terça-feira, 22 de abril de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 21/04/2014

21 de Abril de 2014

ANO A


Jo 20,11-18

Comentário do Evangelho

Convite a vencer o medo

Nosso relato do evangelho de Mateus é a sequência do relato em que o Anjo do Senhor anuncia a Maria Madalena e à outra Maria que Jesus havia ressuscitado dos mortos (Mt 28,1-7). Alegria e temor reverencial são dons do Ressuscitado. O Cristo não só convida à alegria, mas a oferece como dom de sua presença. Esse dom da alegria é, ao mesmo tempo, um dos critérios pelos quais se pode reconhecer a presença do Senhor que venceu o mal e a morte e vive no meio do seu povo. O medo é paralisante, impede o salto da fé que reconhece a presença do Ressuscitado. O medo impede de ouvir a voz do Senhor. Por isso, o convite a vencer o medo (cf. v. 10). Portadoras desse anúncio jubiloso, as duas mulheres são enviadas pelo Senhor a fazer os discípulos partirem para a Galileia, palco de grande atividade pública de Jesus. É como se eles fossem convidados a refazerem a história para encontrarem nela o próprio Ressuscitado. A alegria e o envio das mulheres contrastam com a atitude dos sumo sacerdotes e anciãos, que pagaram pela mentira dos soldados.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, faze-me compreender que a ressurreição de Jesus é obra do teu amor por ele e por toda a humanidade.

Reflexão

A ressurreição de Jesus, assim como a sua vida e a sua morte, tornou-se causa de divisão. Os que não crêem fazem tudo e usam de todos os meios para negarem o fato. Apesar de saberem a verdade e as conseqüências que acarretariam suas mentiras, os sumos sacerdotes e os anciãos, que ouviram das únicas testemunhas do fato da ressurreição a narrativa do fato, pagam para que tudo fique oculto e a ressurreição seja negada. Mas para quem nele crê, a ressurreição é motivo de grande alegria, é motivação para que a notícia seja espalhada rapidamente, mas principalmente é ocasião para o encontro pessoal com o ressuscitado.

Recadinho


As mulheres correram, com grande alegria, para dar a notícia da Ressurreição. Como e em que circunstâncias você corre para anunciar que o Cristo é nossa paz? - Você procura ser alegre, mesmo que seu coração esteja partido por algum sofrimento? - Você procura espantar os medos apoiando-se na fé e na esperança? - Jesus insiste: “Alegrai-vos, não tenhais medo!” Você procura dissipar o medo de sua vida? - Vencemos as dificuldades, suportamos as cruzes da vida, renovando nossa vida interior. Que Deus nos ajude.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário