sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Santo Antônio Maria Claret - 24 de Outubro





O santo lembrado hoje foi de muita importância para a Igreja que guarda o testemunho de sua santidade, que mereceu a frase do Papa Pio XI que disse: “Antônio Maria Claret é uma figura verdadeiramente grande, como apóstolo infatigável”. Nasceu em 1807 em Sallent (Província de Barcelona – Espanha), ao ser batizado recebeu o nome de Antônio João, ao qual ele veio depois acrescentar o de Maria como sinal de sua especial devoção à Santíssima Virgem: “Nossa Senhora é minha Mãe, minha Madrinha, minha Mestra, meu tudo, depois de Cristo”.
Antônio Maria ajudou o pai numa fábrica de tecidos até os 22 anos, quando entrou para o seminário de vida, pois almejava um sacerdócio santo e como padre desejou consagrar-se nas difíceis missões da Espanha. Ao ver a pobreza dos missionários e as portas se abrindo, Antônio Maria, com amigos, tratou de fundar a “Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria”, conhecidos como Claretianos.
O Carisma era evangelizar todos os setores, por meio da caridade de Cristo que constrangia, por isso dizia: “Não posso resistir aos impulsos interiores que me chamam para salvar almas. Tenho sede de derramar o meu sangue por Cristo!” Mal tinha fundado a Congregação, o Espírito o nomeou para Arcebispo de Santiago de Cuba, onde fez de tudo, até arriscar a própria vida, para defender os oprimidos da ilha e converter a todos, conta-se que ao chegar às terras cubanas foi logo visitar e consagrar o apostolado à Nossa Senhora do Cobre.
Com os amigos o Arcebispo Santo Antônio Maria Claret, evangelizou milhares de almas, isto através de missões populares e escritos, que chegaram a 144 obras. Fundador das Religiosas de Maria Imaculada, voltou a Espanha, também tornou-se confessor e conselheiro particular da rainha Isabel II; participou do Concílio Vaticano I, e ao desviar-se de calúnias retirou-se na França onde continuou o apostolado até passar pela morte e chegar na glória em 24 de outubro de 1870.
Foi beatificado em 1934 pelo Papa Pio XI e canonizado por Pio XII em 1950. Pelo seu amor ao Imaculado Coração de Maria e pelo seu apostolado do Rosário, tem uma estátua de mármore no interior da Basílica de Fátima.
Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós!

Santo Antônio Maria Claret
1807-1870
bispo

Fundou as Congregações:
Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria
"Padres Claretianos"
e Irmãs de Ensino Maria Imaculada
"Irmãs Claretianas"
O catalão Antônio M. Claret, pioneiro dos meios de comunicação social, quinto dos dez filhos de um tecelão de Sallent, sentia-se atraído pela vida contemplativa e se teria tornado cartuxo se não tivesse sido aconselhado por um sacerdote que nele intuiu grandes dotes de homem de ação.
Depois da ordenação sacerdotal, estabeleceu contato com a Propaganda Fide e com os jesuítas, mas teve de interromper o noviciado por motivo de doença. Então, decidiu ser missionário na própria pátria e, para dar uma forma mais estável e incisiva à própria obra, fundou uma congregação que se dedicasse particularmente à imprensa católica e à alfabetização — primeiro e fundamental passo para a elevação material do povo.
Os missionários filhos do Imaculado Coração de Maria (conhecidos com o nome de claretianos) têm atualmente 300 casas espalhadas por todo o mundo. O fundador teve de aceitar a nomeação como arcebispo de Cuba, então sob o domínio espanhol. 
Foi um bispo-missionário. Viajou por toda a parte, administrou crismas e regularizou três mil casamentos. Finalizou, em apenas seis anos, numerosas obras no campo social, com escolas agrícolas; escreveu ele próprio os livros para ensinar os insulares a cultivar os campos. Tanto zelo lhe atraiu também inimizades, e depois de ter sofrido um grave atentado, foi chamado de volta à pátria porque os soberanos da Espanha o quiseram como conselheiro e confessor.
Em 1867, seguiu a família real, ao fim de uma revolução, exilada na França. Aqui o bispo fundou a Academia de São Miguel para os artistas. Morreu no mosteiro cisterciense de Fontfroide e foi canonizado em 1950.
Santo Antonio Maria Claret, Fundador († 1879)
Ingressou no seminário de Vich (Espanha) e ali recebeu a ordenação sacerdotal. Foi em seguida renomado como vice-pároco e logo começou o povo a conhecer qual era a qualidade principal que Deus lhe tinha dado: era um pregador impressionante, de uma grande eficácia. De todas partes o chamavam a pregar em missões populares, pregando até dez sermões em um dia. Viajava sempre a pé e sem dinheiro.
Durante 15 anos pregou incansavelmente pelo norte da Espanha, e dificilmente outro pregador do século passado conseguiu obter triunfos tão grandes como os do padre Claret. Ao dar-se conta da poderosa influência de uma boa leitura, propôs-se empregar todo o dinheiro que conseguia em difundir bons livros; mandava imprimir e dava de presente folhas religiosas por centenas de milhares, e ajudou a fundar a livraria religiosa de Barcelona. Ele mesmo redigiu mais de 200 livros e folhetos singelos para o povo que tiveram centenas de edições.
A rainha da Espanha designou o Pe. Claret como Arcebispo de Havana em Cuba. Face à negativa do santo em aceitar o cargo, amigos religiosos muito próximos a ele, convenceram-no de que assumisse o arcebispado alegando que primeiro e acima de tudo está sempre a vontade do Senhor. A partir de 1489 e por sete anos Santo Antonio Claret se converteu no mais ardoroso apóstolo de Cuba, sempre pendente de qualquer problema de seus paroquianos de sua arquidiocese.
Em 1857 foi chamado à Espanha como capelão da rainha Isabel. Em 1849 ao dar-se conta de que para manter viva a fé do povo se necessitam sacerdotes entusiastas que vão por campos e cidades pregando e propagando boas leituras, reuniu-se com cinco companheiros e fundou a Comunidade de Missionários do Coração de Maria, que hoje se chamam Claretianos.
Atualmente são 3.000 em 385 casas no mundo. Fundou também as Irmãs Claretianas que são 650 em 69 casas. Estas comunidades têm feito imenso bem com seu apostolado em muitos países.
Assistiu ao Concílio Vaticano em Roma em 1870. No Concílio pronunciou um grande discurso que foi muito aplaudido e muito bem comentado e elogiado. Na França foi recebido pelos monges cistercenses do monastério de Fonte Fria, e ali, depois de ter escrito por ordem do superior de sua comunidade, sua autobiografia, adoeceu e expirou em 24 de outubro de 1879. Tinha apenas 63 anos. Depois de sua morte, lhe atribuído numerosos milagres.
Outros Santos que se celebram este dia: Audato, Januário presbíteros; Sétimo, Fortunato, Aretas, Marcos, Poncia, Petronila, Soterico, Valentim, mártires; Proclo, Maglorio, Bernardo, Calvo, Evergislo, Felix, bispos; Martinho, abade; Nicéforo, monge.
 Santo Antônio Maria Claret

Fundador da Ordem dos Claretianos 

Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria - CMF

Comemoração litúrgica: 24 de outubro (Dia das Missões).

Também nesta data: Santo Evergílio e São Marglório.

Em  Sallent, Espanha, no lar abençoado de João Claret e Josefa Clara, a 23 de dezembro de 1807, nasceu um menino que no dia do Natal, foi batizado com o nome de  Antônio.  Esse menino seria operário, estrearia como industrial, seria seminarista, sacerdote, pároco, missionário, escritor, propagandista das boas leituras, Sacrário vivo, Apóstolo do Rosário, confessor e  conselheiro da rainha, padre do Concílio do Vaticano e  Santo. 
Antônio era bom filho de Deus,  bom filho de Nossa Senhora. Em casa, na igreja e na escola era também o bom filho, o bom menino. João Claret,  veria com gosto o filho estudar no seminário, mas por falta de recursos, teve de esperar por melhor oportunidade. 
Finalmente Antônio chega a Barcelona e inicia o estudo e o trabalho. Progride tanto num como noutro. Estuda o desenho que, mais tarde, será em suas mãos a  arma poderosa  de seu apostolado.  Ricos industriais começam a convidar  Antônio, mas ele  havia de ser Apóstolo e não industrial.  Salvo milagrosamente por Nossa  Senhora, quando estava a ponto de morrer  afogado no mediterrâneo, salvo ainda de uma gravíssima tentação de uma mulher apaixonada da qual fugiu, e quando percebeu que começava a  diminuir e seu espírito de piedade, abandonou tudo para entrar no Seminário, repetindo a si mesmo:  De que vale o  homem ganhar o mundo se  perder a sua alma? 
Desde a  primeira infância, Antônio queria ser sacerdote. Ele vira  fugirem-lhe as  esperanças. Ele conta:  Com que fé, com que confiança  falava com meu Pai!  Eu me oferecia mil vezes ao seu Santo Serviço:  Desejava ser Sacerdote para me consagrar dia e noite ao seu ministério e lembro-me que dizia: Humanamente não vejo nenhuma esperança, mas Vós,  que sois  tão poderoso, se quiserdes, tudo resolvereis.  E me lembro que com toda a confiança, me deixei nas suas mãos Divinas.
O santo bispo de Vich, decidiu ordenar o seminarista Antônio Claret antes de terminar seus estudos.  Dizia ao padre Fortunato Bres:  “Quero ordenar logo a Antônio, porque há nele  alguma coisa de extraordinário”.  A 13 de junho de 1835, Antônio é ordenado sacerdote, tendo já mais de 27 anos de Idade, e tendo em particular, continuar seus  estudos por 3 anos. O seu primeiro cargo é o de Vigário Cooperador na sua terra natal, assumindo depois a responsabilidade de  Paróquia.             
Aí permanece quatro anos, querido de todos, que o veneram e  começam a chamar de santo “padrezinho de Sallent”. “Padrezinho” será chamado mais tarde nas ilhas canárias por causa de sua pequena estatura de um metro e cinqüenta e  cinco centímetros.  Desligando-se  do cargo de Vigário de Sallent, pensou em fundar uma Congregação de Sacerdotes, com o fim de pregar as Missões, mas,  não sendo possível no momento,  resolver ir para as  missões estrangeiras, abrasado pelo desejo de  derramar o sangue por Nosso  Senhor Jesus Cristo. 
Para realizar esse ideal, parte a pé para Roma.  Em Marselha é acompanhado por um anjo em  forma de um jovem, seguindo o  resto da viagem em navios, mas na coberta, exposto às ondas que a  invadiam em  dias de tempestade e de chuva. 
Em Roma, com o fim de mais facilmente poder ir às Missões de infiéis, entrou na Companhia de Jesus.  Mas Deus, que o queria fundador de uma congregação de missionários, manda-lhe uma doença que o obriga a sair do noviciado dos Jesuítas e voltar à Espanha.  
Missionário Apostólico  em Viladrau, pregou a primeira missão com grande  sucesso, começando a  vida de missionário aos 33 anos, sendo no mesmo ano levado por Roma ao ofício de Missionário Apostólico. 
Toda a  vida do Pe.  Claret, será assinalada por  uma série ininterrupta de milagres, podendo muito bem ser comparada ao taumaturgo português, de quem recebera o nome.  Foi em Viladrau, nos  começos de sua vida missionária, que realizou o primeiro milagre.  Quando uma casa de um seu amigo era presa de chamas, apesar de todas as tentativas de debelar o incêndio, chega o Pe.  Claret, dá uma volta ao redor do prédio, dando a sua bênção, e todos viram como, à medida que o padre abençoava, cessavam as chamas, sendo poucos os prejuízos. 
Desde então, os milagres se multiplicaram e podemos dizer do grande missionário do Século XIX, o que se dizia dos Apóstolos,  que pregava e confirmava a doutrina com milagres de toda a espécie.    Deus concedeu também ao Pe.  Claret, poder extraordinário contra o demônio, que muitas vezes quis impedir o fruto das  pregações do santo missionário. A Palavra de Deus pregada pelo santo missionário, operava maravilhas.  No confessionário, davam-se secretas informações das consciências. Pelas estradas e  nas cidades, as conversações eram muitas vezes milagrosas. 
O Padre Claret percorreu em pregações apostólicas, grande  parte da Espanha e Ilhas Canárias;  tinha visto a imensidão da seara, e por isso, vinha-lhe na mente a  idéia de fundar uma Congregação de Missionários. O dia marcado, foi o dia 16 de julho de 1849.           
Com mais cinco jovens sacerdotes, reunidos num pequeno quarto do Seminário de Cich, mobiliado com  uma mesinha, uma cadeira e  um banco sem encosto,  e pendente na parede um crucifixo e  um quadro da Mãe do Divino Amor, deu início à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria.  O fim da  Congregação foi determinado na primeira página das Constituições:  “salvar as  almas de todo o mundo por todos os  meios possíveis”.
Ao começar a  propor a  idéia da fundação da  congregação, ele  dizia:  “Hoje começamos uma grande obra”.  E a profecia realizou-se.  Cem anos após a fundação, o Fundador foi elevado à Suprema  glorificação.  Mas, mal havia acabado de  fundar sua Congregação de missionários, e quando consolidava a  obra providencial da “Livraria Religiosa”,  foi surpreendido pela  nomeação para Arcebispo de  Santiago de Cuba.  Ao chegar às terras  cubanas, foi logo visitar o Santuário nacional de Nossa Senhora do Cobre, padroeira da ilha, e sob a proteção de Nossa Senhora,  começou as visitas pastorais, verdadeiras missões que operavam a  renovação espiritual e moral das cidades e  aldeias visitadas.  Durante as visitas pastorais, ele pregava,  catequizava,  confessava,  visitava as religiosas, consolava os doentes, dando-lhes esmolas,  visitava os presos e  defendia os pobres negros e escravos. 
A  um fazendeiro desumano, que judiava dos escravos disse o padre Claret, queimando na chama de  uma vela,  um pedaço de papel  branco e outro preto:  “Distingues as  cinzas do papel branco e do papel preto? Pois do mesmo modo, que não distingues a  cinza  do papel branco e do papel preto, assim Deus não distingue entre o homem branco e o homem preto”. 
Nas missões, visitas e nos recintos, os ouvintes ficavam pendentes dos seus  lábios, apesar dos sermões serem  longos e cheios  de  doutrina sólida.  
A alegria dos bons  era grande, considerando a felicidade de  ter um santo por Arcebispo, mas os inimigos da Igreja, principalmente as lojas maçônicas,  conspiravam ocultamente contra o santo arcebispo.  Por várias vezes  atentaram contra a  sua vida, incendiando a casa onde pensavam estar ele hospedado, e outra vez, servindo-se de um assassino.  Foi em Holguim, no dia 1 de fevereiro de  1856. O santo saía da Igreja depois de pregar um fervoroso sermão sobre Nossa  Senhora. Ia  acompanhado de várias pessoas. Ao passar por uma das ruas que levavam ao lugar onde estava hospedado,  aproximou-se dele um homem, como se quisesse beijar-lhe o anel,  e desferiu-lhe uma navalhada, abrindo-lhe o rosto desde a orelha até o queixo, e ferindo também o braço,  fugindo logo após na  escuridão.   Esses  foram os primeiros atentados pessoais e muitos outros se registraram até mesmo no fim da vida.
Escreveu diversos  livros e opúsculos  destinados a  toda a classe de pessoas.  Foram 144 obras, que nos legou o missionário, num total de  21.000 páginas.  Combatia os livros maus,  fazendo de uma , feita de  grande fogueira com mais de 3.000 livros obscenos e estampas escandalosas. No fim da primeira visita pastoral,  já havia distribuído gratuitamente mais de  80.000 livros e 90.000 estampas e folhas de propaganda.  Nos 06 anos que passou na ilha, distribuiu mais de 200.000 gratuitamente. 
Este santo fundador, havia ensinado aos seus Missionários que, para salvar as almas, usassem de todos os meios possíveis. Durante o seu episcopado em Cuba e  durante os anos passados em Madri, foi quando mais se dedicou à formação da infância e da juventude. Em Cuba, restaurou o antigo Seminário, fundou escolas populares e, para dar perenidade à sua obra educativa,  fundou uma Congregação Religiosa dedicada ao magistério sob o título de Religiosas de Maria Imaculada. 
O amor a  nossa senhora que encheu a vida do Padre Claret, não se conteve no seu peito. Foram tantas as provas que recebera de Nossa Senhora, que ele  não podia deixar de ser o Apóstolo Mariano.  Quando foi nomeado bispo,  acrescentou ao próprio nome o de Maria.  Quando pregava, nunca se esquecia de falar de Nossa Senhora, o que mais comovia aos seus ouvintes.  
O santo padre CLaret, sempre humilde  e amigo dos pobres, dos escravos negros e  da gente simples do campo e das aldeias, foi de repente surpreendido com a nomeação para confessor e  conselheiro de Isabel II, rainha da Espanha, que governava a nação espanhola no meio das maiores tempestades políticas e conspirações contra a Igreja e contra a coroa . Sendo obrigado a aceitar o cargo, viveu inteiramente alheio aos desmandos da  política, orientando com prudência de santo, a  consciência da rainha. 
O santo confessor da rainha, sempre combatido e caluniado, sofrera já muitos martírios. Faltava-lhe, porém, o martírio do desterro, a separação da terra  querida que o viu nascer, para morrer  em terra estranha. Ele que consagrara a  vida toda ao serviço da Espanha, era atirado pela revolução ao desterro. 
Chegando a Paris, não se entregou ao descanso. Hospedado num pensionato de São José das Irmãs de Belley, recomeçou as  atividades  como escritor e como pregador. Confessava, dava a  Comunhão,  crismava.  
A 24 de abril de  1869, foi recebido em audiência por Pio IX, em Roma. Pio IX, tão perseguido e caluniado, soube compreender os sofrimentos do padre Claret e  consolá-lo com mostras de extraordinário carinho. Pio IX  já havia escrito, ser o Padre Claret, "um homem todo de Deus".  
Em Roma, não cessou de escrever e pregar, visitando e pregando principalmente aos seminaristas do Colégio Pio Latino Americano, e preparando-se para tomar parte ativa no Concílio Vaticano I.  
O imortal Pio IX, a 29 de junho de 1868, convocou um Concílio Ecumênico, que foi aberto solenemente a 8 de dezembro de 1869. Chegaram a Roma bispos ilustres, vindo de todos  os recantos do orbe, venerandos pela idade, gloriosa da fé, missionários de terras longínquas, escritores célebres, teólogos famosos, atingindo o número de 767. Entre eles, um arcebispo humilde pela estatura, doente, alquebrado pelo peso dos anos, dos trabalhos, das perseguições e dos atentados. Dom Antônio Maria Claret.  
Quando se discutia a  definição do dogma da Infalibilidade Pontifícia, ele pediu a palavra e  falou mais com o coração do que com os lábios, defendendo a prerrogativa divina do Sumo Pontífice. E terminou com estas palavras: "Oxalá pudesse  eu consumar o sacrifício começado em 1856, ao descer do púlpito para pregar a fé..." e  terminava mostrando as cicatrizes do rosto e do braço, declarando estar pronto a  derramar todo o sangue das suas veias, para defender o dogma da infalibilidade  pontifícia.  
Oitenta anos depois, a Igreja escolheu a  primeira e  mais lídima glória do Concílio Vaticano, entre 767 ilustres cardeais,  arcebispos e  bispos, e tributou-lhe a  glorificação suprema da Canonização.
Os Missionários do Coração de Maria, não puderam gozar por muito tempo da companhia do pai querido, que teve de abandonar a casa dos filhos para continuar seu desterro no Mosteiro cisterciense de Fontfroide. Recebeu com alegria o Viático e a Extrema Unção e, após uma prolongada agonia, morreu a 24 de outubro de 1870, sem dívidas, sem dinheiro e  sem pecados, como desejara. 
Antes mesmo que cessassem as  calúnias e perseguições, começava a glorificação do Pe. Claret. Deus multiplicava por suas mãos os milagres e favores sobrenaturais.  
A Igreja  instaurou os processos de Beatificação e Canonização, examinando todos os  seus escritos e declarando nada haver neles contra a sã doutrina;  examinou a sua vida e proclamou que exerceu as virtudes em grau heróico.  Examinou os milagres operados depois da morte e  elevou-o à glória dos Beatos em 25 de  fevereiro de 1934. Pio XI o declarava então: "Figura verdadeiramente grande, apóstolo infatigável, organizador moderno,  precursor da ação católica, principalmente por meio da imprensa, na qual não foi superado por ninguém".  
E, num  dia radiante de  luz e  glória, Pio XII o canonizou no Ano Santo de  q950, no dia 07 de maio.  A terra toda entoou os seus louvores. A Igreja divina de Cristo prostra-se aos seus pés para invocá-lo: "SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET, ROGAI POR NÓS!".   
*  *  *  *  *  *  *  *  *
TÓPICOS RELACIONADOS


Missionários Filhos do Imaculado Coração
Santo Antonio Maria Claret
NascimentoNo ano de 1807
Local nascimentoCatalunha (Espanha)
OrdemFundador da Ordem dos Claretinanos
Local vidaBarcelona e Espanha
EspiritualidadeFilho de um rico fabricante de tecido, ingressou no seminário aos 22 anos de idade onde estudou latim em companhia de meninos de 10 ou 12 anos. Após sacerdote, foi grande pregador na Catalunha e nas Ilhas Canárias, fundando a Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria (Padres Claretianos). Nomeado Arcebispo de Santiago de Cuba, exerceu fecunda atividade apostólica. Foi também conselheiro e confessor da rainha Isabel II, da Espanha, à qual não temia dizer verdades duras de ouvir. Durante o Concílio Vaticano I foi um dos mais destacados defensores da infalibilidade pontifícia. Sofreu várias tentativas de morte, por parte de inimigos da Fé e da Religião, chegando a ser uma vez esfaqueado mas não chegando a morrer. Conseguiu desenvolver grande atividade literária, com 160 livros ou opúsculos, além das cartas pastorais que escreveu em Cuba. Morreu exilado na França, no mosteiro cisterciense de Fontfroide.
Local morteFontfroide (França)
MorteNo ano de 1870, aos 63 anos de idade
Fonte informaçãoOs santos de cada dia e Webcatólica
OraçãoDeus, nosso Pai, Santo Antônio Maria Claret foi inflamado pelo fogo do vosso Espírito Santo. À todos procurou levar a mensagem do Reino segundo as exigências de seu tempo. Ele mostrou, com sua vida, que o Evangelho é uma força e traz em si germens de transformação das estruturas ainda não conformes ao plano de Deus. Senhor, saibamos nós também responder aos desafios de nosso tempo, extraindo do Evangelho a inspiração para o nosso agir e pensar. E com Santo Antônio Maria Claret possamos dizer: "A caridade constrange-me, o amor impele-me, faz-me andar, faz-me correr...".
DevoçãoÀ Nossa Senhora
PadroeiroDos defensores da Igreja
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Evergisto e Félix (bispo) Adauto e Januário (presbs); Sétimo, Círiaco e Claudiano, Fortunato, Aretas, Marcos, Pôncia e Petronila, SosTérico e Valentina (márs); Proclo, Malgório, Bernardo, Calvo (bispo); Martinho (ab); Nicéforo (monge).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário