sábado, 4 de outubro de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 04/10/2014

ANO A


Lc 10,17-24

Comentário do Evangelho

O importante é viver os valores do Reino.

Os setenta e dois discípulos voltaram da missão cheios de entusiasmo. A missão havia sido um sucesso. Eles puderam ver a palavra de Jesus se realizar e o poder do Espírito Santo atuar, libertando as pessoas de seus males. Puderam fazer a experiência do poder do Senhor que agia por meio deles, prolongando o “hoje” da salvação, anunciado no discurso inaugural de Jesus, na sinagoga de Nazaré (Lc 4,21), através da vitória sobre o poder demoníaco que tira do coração do ser humano o brilho originário da criação (vv. 18-19; Ap 12,7-12; Dn 12,1-3). A alegria e o entusiasmo dos discípulos são para Jesus ocasião de ensiná-los a não se deixarem enganar pelo sucesso, seduzir pela fama ou ceder à tentação do prestígio mundano. Se isso viesse a acontecer, Satanás teria triunfado. Para não se perderem ou viverem a ilusão do sucesso, Jesus alerta que o importante é viver os valores do Reino, pois a alegria verdadeira do discípulo vem de sua comunhão com Deus (v. 20; Ex 32,32; Is 4,3). Ademais, é necessária uma profunda humildade, pois se algum bem eles fizeram, se o mal foi submetido e vencido, é porque Deus estava com eles e, como dissemos, agia por meio deles (cf. Jo 15,5).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, por ter meu nome inscrito no céu e por estar unido a ti, única fonte de vida e de libertação, ajuda-me a lutar contra o mal que mantém a humanidade cativa do egoísmo.

Vivendo a Palavra

Como aqueles setenta e dois discípulos que voltavam alegres da missão cumprida, nós pensamos hoje em Francisco de Assis – no seu exemplo de fé, coragem, na entrega total de sua vida ao Reino do Pai. Francisco foi a árvore boa cujos frutos bons permanecem na Igreja e no mundo pelos tempos afora.

Reflexão

Muitas vezes, podemos perguntar: por que as pessoas mais simples e humildes recebem com maior facilidade a mensagem do evangelho do que as sábias e inteligentes? A resposta, à luz do evangelho de hoje, parece fácil: é porque Deus revela as coisas a elas e as esconde aos sábios e inteligentes. Será que foi exatamente isso que Jesus quis dizer? Parece que não, pois nos mostraria um Deus injusto, que faz distinção de pessoas. Para os inteligentes e sábios, que confiam nos próprios conhecimentos, a abertura aos mistérios da fé é algo de primitivo e irracional e, com isso, o mistério fica oculto a eles, não porque Deus escondeu, mas porque eles se recusam a ver. Os simples e humildes submetem a inteligência à fé e Deus pode, assim, lhes revelar seus mistérios.

Recadinho


Quando faz algo de bom para alguém fica esperando agradecimento? - Sabe ser grato a Deus pelas maravilhas que realiza em sua vida? - Conhece gente que só sabe se lamentar da vida? - Procure ver o que há de positivo em seu coração. - Veja também seus defeitos.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

A ALEGRIA DO APÓSTOLO

A missão dos discípulos de Jesus teve seu lado bonito de eficácia e acolhida. Eles foram testemunhas da ação da palavra de Deus na vida das pessoas e como elas se transformavam. Perceberam, igualmente, como as forças demoníacas que mantinham as pessoas cativas, seja do pecado seja da doença, eram vencidas. Viram o Reino expandir-se e se implantar na vida de muita gente. Por isso, voltavam cheios de alegria para junto de Jesus.
Jesus, porém, temperou o entusiasmo desses missionários, chamando-lhes a atenção para algo que lhes passava despercebido: sua alegria deveria consistir em saber que seus nomes estavam inscritos no céu, ou seja, que eram cidadãos do Reino, cujo Senhor era o Pai. O que faziam, portanto, só tinha sentido enquanto compreendido como serviço desinteressado e gratuito à causa do Reino. Os Apóstolos foram, também, alertados para não se deixarem enredar pela glória mundana provinda do sucesso da missão, e sim, descobrir a raiz verdadeira da alegria, que consistia em saber-se instrumento nas mãos do Pai para levar a salvação a toda humanidade.
A alegria e a felicidade despontaram, também, no coração de Jesus. Ele exultou, porque o Pai revelou a pessoas tão simples, como eram os Apóstolos, os mistérios do Reino, e contou com eles para serem seus servidores. Eis um grande motivo para louvar e agradecer!
Oração
Senhor Jesus, que meu coração exulte de alegria por saber que o Pai conta comigo para ser servidor de seu Reino.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, que fizestes são Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

REFLEXÕES DE HOJE


DIA 04 DE OUTUBRO – SÁBADO


Ficai alegres porque vossos nomes
estão escritos no céu.


HOMILIA
A VOLTA DOS SETENTA E DOIS DISCÍPULOS Lc 10,17-24
Os setenta e dois discípulos voltam «cheios de ale¬gria» e Jesus revela-lhes o conteúdo profundo daquilo que fizeram.
O tema é tratado em duas secções ligeiramente diferentes, mas unitárias. Temos, em primeiro lugar a missão, considerada pelos 72 discípulos uma vitória na luta contra Satanás; depois, a vitória sobre Satanás, que evidencia a capacidade dos discípulos em vencer o mal que há no mundo. Por isso são chamados «Felizes» e os seus nomes estão «escritos no Céu»; em terceiro lugar, o evangelho faz notar que «os pequenos» estão abertos ao mistério e recebem a verdade de Jesus; finalmente, Jesus louva o Pai pelo dom concedido «aos pequenos» e revela a união de amor entre Ele e o Pai: «Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai…».
Pode dizer-se que a missão é irradiação do amor que une o Pai e o Filho. Este amor, revelado «aos pequenos» é a força que destrói o mal. Os discípulos são «felizes» porque vêem e saboreiam desde já o amor do Pai e do Filho.
“Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu." É para mim e para ti que Jesus está se dirigindo agora. Será que o meu e o teu nome também já está escrito no céu? Os nomes de todos os Apóstolos e santos, eu sei que já estão. O que temos feito para que eles estejam escrito neste livro? Sei que estou tentando anunciar o Reino de Deus, já há um bom tempo. E tu?
Pai, por ter meu nome inscrito no céu e por estar unido a Ti, única fonte de vida e de libertação, ajuda-me a lutar contra o mal que mantém a humanidade cativa do egoísmo.
Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Oração Final
Pai Santo, faze-nos simples como Francisco, dá-nos a sua força, coragem e sua generosidade para entregarmos tudo o que somos e temos aos irmãos, seguindo o seu exemplo. Nós pedimos, Pai amado, pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho, nosso Irmão e modelo de Francisco, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário