terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Nossa Senhora da Pomba - 10 de fevereiro


O título de Nossa Senhora da Pomba nos remete ao século XI e XII, quando viveu o grande Santo e doutor da Igreja, Bernardo de Claraval, definido por seus contemporâneos como "aluno íntimo de Nossa Senhora". Ele usava este título para citar o sublime momento da Anunciação do Anjo à Virgem Maria. O glorioso instante em que Maria se tornou Mãe de Deus foi representado de maneira muito inspirada por pintores renomados e anônimos, nas mais diversas igrejas erguidas ao longo dos tempos, em todo o mundo. Muitas delas foram dedicadas ao culto à Virgem da Anunciação. Mas a primeira, talvez única, consagrada a Nossa Senhora da Pomba foi fundada por São Bernardo, na Itália.
Os registros históricos do século XII, revelam que o Santo abade levou grupos de seus monges para instituir mosteiros cistercienses nos locais mais pobres da Lombardia e Emília Romana, regiões do noroeste italiano. O incansável fundador costumava dedicar seus mosteiros e igrejas à Virgem Maria para lhe demonstrar sua extrema devoção. Em 1135, viajou para Lombardia, onde à pedido do bispo de Milão criou a Abadia de Claraval Milanesa, junto aos bosques rovenianos, colocada sob proteção à Maria Santíssima. No início de 1136, foi para Emília Romana. Por solicitação do bispo Arduino, da diocese de Piacenza, fundou a famosa basílica abadia Claraval de Nossa Senhora da Pomba, nas planícies próximas do povoado de Alseno.
Porém, já duas décadas antes uma igreja da cidade de Bolonha, capital desta região, era popularmente chamada por este mesmo título mariano. Narra a tradição que a nobre dama bolonheza Piciola Galluzzi, retirada à vida religiosa na colina da Observância, se dedicava à construção de um oratório, nas proximidades. No dia 10 de fevereiro 1116, ela soube através dos operários da obra, que uma pomba tinha um comportamento bem singular: transportava repetidamente para a montanha vizinha, pedacinhos de gravetos e os colocava de modo a formar de um grande cerco. Piciola contou ao vigário que, também, interpretou o evento como um sinal divino e lhe deu autorização para erguer um outro templo na área demarcada pela pomba. Deste modo, surgiu a igreja circular de Nossa Senhora do Monte, que durante algum tempo foi chamada de Nossa Senhora da Pomba.
Esta devoção ganhou novo vigor no final do século XVIII, quando o culto foi instituído em Madri, Espanha. Tudo começou em 1787 com um quadro de Nossa Senhora da Soledade em péssima conservação, que foi encontrado por algumas crianças na rua da Pomba, da capital espanhola. Andréa Isabel Tintero, uma mulher muito pobre e piedosa, o retirou das mãos das crianças em troca de algumas moedas. Depois de limpar e restaurar o quadro, ela o colocou junto ao portal de entrada de sua casa, situada na mesma rua da Pomba, deixando sempre acesa uma lamparina para a Virgem. Logo, vários milagres foram atribuídos àquela imagem de Maria que recebeu dos devotos o título de Virgem da Pomba, porque começou a ser venerada na rua com este nome. Até mesmo a rainha Maria Luisa de Parma, esposa do rei Carlos IV, se tornou uma fervorosa devota de Nossa Senhora da Pomba, pois dela obteve a intercessão pela cura de seu filho Fernando, o príncipe herdeiro. O culto se tornou oficial em 1796, com a construção de sua primeira igreja na rua da Pomba. O atual santuário, erguido no mesmo local, foi inaugurado em 1912.

Nenhum comentário:

Postar um comentário