segunda-feira, 2 de junho de 2014

Nossa Senhora das Graças - 02 de Junho


A devoção à Nossa Senhora das Graças vem da alta idade Média. O primeiro Santuário dedicado à essa invocação surgiu em Mantova, na Lombardia, Itália. No início, a imagem era venerada no pequeno oratório, distante oito quilômetros da cidade.
O novo templo foi construído e consagrado solenemente no dia 15 de agosto de 1406. Seis anos depois foi entregue aos franciscanos e a devoção se propagou. Ela chegou na belíssima cidade de Arezzo da Toscana através de um famoso franciscano dessa época. Em Arezzo, no período etrusco-romano, existiu um templo pagão dedicado ao deus Apolo, com uma fonte.
No ano 1425, o pregador franciscano Bernardino de Siena, hoje venerado nos altares da Igreja foi requisitado para fazer os sermões da Quaresma aos paroquianos de Arezzo. Porém, logo tomou conhecimento do que ocorria na Fonte e tentou convencer a população a destruir o lugar profano.
Passados três anos, na Quaresma de 1428 ele foi convidado a retornar em Arezzo. Assim que chegou mostrou sua intenção de prosseguir no antigo intento e obteve sucesso. Liderou um cortejo de fiéis armados de pás e de enxadas, derrubando a tal fonte. No local ele mandou construir uma capela dedicada à Nossa Senhora das Graças.
O lugar se tornou um santuário mariano e ao seu lado surgiu um convento. Em 1695 foi entregue aos Carmelitas descalços, que o conservam até hoje. A festa de Nossa Senhora das Graças é celebrada no dia 02 de junho, antiga data da festa da Visitação da Virgem Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário