sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Nossa Senhora da Guia - 10 de janeiro


O culto de Nossa Senhora da Guia é mais uma grata herança dos portugueses. A curiosidade é que esta festa veio ligada à de Nosso Senhor do Bonfim, ambos muito celebrados em Portugal, na mesma data. Vejamos como nos foram transmitidos.
No domingo de Páscoa de 1745, as imagens de Nosso Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia chegaram na cidade de São Salvador da Bahia, trazidas no navio de um Capitão da marinha real. Foram abrigadas na igreja da Penha localizada num dos extremos da cidade, na Península de Itapagipe.
Para melhor difundir os cultos o ideal seria a construção de uma nova igreja dedicada ao Senhor do Bonfim e à Virgem da Guia. Foi então que neste mesmo domingo um grupo de fieis liderados pelo Capitão, fundaram a associação da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, para difundir os dois cultos e arrecadar verba para a construção do novo templo.
Não demorou muito para a obra iniciar no antigo Montserrat, atual Alto do Bonfim. Em 1754, uma enorme procissão solene transladou as duas imagens da igreja da Penha, para a nova que foi dedicada a Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, durante a missa inaugural.
A data desta festa mudou muito até ser fixada no mês de janeiro, no segundo domingo após a celebração da Epifania do Senhor, pelo Papa Pio VII, conforme pedido da Associação da Devoção. Assim a celebração não tem um dia certo, mas sempre a partir do dia 10.
Todavia, Nossa Senhora da Guia é homenageada também no mês de maio, em Várzea Grande cidade do estado de Mato Grosso. Em 1892 a população desta cidade decidiu construir uma capela dedicada à Senhora da Guia, já considerada sua protetora celeste.
Mais tarde a Câmara Municipal, oficializou a vontade do povo e instituiu o primeiro domingo de maio para a festa da Padroeira de Várzea Grande, Nossa Senhora da Guia.
Em 1998, através de uma portaria publicada no Diário Oficial, a velha igreja foi tombada pelo patrimônio histórico artístico e cultural do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário