terça-feira, 13 de maio de 2014

Santa Maria Domenica Mazzarello - 13 de Maio


Santa Maria Domenica Mazzarello
1837-1881
Co-Fundadora do Instituto das Filhas 
de Maria Auxiliadora
- Irmãs Salesianas - 
Maria Domênica Mazzarello nasceu em 9 de maio de 1837, em Mornese, Itália. Filha de camponeses, era a primogênita de dez filhos e aprendera a trabalhar duro, ajudando a mãe, Maria, nos trabalhos de casa e o pai, José, nos vinhedos, até que a irmã Felicina pôde substituí-la em casa.
Os pais eram cristãos fervorosos, muito preocupados com a educação dos filhos, e se dedicaram especialmente à primogênita. Para isso contaram com a ajuda de padre Domingos Pestarino, que teve forte influência na formação espiritual de Maria Domênica.
No dia 9 de dezembro de 1855, nasceu em Mornese a Pia Sociedade das Filhas da Imaculada, composta por moças escolhidas a dedo por dom Pestarino. Maria Domênica, então com dezoito anos, era uma delas. Esse grupo se distinguiu pela dedicação às meninas mais desprotegidas, pela preocupação com a catequese e com o acompanhamento às mães cristãs. Entre elas, Maria Domênica sobressaía, pela alegria e pela liderança que exercia.
Em 1857, durante uma epidemia de tifo, Maria Domênica foi cuidar de parentes que haviam contraído a moléstia. Mas o esforço a debilitou e ela também ficou doente. Com muito custo conseguiu se recuperar, mas a antiga energia nunca mais voltou. Assim, impossibilitada de trabalhar nos campos, convidou Petronila, sua grande amiga e Filha da Imaculada, para freqüentarem aulas de corte e costura com o alfaiate do lugar, para aprenderem a profissão.
Quando estavam aptas, abriram uma salinha de costura no povoado, para ensinar às meninas do povo não apenas a costurar, mas a amar muito Jesus e Nossa Senhora e viver sempre na presença deles: "Cada ponto da agulha seja um ato de amor a Deus".
Dessa salinha de costura nasceu o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. O número de meninas aumentava e algumas, não tendo para onde ir, permaneciam ali. Vendo o trabalho que faziam, outras moças quiseram juntar-se a elas e, logo, constituíram um grupo de moças, unidas por um mesmo ideal, fortalecidas por uma mesma espiritualidade, vivendo vida comum.
Quando dom João Bosco, hoje santo, as conheceu, no início de outubro de 1864, percebeu que ali estava a resposta de Deus ao seu desejo de fazer pelas meninas o mesmo que ele já vinha fazendo pelos meninos. E assim, depois de longa preparação, em 1872 nasceu o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, as Irmãs Salesianas.
Maria Domênica foi logo eleita superiora e confirmada por dom Bosco. E sob sua direção o Instituto cresce e se expande pela Itália, pela Europa e chega até à América. Quando ela morre, aos quarenta e quatro anos de idade, em 13 de maio de 1881, suas irmãs já eram realidade na Igreja e em dois continentes. Hoje, sua congregação espalha-se por todo o mundo a serviço da juventude pobre e desamparada.
Maria Domênica Mazzarello foi canonizada pelo papa Pio XII em 1951 e sua veneração ocorre no festivo dia da celebração de Nossa Senhora de Fátima, data em que a fundadora foi ao encontro do Pai Eterno.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=570

Santa Maria Domingas Mazarello



Fundadora da congregação Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Comem. litúrgica: 13 de maio

Também nesta data: Nossa Senhora de Fátima, Santa Júlia e Santa Glicéria

Maria Domingas Mazarello nasceu no dia 9 de maio de 1837, filha de José Mazarello e Maria Madalena Calcagno,  numa pequena vila de Mornese, região de Monteferraro, situada ao Norte da Itália.
Aos oito anos de  idade,  saiu de  casa  a  fim de fazer companhia a  um casal sem filhos, convivência esta que lhe proporcionou bom aprimoramento nas virtudes  cristãs,  tanto pela dedicação à orações, como pelas visitas às igrejas, mas alguns meses depois, retornou para sua casa.
Sua família cresceu unida em volta da mãe, responsável em aprimorar a formação religiosa dos  filhos, enquanto o pai muito a  auxiliou na alfabetização.  Começou a  freqüentar a catequese, onde sobressaiu-se e fez a Primeira  Comunhão, isto em 1850,  portanto, com 13 anos de idade.
Aos 16 anos já ajudava o pai na lavoura e na época da adolescência, dedicava-se à oração. Cresceu neste ambiente, típico de gente camponesa, amante da terra e das próprias tradições.
Em 1860,  a tifo atingiu a vila de Valponasca,  tendo a  família de seu tio sido uma das primeiras a contrair a doença.  Maria Domingas, mesmo sabendo dos riscos em  contrair a doença,  vai ajudá-los e, de fato, acabou também contaminando-se, o que culminou na mudança total do rumo da sua vida, já que ficou impossibilitada de trabalhar no campo.  Em decorrência disso,  aprende a  costurar e com o tempo passou a  ensinar o ofício às jovens de sua pequena cidade. Em companhia da amiga Petronilla,  monta uma sala de costura e começa a ensinar a técnica às meninas. As famílias então começaram a mandar as filhas para as aulas de costura, que logo tornaram-se aulas de treinamento nas virtudes cristãs.
Os projetos de Deus começaram a criar novo corpo. Certo dia, quando um senhor ficou viúvo, decidiu mandar as  filhas para que recebessem a já tão conhecida e  esmerada educação.  Assim, a oficina transformou-se em um novo lar para várias meninas, que tinham em Maria Santíssima, sua Mãe. Todos os domingos, após a Missa, na praça da igreja, outras crianças se uniam a Maria Domingas  e a Petronilla para brincar e divertir-se.
Quatro anos depos (1864), São João Bosco chegou ao vilarejo de Mornese com seus meninos e todos  queriam vê-lo e  ouví-lo.   Maria Domingas Também foi vê-lo e  nesta ocasião, Dom Bosco falou de seu projeto, ou seja, a construção de uma escola para meninos.  Antes de partir, Dom Bosco falou com as Filhas de Maria Auxiliadora e tomou conhecimento integral da  iniciativa de Maria e Petronilla, ou seja, a  oficina de costura, o orfanato e  a recreação aos  domingos  para as crianças da vila, além das práticas da oração e  piedade cristã.  Empolgado com o belo trabalho desenvolvido, propôs a fundação de  um instituto feminino com o mesmo objetivo dos salesianos. Daí a poucos dias, com muito entusiasmo, iniciou-se a construção de um colégio na cidade.
Padre Pestarino,  pároco da cidade,  que se tornara salesiano, foi chamado a Turim e  recebeu a notícia de que o Papa havia aprovado o projeto de Dom Bosco:  fundar uma congregação feminina.  Como em Mornese estavam as  iniciantes convidadas, determinou que o colégio em construção fosse delas.  Maria Mazarello vê assim,  a  concretização de um sonho:  Fazer pelas meninas, o que João Bosco vinha fazendo pelos meninos.
Em 05 de agosto de  1872,  na  capela do Colégio,  11 Filhas de Maria Auxiliadora recebem os votos  e consagram-se a Deus. Era o início de uma obra que iria expandir-se rapidamente,  com empenho direto de São João Bosco, responsável pelo estabelecimento e  criação de novas unidades sociais e missionárias pelo resto do mundo.
Maria Mazarello, agia solicitamente na instalação de  outras casas em território italiano, viajando em consecutivas visitas às casas então fundadas.   Observava a abundância em algumas e penúria em outras.  Diante de sérias dificuldades e obstáculos,  sempre as  confortava, falando dos sacrifícios que  acompanharam o início do instituto.
Entregou sua alma a Deus com apenas 44 anos, no dia 14 de maio de 1881. Suas filhas,  presentes e  atuantes no mundo inteiro, continuam alimentando este belo trabalho em todos os continentes, fiéis  aos  ideais de Dom Bosco e  Madre Domingas Mazarello.
Seu corpo permanece incorrupto na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim - Itália, junto ao de São João Bosco (também incorrupto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário