segunda-feira, 4 de agosto de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/08/2014

5 de Agosto de 2014

ANO A



Comentário do Evangelho

A cegueira é falta de compreensão do desígnio salvífico de Deus.

Trata-se de uma controvérsia entre os fariseus e os escribas, de uma parte, e Jesus de outra. Objeto da controvérsia é a regra de pureza que os discípulos de Jesus não cumprem ao comer sem lavar as mãos. “Tradição dos antigos” refere-se aos costumes que se pretende fazer remontar aos tempos de Moisés e cuja codificação escrita se dará por volta do ano 200 d.C., na Mishnah. Lavar as mãos não era uma questão de higiene pessoal, mas um gesto de purificação ritual com a finalidade de eliminar eventuais impurezas contraídas do contato com coisas imundas. Ao invés de responder diretamente a questão posta por seus opositores, Jesus interpela a multidão a compreender o essencial: não é a pureza ritual, externa, que importa, mas a pureza moral, o coração, a coerência da vida e da prática da religião. O v. 13, inspirado por Is 60,21, é um convite à paciência (cf. Mt 13,24-30), pois o que não é de Deus não permanecerá. O apego à tradição dos antigos, com a convicção de que isso os salvaria, faz dos fariseus guias cegos. Essa crítica Deus já fazia contra os responsáveis do povo (Is 29,9-12). A cegueira é falta de compreensão do desígnio salvífico de Deus.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, purifica meu coração de toda discriminação e de todo preconceito, de modo que eu possa levar os benefícios do Reino a todos os que de mim precisarem.

Vivendo a Palavra

Jesus, que um dia proibira escandalizar os pequeninos, assume escandalizar os que se julgam doutores e os poderosos do Templo. Sua Lei é plantada pelo Pai no coração dos homens e não elaborada em reuniões de doutores. O mal sai dos corações e não no que nos vem de fora.

Recadinho


Você sofre muito quando tem que aceitar coisas que não queria de modo algum? - Consegue ficar calado? - Protesta contra as injustiças que vê? - O que faz para superar os reveses da vida? - Seu coração procura externar só coisas boas?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

JESUS E A TRADIÇÃO DOS JUDEUS.

Uma das características dominantes nas narrativas dos evangelhos é o registro da contradição entre a mensagem de Jesus e a tradicional mensagem dos chefes religiosos de Israel, particularmente representados pelos fariseus e escribas. Tal contradição, levantada por Jesus será o principal motivo para sua perseguição e morte. Mateus, no Sermão da Montanha já caracterizara esta contradição na sucessiva fala de Jesus, sempre com a introdução: "Ouviste o que foi dito aos antigos... eu porém vos digo...". Ao infringir a observância dos sábados e, agora, ao descartar os critérios legais de pureza, Jesus atinge e remove alguns dos principais fundamentos da doutrina da Lei. A reação imediata suscitada entre os chefes religiosos é de indignação, para, em seguida, passar ao projeto da morte de Jesus. A planta plantada pelo Pai é aquela que dá frutos de amor e misericórdia, na liberdade dos filhos de Deus que se empenham na construção de um mundo de justiça e paz.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração Final
Pai Santo, dá-nos um coração puro e alegria nos olhos por nos sentirmos filhos muito amados. E mais, Pai amado, coragem para testemunhar ao mundo esse teu Amor inefável que nos enviou o Filho Unigênito, Cristo feito carne em Jesus de Nazaré – que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário