sexta-feira, 2 de agosto de 2013

São João de Rieti - 2 de agosto


SÃO JOÃO DE RIETI, RELIGIOSO

São João (Porchiano di Amelia, Terni, por volta de 1299 – Rieti, 1316) constitui exemplo de santidade adquirida em pouco tempo e durante a idade juvenil. Com efeito, morreria aos dezessete anos de idade, recém professo, no convento de Rieti.
Tal como o descreve Jordão de Saxônia no célebre Vitasfratrum: “João era simples, humilde e sempre alegre, seguia a vida comum na alimentação e em tudo que se refere à vida da comunidade. Era irrepreensivelmente social... Servia com muito amor e caridade a todos os irmãos”.
Suas relíquias conservam-se na igreja de Santo Agostinho de Rieti. O Papa Gregório XVI confirmou-lhe o culto em 1832.
http://www.osabrasil.org/santos_beatos.htm

São João de Rieti

Nasceu em princípios do século XIV, em Castel Porziano da Umbria. Era irmão da beata Luzia Amelia. São João, ingressou com pouca idade no convento dos ermitões de Santo Agostinho, em Rieti. Vivia consagrado ao serviço de seus próximos, especialmente dos doentes e forasteiros. Passava longas horas em contemplação. Possuía um dom de lágrimas extraordinário e chorava não só por seus pecados, mas também pelos dos outros. Dizia: "Impossível deixar de chorar! As árvores e as plantas germinam, crescem, dão fruto e morrem sem afastar-se um ponto das leis do Criador, já os homens, a quem Deus deu inteligência e prometeu um prêmio eterno, opõem-se continuamente à sua vontade". É esta uma reflexão singela mas muito profunda. Não se conhece a data exata da morte do beato. Sua Santa vida e os milagres obrados em sua tumba, deram origem ao culto popular, que foi confirmado oficialmente em 1832.

Nenhum comentário:

Postar um comentário