quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Nossa Senhora da Paz de El Salvador - 21 de Novembro


A devoção à Nossa Senhora da Paz começou na Espanha, no final do século XI. Sua difusão teve alcance nacional e chegou às América com os colonizadores espanhóis. El Salvador, o menor estado independente da América Central, o povo a elegeu Padroeira da Nação. O pequeno país está situado entre a costa do Pacífico e o Golfo de Fonseca, que o separa da Nicarágua. O território começou a ser conquistado em 1524, por Pedro de Alvarado. Fundou a primeira cidade chamada São Salvador, atual capital do país.
Segundo a tradição, em 1682 os piratas ingleses assaltaram os povoados das ilhas e do litoral do Golfo de Fonseca. Mas foram expulsos pela resistência no porto de Amapala. Dizem que, ao fugirem jogaram algumas caixas ao mar. Nesse mesmo ano, uma foi encontrada por alguns mercadores salvadorenhos, nas areias de uma praia deserta. Colocaram a caixa no lombo de um burro e seguiram para São Miguel, a cidade mais próxima.
Ao passarem em frente da atual Catedral, o burro com a caixa simplesmente parou e se recusou a andar. O único jeito era lhe tirar a carga. Ao descerem a caixa, o burro voltou a andar. Curiosos, os mercadores tentaram abrir a tampa, que se soltou facilmente. Nela, de fato havia um tesouro: uma formosa imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços. Com a chegada da imagem de Nossa Senhora, em São Miguel, cessaram os combates entre os nativos e os colonizadores. Por isso, a imagem recebeu o título de Nossa Senhora da Paz e começou a ser festejada em 21 de novembro. 
A imagem ganhou a palma de ouro exibida na mão direita, para lembrar sua intervenção em 1787. Na época, o vulcão Chaparrastique entrou em erupção e as lavas ardentes ameaçavam encobrir a cidade de São Miguel. O povo ficou reunido diante da imagem colocada na porta principal da Catedral, orando por sua ajuda. A fumaça do vulcão começou a sair em forma de uma palma, enquanto a corrente de lava mudava de direção, deixando de lado a cidade. O povo viu tudo aquilo como um milagre e sinal da proteção celeste da Virgem da Paz. Em sua honra, no exato local onde a lava se desviou, nasceu o povoado chamado "Milagre de la Paz".
No Brasil existem várias igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Paz. A mais conhecida fica no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. O templo possui uma belíssima arquitetura gótica e árabe. A sua história tem forte ligação com a da Igrejinha de Nossa Senhora de Copacabana, assim como a fundação do bairro de Ipanema, porque os antigos mercadores peruanos e bolivianos percorriam o caminho da Igrejinha, para chegar às praias do Arpoador e Ipanema.
Nossa Senhora da Paz foi escolhida para Padroeira de Ipanema - RJ no final da Primeira Guerra Mundial, em agradecimento à paz restabelecida no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário