sábado, 28 de setembro de 2013

São Venceslau - 28 de Setembro





São Venceslau o príncipe santo

O santo que nos ensina com sua opção pelo Reino de Deus e de vida constante na luta para a santidade, é o príncipe Venceslau. Sua história se entrelaça com a vida e fé da família real. Nasceu em 907. Seu pai, Vratislau, era duque da Boêmia.
O pai e sua avó eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Venceslau foi educado pela avó (Ludmila), por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres, enquanto seu irmão educado pela mãe (Boleslau) tornou-se violento e ambicioso.
Com a morte do pai e pouca idade do santo herdeiro, a mãe má intencionada assumiu o governo. Sendo assim tratou de expulsar os missionários católicos. O povo revoltado, juntamente com os nobres pressionaram o príncipe para assumir o governo e com o golpe de estado Venceslau assumiu em 925.
Nos oito anos de reinado, Venceslau honrou a fama de “O príncipe santo”. Logo que assumiu o trono, tratou de construir igrejas, mandou regressar os sacerdotes exilados, abriu as fronteiras aos missionários da Suábia e da Baviera. Venceslau governou com tanta justiça e brandura que com pouco tempo conquistou o coração do povo que o amava e por ele era concretamente amado: protetor dos pobres, dos doentes, dos encarcerados, dos órfãos e viúvas. Verdadeiro pai.
Este homem que muito se preocupou com a evangelização do povo a fim de introduzir todos no “sistema de Deus”, era de profunda vida espiritual mas, infelizmente, odiado pelo irmão Boleslau e pela mãe, que além de matar a piedosa sogra – educadora do santo -, concordou com a trama contra o filho.
Quando nasceu o primogênito de Boleslau, São Venceslau foi convidado para um solene banquete onde foi pensando na reconciliação de sua família. Tendo saído para estar em oração, na capela real, foi apunhalado pelo irmão e pelos capangas dele. Antes de cair morto, São Venceslau pronunciou: “Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito”. Isto ocorreu em 929.
São Venceslau, rogai por nós!

São Venceslau

São Venceslau - Mártir,
padroeiro da Boêmia
(907-935)
O bondoso monarca da Boêmia,Vratislau, antes de morrer, deixou, como herdeiro do trono, seu filho Venceslau, nascido no ano 907, na atual República Checa. Com isso, despertou em sua mulher, Draomira, a ira e a vingança, pois era ela própria que desejava assumir o governo do país. Se não fosse possível, pretendia entregá-lo a seu outro filho, Boleslau, que tinha herdado o caráter e a falta de escrúpulos da mãe, enquanto Venceslau fora criado pela avó, Ludmila, que lhe ensinou os princípios de bondade cristã. Por isso, não passava por sua cabeça uma oposição fatal dentro do próprio lar. Assim, acabou assassinado pelo irmão, de acordo com um plano diabólico da malvada rainha.
Mas antes que isso acontecesse, a mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Vratislau, elevando ao trono seu filho Venceslau. Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Venceslau levou de volta ao reino o cristianismo. Quando soube disso, Draomira ficou tão transtornada que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da velha e bondosa senhora, que morreu enquanto rezava, estrangulada com o próprio véu.
Draomira sabia que ainda havia mais uma pedra em seu caminho impedindo seus planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Venceslau era um obstáculo difícil, pois, em muito pouco tempo, já tinha conquistado a confiança, a graça e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo.
A popularidade de Wenceslau cresceu ainda mais quando, para evitar uma batalha com o duque Radislau, que se opunha ao seu governo cristão, propôs que, em vez de entrarem em guerra, duelassem entre si, evitando, assim, a morte da população inocente. Quem vencesse ficaria com o poder. No dia e na hora marcada, os adversários encontraram-se no campo de batalha. Radislau, imediatamente, atacou, de lança em punho. Contam os registros que, no momento em que feriria Wenceslau mortalmente, apareceram dois anjos que o mandaram parar. Radislau caiu do cavalo e, quando se levantou, já era um homem modificado. Naquele momento, pediu perdão e jurou fidelidade ao seu senhor.
Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Venceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida. No dia 28 de setembro de 935, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Venceslau retirou-se para a capela para rezar. Draomira sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja.
Mãe e filho, porém, não tiveram tempo de saborear o poder e o trono roubado de Venceslau, pois em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.
O seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a Boêmia têm em são Venceslau seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século XVIII, a Igreja inscreveu são Venceslau no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.

Filho do rei de Boêmia, Ratislav, o jovem príncipe nasceu em 907 perto de Praga. Sua avó, Santa Ludimila, encarregou-se da educação de seu neto, inculcando-lhe sempre o amor e serviço ao Pai Celestial. Quando era ainda muito jovem, o santo perdeu seu pai em uma das batalhas contra os magiares; sua mãe assumiu o poder e instaurou -sob a influência da nobreza pagã- uma política anticristã e secularista, que converteu o povo em um caos total. Diante desta terrível situação, sua avó tratou de persuadir ao príncipe para que assumisse o trono para salvarguarda do cristianismo, o que provocou que os nobres a assassinassem ao considerá-la uma latente ameaça para seus interesses.
Entretanto, por desconhecidas circunstâncias, a rainha foi expulsa do trono, e Venceslau foi proclamado rei pela vontade do povo, e como primeira medida, anunciou que apoiaria decididamente à Lei da Igreja de Deus. Instaurou a ordem social ao impor severos castigos aos culpados de assassinato ou de exercer escravidão e além disso governou sempre com justiça e misericórdia.
Por obscuros interesses políticos, Boleslao -que ambicionava o trono de seu irmão-, convidou ao Venceslau a seu reino para que participasse dos festejos do santo padroeiro e ao terminar as festividades, Boleslao assassinou com uma punhalada o santo rei. O povo o proclamou como mártir da fé, e logo a Igreja de São Vito -onde se encontram seus restos- converteu-se em centro de peregrinações. foi proclamado como patrão do povo de Boêmia e hoje sua devoção é tão grande que lhe professa também como Patrono da Tchecoslovaquia.
São Venceslau


Nascimento907
Local nascimentoBoêmia
Local vidaBoêmia
EspiritualidadeAos 13 anos de idade herdou o Ducado da Boêmia, pela morte de seu pai Vratislau. Na Corte, duas influências opostas defrontavam-se: de um lado, a piedosa Ludmila, mãe de Vratislau, que era católica fervorosa e educou no catolicismo o neto Venceslau. De outro, a duquesa Draomira, viúva de Vratislau, regente na menoridade de Venceslau, que era uma fanática pagã. Draomira, não conseguindo ter influência sobre o jovem duque, manifestava clara preferência pelo filho mais jovem, Boleslau, que também era pagão. Draomira mandou estrangular a sogra cristã e passou a perseguir os católicos sem ousar, no entanto, tocar em Venceslau. Venceslau, ao completar 18 anos de idade, deu um golpe de força e destituiu Draomira, tomando posse do seu ducado e modificando radicalmente a situação. Favoreceu o catolicismo, chamou de volta os missionários, mandou edificar igrejas, submeteu-se como vassalo do Sacro Império. Muito piedoso, fazia questão de preparar pessoalmente, com trigo de suas plantações e uvas de suas videiras, as hóstias e o vinho destinados ao Sacrifício da Missa. Fez um breve mas memorável governo e morreu aos 23 anos, assassinado por Boleslau, que, em continuação de Draomira, o atraiu para uma cilada.
Local morteBoêmia
MorteNo ano 929, aos 23 anos de idade.
Fonte informaçãoSanto Nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoÓ Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor. Amém. São Venceslau, rogai por nós.
DevoçãoA Sagrada Eucaristia, a Santa Igreja e seus missionários.
PadroeiroDos que sofrem perseguições perigosas.
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Gabriel Arcanjo, Vescelau, Estácteo, Alarico, Alfio, Zózimo (márts); Alódio, Anemundo, Ausêncio, Baruc (pf); Caritão (ab); Dada; Exupério, Eustóquio, Everaldo, Fusto (bispo); João, Joanil, Lioba, Macham (bispo); Marcçal e Lourenço (márts); Privado, Sabônio e Silvino (bispo).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário