segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

São Melquíades - 16 de dezembro

Papa Melquíades


São Melquíades (em gregoΜελχιάδης ὁ Ἀφρικανός), também conhecido porMilcíadesMiltíades ou Melquíadas, foi Papa entre 2 de julho de 311 até 10 de janeiro de 314.

Melquíades
32º papa


Nome de nascimentoMilcíades
NascimentoÁfrica do norte
270
Eleição2 de Julho de 311
Fim do pontificado2 de Janeiro de 314 (44 anos)
AntecessorEusébio
SucessorSilvestre
Listas dos papas: cronológica · alfabética

Vida e obras

Sucessor de Santo Eusébio, Melquíades era natural de África - talvez um berbere - e assumiu o trono pontifício em Roma em 311, após o imperador Magêncio ter exilado Eusébio para a Sicília. Durante seu pontificado, em outubro de 312 dC, Constantinoderrotou Magêncio e assumiu o controle de Roma. Constantino presenteou o papa com o Palácio laterano, que se tornou a residência papal e sede do governo cristão. Logo no início de 313 dC, Constantino e seu companheiro imperador Licínio chegaram a um acordo no Édito de Milão, indicando que eles iriam garantir a liberdade religiosa aoscristãos (e outras religiões) e restaurar as propriedades eclesiásticas.

Morte

Também em 313 dC, Melquíades presidiu um Sínodo Laterano em Roma que inocentouCecílio e condenou Donato Magno como um cismático (veja Donatismo). Ele foi então convidado para o Concílio de Arles, mas morreu antes de poder participar.

Legado

Liber Pontificalis, compilado a partir do século V dC, atribuiu a introdução de diversos costumes posteriores à Melquìades, incluindo a abstenção do jejum às quintas e domingos, embora os estudiosos atualmente acreditem que estes costumes já existiam no tempo dele.
No século XIII dC, a festa de São Melquíades (como ele então chamado) foi criada, com a classificação incorreta de mártir, noCalendário Romano para ser celebrada em 10 de dezembro. Em 1969, ela foi removida deste calendário de celebrações litúrgicas obrigatórias e sua festa foi transferida para o dia de sua morte, 10 de janeiro, com seu nome modificado para Miltíades e sem a indicação de mártir.
Precedido por
Eusébio
Emblem of the Papacy SE.svg
Papa

3
2.º
Sucedido porSilvestre I


São Melquíades, Papa

São Melquíades (Pontificado:  311 - 314)

Comemoração litúrgica: 16 de dezembro.

Também nesta  data: Santa Adelaide; Santa Albina, Santos Ananias e Misael

Sucessor de  Santo Eusébio, São Melquíades era natural da África, assumindo  o trono pontifício  em Roma em 311.  Sofreu dura perseguição durante o governo de  Maximiano, sendo estes  talvez os anos do declínio  das perseguições implacáveis contra a Igreja de Cristo.  Tudo levava a  crer  que  São Melquíades  seria mais um Papa a  entrar no rol dos mártires, o que  não se confirmou. Pelo contrário,   teve  a oportunidade  de  presenciar a paz  que o imperador Constantino, recém convertido,  trouxe  à igreja e ao mundo em  312.    Morreu  quando a Igreja , portanto, já vivia tempos mais tranqüilos.
Reflexões:
São Melquíades, nas mãos de Deus,  representou ser um instrumento  fortíssimo. Uma verdadeira coluna apoiada sobre duas  bases:  a da coragem em enfrentar a dura perseguição perpetrada contra seus  predecessores e contra si próprio;    e a sua atuação brilhante na pregação da paz, irradiada com tal  força  que  sufocou  com vigor as trevas  que tentavam inutilmente minar seu apostolado.   Era considerado por Santo Agostinho como "o verdadeiro filho da paz de Jesus  Cristo".
http://www.paginaoriente.com/santos/melq1612papa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário