quarta-feira, 9 de abril de 2014

Santa Maria de Cléofas - 09 de Abril


Santa Maria de Cléofas
culo I
Maria de Cléofas, também chamada "de Cléopas", ou ainda "Clopas". É destas três formas que consta dos evangelhos o nome de seu marido, Cléofas Alfeu, irmão do carpinteiro José. Maria de Cléofas era, portanto, cunhada da Virgem Maria e mãe de três apóstolos: Judas Tadeu, Tiago Menor e Simão, também chamados de "irmãos do Senhor", expressão semítica que indica também os primos, segundo o historiador palestino Hegésipo.
Por sua santidade, ela uniu-se à Mãe de Deus também na dor do Calvário, merecendo ser uma das testemunhas da ressurreição de Jesus (Mc 16,1): "E passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo". O mensageiro divino anunciou às piedosas mulheres: "Por que procuram o vivo entre os mortos?"
Esse é um fato incontestável: nas Sagradas Escrituras vemos Maria de Cléofas acompanhando Jesus em toda a sua sofrida e milagrosa caminhada de pregação. Estava com Nossa Senhora aos pés da cruz e junto ao grupo das "piedosas mulheres" que acompanharam seus últimos suspiros. Estava, também, com as poucas mulheres que visitaram o túmulo de Cristo para aplicar-lhe perfumes e ungüentos, constatando o desaparecimento do corpo e presenciando, ainda, o anjo anunciar a ressurreição do Senhor.
Assim, Maria de Cléofas tornou-se uma das porta-vozes do cumprimento da profecia. Tem, portanto, o carinho e um lugar singular e especial no coração dos católicos, neste dia que a Igreja lhe reserva para a veneração litúrgica.

¨Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo o que Ele vos disser.¨ Jo 2,5
Festejamos hoje uma mulher do tempo de Jesus: Maria de Cléofas, parente de Nossa Senhora. Ela permaneceu ao lado da mãe de Jesus, no Calvário e mereceu também ser uma das testemunhas privilegiadas da ressurreição. Esposa de Cléofas, foi mãe de Tiago, Apóstolo por Jesus.
Quem medita sobre Maria, Mãe de Jesus, passa, pouco a pouco, a dedicar sua vida toda ao Cristo e aos irmãos.
http://www.catolicanet.com.br/index.php?option=com_blog_calendar&year=2012&day=09&month=04&modid=114&Itemid=105
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=270

Santa Maria de Cléofas

NascimentoNo séc. I
Local nascimentoGaliléia
OrdemLeiga consagrada
Local vidaJerusalém
EspiritualidadeMaria era esposa de Cléofas, que por usa vez era irmão de são José, esposo de Maria, Maria de Cléofas era mãe do apóstolo Tiago Menor, que se tornou bispo em Jerusalém, assim como o era de Judas Tadeu e Simão. Segundo o historiador palestino Hegésipo. Maria de Cléofas, portanto, era cunhada de Nossa Senhora. Por sua santidade uniu-se a Mãe de Deus também na dor do Calvário, merecendo ser uma das testemunhas da Ressurreição de Jesus (MC 16:1) "e passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo." O mensageiro divino anunciou as piedosas mulheres: "Por que procuram o vivo entre os mortos?" Essa é a grande alegria que foi dada aos apóstolos e às santas mulheres que foram ao sepulcro e, entre elas se encontrava Maria de Cléofas.
Local morteJerusalém
Fonte informaçãoOs cinco minutos dos santos
OraçãoÓ Senhor dai-me ser, como Maria de Cléofas, um fiel servidor de vossa Santidade e concedei-me por sua intercessão, a Graça que vos peço. Por Cristo Vosso Filho e Senhor Nosso, amém. Santa Maria de Cléofas, rogai por mim.
DevoçãoA Nosso Senhor Jesus Cristo e à sua prima, Maria Santíssima
PadroeiroDos que sofrem
Outros Santos do diaSão Demétrio de Alexandria (patriarca); Prócoro, Cacilda e Concepto, Hilário Eusíquio, Heliodoro, Basílio, Rufino, Isidoro, Eugeniano, Celso e Anastácio, Acácio, Marcelo, Hugo, Santa Waltedrude.
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário