sábado, 23 de agosto de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 23/08/2014

23 de Agosto de 2014

ANO A


Mt 13,44-46

Comentário do Evangelho

Procurar e encontrar

Nossa parábola é parte da lista das parábolas do Reino do capítulo treze de Mateus. Ela figura entre as parábolas ditas por Jesus aos discípulos, em particular, em casa (13,36). Dois verbos de movimento caracterizam as duas parábolas: encontrar (v. 44.46) e procurar (v. 45). Sendo dom, o Reino dos Céus requer o esforço humano para entrar nele. As duas parábolas têm em comum a seguinte expressão: “vende tudo o que possui e compra” (vv. 44.46). A diferença entre elas é que na primeira parábola o homem encontra o tesouro sem procurá-lo; na segunda, ele procura a pérola preciosa. Isso nos indica que as duas parábolas são inseparáveis e que devem ser tratadas como complementares. Tanto o agricultor que encontra o tesouro como o comerciante que procura pérolas preciosas experimentam a mesma alegria. Podemos tirar duas mensagens dessas duas pequenas parábolas: em primeiro lugar, o Reino dos Céus é comparável a bens que ultrapassam em valor o que se pode imaginar. De quem o encontra é exigido o engajamento de toda a vida. Em segundo lugar, no ensinamento de Jesus é onde se esconde e revela o Reino dos Céus. Quem o descobre conhecerá tal entusiasmo que será capaz de deixar suas antigas seguranças (cf. Fl 3,7-11).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que eu seja decidido e rápido em desfazer-me do que me impede de acolher plenamente o teu Reino. Que meu coração nunca se apegue a coisa alguma deste mundo.

Vivendo a Palavra

Em suas entrelinhas, as parábolas vão revelando seus segredos. Nas duas situações do Evangelho de hoje, Jesus nos mostra a alegria que brota da descoberta do Reino de Deus. Esta mesma alegria nós devemos levar aos irmãos ao comunicar-lhes a Boa Notícia de que o Reino já está entre nós!

Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra a parábola na qual Jesus compara o Reino de Deus com um tesouro e com uma pérola. A comparação com o tesouro nos mostra o valor que o Reino de Deus deve ter nas nossas vidas, um valor que não pode ser superado por nenhum outro valor deste mundo. A pérola nos mostra a preciosidade inigualável que é o Reino de Deus para todas as pessoas. E tanto o valor como a preciosidade do Reino de Deus significam que todas as outras coisas perdem sua importância diante dele e só têm sentido enquanto contribuem para que o homem possa chegar até Deus.

Recadinho


Tesouro e pérola preciosa! Seu coração é assim? - O que faz com o tesouro da graça de Deus? - Ao praticar a religião você tem consciência que está com um grande tesouro que ainda não o conhece direito? - O que faz para que este tesouro esteja bem em seu coração? - Você despreza tudo para ter a graça de Deus no coração?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

DECISÃO RADICAL

A relação do discípulo com o Reino deve ser de exclusividade. Em sua vida, nada pode apresentar-se como concorrente desse Reino, pois este tem a primazia em tudo, deve ser o ponto de referência para tudo, o eixo de sua existência. E tudo isto se explica como adesão e serviço total ao Reino.
Jesus comparou a radicalidade desta opção com o gesto de um homem que, ao descobrir um tesouro escondido num campo, cheio de alegria vendeu quanto possuía e adquiriu aquele campo. Essa descoberta levou-o a redimensionar o valor de suas propriedades. A posse do tesouro justificava desfazer-se de tudo o mais.
Outro ponto de comparação foi a atitude de um comerciante de pérolas preciosas: ao encontrar uma de grande valor, decidiu desfazer-se de todos os seus bens, só para adquiri-la. A posse da pérola levou-o a dar uma reviravolta em sua vida: todas as demais pérolas que possuía, bem como outras eventuais propriedades, pouco valor tinham para ele. A posse da pérola preciosa era suficiente para fazê-lo feliz.
O mesmo se passa com o Reino. Ele constitui a alegria do discípulo, embora tivera de renunciar ao que antes lhe parecia precioso. Por causa do Reino, o discípulo é capaz de tomar decisões radicais.
Oração
Senhor Jesus, que eu me desfaça, com coragem e alegria, de tudo quanto me impede de colocar o Reino como centro de minha vida.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, que inspirastes santa Rosa de Lima, inflamada de amor, a deixar o mundo, a servir os pobres e a viver em austera penitência, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração Final
Pai Santo, faze-nos discípulos evangelizadores alegres, com aquela alegria verdadeira, que nasce no fundo do coração, quando tomamos consciência de que o Teu Reino de Amor já está em nós e entre nós, trazido pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário