dar o salto da fé. Não nos esqueçamos, há uma tristeza que distorce a realidade, ofusca o olhar, confunde a visão. A presença do Ressuscitado derrota a tristeza, enxuga as lágrimas da desilusão e interpela Maria a não procurar um morto, nem procurar Jesus entre os mortos. Na segunda etapa do relato, a irrupção do Ressuscitado na vida de Maria Madalena enxuga o pranto, liberta da região dos mortos e faz exclamar a admiração pela presença transfigurada daquele que venceu a morte e que ninguém mais pode reter. Fruto desse encontro luminoso e transformador é a missão de anunciar que o Senhor vive.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, ensina-me a ter um relacionamento conveniente com o Ressuscitado, reconhecendo que ele quer fazer de mim uma testemunha da ressurreição.

Vivendo a Palavra

Como Maria, também nós costumamos visitar, cheios de dor, um túmulo vazio. Esquecemos que Jesus ressuscitou. Entretanto, Ele está vivo e nos chama pelo nome para caminhar com Ele pelas estradas da vida, que nos levam ao Lar Paterno. Com alegria e gratidão, anunciemos sua Presença aos que vão ao nosso lado.

Reflexão

Maria Madalena queria somente estar com Jesus, ainda que ele estivesse morto. Queria estar com ele, mesmo que tivesse que ir buscá-lo, onde quer que o tivessem colocado. Chorava porque não havia encontrado Jesus. Estaria disposta a qualquer sacrifício para realizar o seu intento. Porém, se as pessoas correspondem ao amor de Deus, tanto mais Deus corresponde ao amor dos homens. Maria Madalena recebeu a grande recompensa pelo seu amor: fez a grande experiência do encontro pessoal com o ressuscitado, e anunciou a todos esta experiência.

A cena comovente do encontro de Maria de Mágdala com Jesus evidencia a mudança de relacionamento entre o discípulo e o Mestre, operada a partir da ressurreição. A nova condição de Jesus exigia um novo tipo de relacionamento.
Maria expressou o carinho que nutria por Jesus nos vários detalhes de seu comportamento. A notícia do desaparecimento do corpo do Senhor deixou-a perplexa. Com isso, perdia um sinal seguro da presença do amigo querido, mesmo reduzido a um cadáver. Sem ele, não teria um lugar preciso ao qual se dirigir quando quisesse prantear a perda irreparável do amigo. Por isso, mesmo que todos tivessem se afastado, ela permaneceu sozinha, à entrada do túmulo, chorando.
Seu diálogo com os anjos ocorreu de maneira espontânea, sem ela se dar conta de estar falando com seres celestes. Só lhe importava saber onde puseram "o meu Senhor". Da mesma forma aconteceu o diálogo com o Ressuscitado. Num primeiro momento, Maria pensou tratar-se de um jardineiro. Demonstrando uma admirável fortaleza de ânimo mostrou-se disposta a ir, sozinha, buscar o cadáver do Mestre para recolocá-lo no sepulcro. Tão logo reconheceu a voz do Mestre, tentou agarrar-se a ele. Ele, porém, exortou-a a mudar de comportamento. Doravante, o sinal de amizade que o Senhor queria dela era que se tornasse missionária da ressurreição. Já se fora o tempo em que podia tocá-lo fisicamente.
Oração
Pai, ensina-me a ter um relacionamento conveniente com o Ressuscitado, reconhecendo que ele quer fazer de mim uma testemunha da ressurreição.

REFLEXÕES DE HOJE


DIA 07 DE ABRIL-TERÇA
4 - Mulher, porque choras?-Dehonianos
5 - O encontro com o Ressuscitado-Helena Serpa
6 - Nós vimos o Senhor!-Claretianos
7 - Mulher, por que choras? A quem procuras?-Igreja Matriz de Dracen
http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/

===============
PARA REZAR CLICA AQUI
http://oracaodoscatolicos2.blogspot.com.br/
========================

Oração Final
Pai Santo, que a Ressurreição de Jesus de Nazaré nos dê coragem para enfrentar, com Ele, os obstáculos oferecidos pela vida. As dores, a solidão, a traição de amigos e até a morte sejam para nós motivo para testemunharmos a fé nas promessas do teu Amor Imortal. Pelo mesmo Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário