quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Santo Urbano V - 19 de Dezembro


Nascido em 1310, no castelo de Grisac, nas Cevenas, França, Guilherme de Grimoard, filho do cavaleiro do mesmo nome e de Anfelisa de Montferrand, mostrou-se desde a infância hostil a toda frivolidade. Vendo-o fugir dos jogos próprios da sua idade e recolher-se à capela, sua mãe dizia: "Eu não o compreendo; mas, enfim, basta que Deus o compreenda". Entrou na abadia beneditina de Chirac, perto de Mende; proferiu os votos no convento de S. Vítor de Marselha e, a seguir, entrou na Congregação de Cluny. Formou-se em Direito Canônico em outubro de 1342; ensinou nas Universidades de Toulouse, Montpellier, Paris e Avignon; exerceu as funções de Vigário Geral em Clermon e Uzés; foi nomeado Abade de S. Germano de Auxerre em 13 de fevereiro de 1352 e, no dia 26 de julho do mesmo ano, Clemente VI nomeou-o Legado Pontifício na Lombardia. Mais tarde, sendo Abade de S. Vítor de Marselha, foi encarregado da mesma missão no reino de Nápoles, por Inocêncio VI.
Os Papas residiam em Avignon (Avinhão), mas já pensavam em voltar para Roma; para preparar esse regresso, Guilherme desenvolvia grande atividade diplomática na Itália. Nos fins de 1362, sucedeu a Inocêncio VI, com o nome de Urbano V, sendo um dos sete Papas que, de 1309 a 1377, residiram em Avignon. O seu Pontificado assinalou-se pelo envio de missionários para as Índias, a China e a Lituânia; pela pregação de uma nova cruzada; pelo apoio que deu aos estudos eclesiásticos, e por diversas reformas que levou a efeito na administração da Igreja. Depois de renovar a excomunhão pronunciada por Inocêncio VI contra Pedro IV, rei de Castela, assassino de sua mulher e polígamo, autorizou Henrique de Trastâmara, seu irmão, a destroná-lo. Convidou ao mesmo tempo Du Guesclin e as suas "companhias brancas" a prestar-lhe auxílio, assegurando assim o êxito dessa revolução dinástica.
Em 1367, Urbano V entendeu que tinha chegado o momento de regressar a Roma. No dia 19 de maio, embarcou em Marselha, acompanhado de vinte e quatro galeras; no dia 3 de junho, desembarcou em Corneto e em 16 de outubro fez a entrada triunfal na Cidade Eterna. Não conseguiu, porém, manter-se, apesar dos protestos de Santa Brígida, que lhe previu morte próxima se voltasse. Mas voltou no dia 26 de setembro de 1370, regressando a Avignon, onde morreu em 19 de dezembro seguinte, revestido do hábito beneditino. Tempos antes, tinha-se mudado para casa de seu irmão, por não desejar acabar a vida num palácio. Por sua ordem, as portas dessa casa mantinham-se abertas, a fim de que todos pudessem entrar livremente e ver "como morre um Papa".
Santo Urbano V, rogai por nós!

Santo Urbano V

Santo Urbano V
Papa
1362-1370
O Papa Urbano V assumiu o cargo em 1362, numa época em que a Europa sofria agitações sociais muito intensas. Numa tentativa de manter o pontífice longe das intrigas e das lutas políticas e revolucionárias, que dominavam Roma, a sede da Igreja fôra transferida para Avignon, na França.
Urbano era monge beneditino e pertencia a uma nobre família francesa. Quando jovem estudou ciências jurídicas e depois lecionou direito em Montpellier e na própria Avignon. Um dia, trocou a laureada toga pelo humilde hábito de monge, chegando a ocupar altos cargos dentro da Ordem beneditina. 
Sua biografia é cheia de adjetivos elogiosos: "professor emérito, estudioso de renome, abade de iluminada doutrina e espiritualidade". Por tudo isso foi escolhido pelo Papa Inocêncio IV para desempenhar missões diplomáticas delicadas. Pelo mesmo motivo, quando Inocêncio morreu, foi eleito seu sucessor, mesmo não sendo cardeal. 
Seu pontificado durou somente oito anos, mas caracterizou-se, segundo os registros oficiais, pela sábia administração, pelo esforço de renovar os costumes e pela nobreza de intenções. Ele reformou a disciplina eclesiástica e reorganizou a corte pontifícia de maneira que fosse um exemplo de vida cristã, cortando pela raiz muitos abusos. Mas também se preocupava com a instrução do povo. Era o período do humanismo e o ex-professor de direito não mediu esforços para promover as ciências e criar novos centros de estudos. A pedido do rei da Polônia, ergueu e fundou a universidade da Cracóvia e, na universidade de Montpellier, fundou um colégio médico, ajudando pessoalmente estudantes pobres. 
No terreno político e militar seu trabalho também foi reconhecido. Organizou uma cruzada contra os turcos muçulmanos que ameaçavam a Europa. No plano missionário, enviou numerosos grupos de religiosos às regiões européias ainda necessitadas de evangelizadores, como a Bulgária e a Romênia. Além de organizar uma expedição missionária para levar a palavra aos mongóis da longínqua Ásia. 
O grande sonho do Papa Urbano V, porém, era levar de volta a sede da Igreja para Roma. Conseguiu isso, em outubro de 1367, sendo recebido com entusiasmada aclamação popular. Foi o primeiro a se estabelecer no palácio ao lado da Basílica de São Pedro, no Vaticano. E, desde então, se tornou a residência oficial dos pontífices. Mas a paz durou pouco. Alguns anos depois Urbano V foi novamente obrigado a deixar Roma, e voltar para Avignon, onde faleceu em 19 de dezembro de 1370.

Uma das épocas mais difíceis para a Igreja Católica foi "O desterro de Avignon, ou desterro de Babilônia". Durante este período os Papas tiveram que sair de Roma, por causa das contínuas e insustentáveis revolucione. estabeleceram-se em Avignon, uma cidade francesa, pouco depois do ano 1300.
Entre todos os Papas que viveram de Avignon estava São Urbano V.
Nasceu em Languedoc, França, em 1310. Fez seus estudos universitários e entrou de monge beneditino. Foi superior dos principais conventos de sua comunidade e como tinha especiais qualidades para a diplomacia. Os Sumos Pontífices que viveram em Avignon o empregaram como Núncio ou embaixador.
Estava de Núncio em Nápoles quando chegou a notícia de que tinha morrido o Papa Inocêncio VI e que ele tinha sido nomeado novo Sumo Pontífice. E não era nem bispo menos cardeal. Em só um dia foi consagrado bispo, e coroado como Papa.
Como Sumo Pontífice se propôs acabar com os abusos que existiam. Tirou os luxos de seu palácio e de seus colaboradores. preocupou-se com obter que o grupo de seus empregados na Corte Pontifícia fora um verdadeiro modelo de vida cristã.
Entregou os principais cargos eclesiásticos a pessoas de reconhecida virtude e lutou fortemente para acabar com os maus costumes. Ao mesmo tempo trabalhou seriamente para elevar o nível cultural do povo e fundou uma academia para ensinar medicina.
Com a ajuda dos franciscanos e dos dominicanos empreendeu a evangelização da Bulgária, Ucrânia, Bósnia, Albânia, Lituânia, e até conseguiu enviar missionários à longínqua Mongólia. O mais notório deste santo Pontífice é que voltou para Roma, depois de que nenhum Papa o tinha feito desde fazia mais de 50 anos. Ao chegar a Roma não pôde conter as lágrimas. As grandes basílicas, inclusive a de São Pedro, estavam quase em ruínas. A cidade se achava no mais lamentável estado de abandono e deterioração.
Urbano V com suas grandes qualidades de organizador, empreendeu a empresa de reconstruir os monumentos e edifícios religiosos de Roma. Estabeleceu sua residência no Vaticano (onde até hoje vivem os Pontífices). Também se dedicou a restabelecer a ordem no clero e o povo.

Mas as revoluções se deram novamente, e Urbano, que se encontrava bastante doente, dispôs ir-se outra vez a França em 1370. Santa Brígida lhe anunciou que se abandonava Roma morreria. Em 5 de dezembro saiu de Roma e em 19 de dezembro morreu.
 http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=364
Santo Urbano V
NascimentoNo ano de 1310
Local nascimentoFrança (Grimoardo)
OrdemAbade e depois Papa
Local vidaRoma
EspiritualidadeQuando ainda não vestia o hábito de abade, Guilherme, nome de batismo- dava aulas de direito canônico em quatro universidades. Mas sua vocação era a carreira eclesiástica na qual ingressou tardiamente. Serviu a dois Papas (Clemente VI e Inocêncio VI) como diplomata por mais de dez anos. Quando este último morreu, foi eleito papa, sem nunca assumir a pompa deste cargo o qual ocupou por 8 anos: era um homem de extrema humildade. A primeira de suas conquistas foi realizar a reforma da Igreja recuperando templos, mosteiros, que se encontram em desordem, valorizando a educação, criando milhares de escolas e reformando universidades. Retomou Roma como sede do papado ainda que temporariamente: durante cinqüenta anos os papas moraram em Avignon, França. Cobrou mais disciplina do clero, reavivou a religião entre os cristãos. Menos de um mês depois, voltou a Avignon por ordem da corte francesa, onde morreu logo após.
Local morteAvignon (França)
Morte19 de dezembro de 1370, aos 60 anos de idade
Fonte informaçãoO Livro dos Santos
OraçãoDeus, nosso Pai, S.Urbano viveu na mais completa simplicidade e despojamento, procurando sempre ajudar os mais necessitados. Que cada um de nós, nesse dia, possamos abrir nosso coração à claridade de vossa luz e que se dissipem de nossa vida a indiferença perante as necessidades de nossos semelhantes. Em um mundo fragilizado e doente pela violência e falta de respeito à pessoa, dai-nos coragem e ousadia para cumprir nossa missão de sermos ternos e misericordiosos, para que assim possamos alcançar de vós ternura e misericórdia. E quando findar este dia, elevemos de coração sincero esta prece: "Agora que o clarão da luz se apaga, a vós imploramos, Criador: com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor. Nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir. Cantemos novamente vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir. Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai; da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai. Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor, que reina para sempre em vossa glória convosco e o Espírito de Amor" (Liturgia das Horas, Oração da noite)
DevoçãoÀ recuperação dos valores evangélicos
PadroeiroDos educadores
Outros Santos do diaUrbano V. Anastácio I (papa); Timóteo (na); Nemésio, Dário, Zázimo, Segundo, Ciriaco, Paulo (márts); Gregório (bispo) Adjuto (ab); Fausta, Protária (márts); Ribeiro (ab).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário