sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Pêsames do Papa Francisco pela morte de Nelson Mandela

Nelson Mandela + (Foto: South África 
The Good News / www.sagoodnews.co.za (DC BY 2.0)

Vaticano, 06 Dez. 13 / 01:55 pm (ACI).- O Papa Francisco enviou um telegrama com suas condolências pelo falecimento do Ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela, que morreu ontem aos 95 anos de idade após estar cinco meses internado em um hospital de Johanesburgo.
O telegrama do Papa Francisco foi enviado ao Presidente da África do Sul, Jaco Zuma e diz o seguinte: 
"foi com tristeza que soube da morte do Ex-presidente Nelson Mandela. Envio minhas condolências e orações a toda a família Mandela, aos membros do governo e a todo a povo da África do Sul.
Ao encomendar a alma do falecido à infinita misericórdia de Deus Todo-poderoso, peço ao Senhor que console e fortaleça todos os que choram sua perda.
Honrando o firme compromisso mostrado por Nelson Mandela ao promover a dignidade humana de todos os cidadãos da Nação e ao forjar uma nova África do Sul construída sobre os firmes alicerces da não-violência, a reconciliação e a verdade, rezo para que o exemplo do falecido presidente inspire as gerações de sul-africanos a colocar a justiça e o bem comum no primeiro plano de suas aspirações políticas.
Com estes sentimentos, invoco sobre todo o povo da África do Sul, os dons divinos da paz e da prosperidade. Franciscus PP."
Madiba, como era chamado Mandela, esteve encarcerado durante 27 anos e cumpria a sentença de prisão perpétua. Ele foi liberado em 1990 e logo eleito Presidente da África do Sul.
Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 junto a Frederik Willem de Klerk, último presidente da era do Apartheid, sistema que separava, brancos e negros em todos os níveis da vida social, com quem Mandela trabalhou pela reconciliação nacional e a erradicação do regime separatista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário