sábado, 6 de julho de 2013

Papa Francisco aos jovens na nova encíclica: JMJs são ocasiões de mostrar a alegria da Fé


A HAIA, 05 Jul. 13 / 12:15 pm (ACI).- Em sua primeira Encíclica, divulgada hoje (05 de julho) pelo Vaticano, o Papa Francisco envia uma mensagem aos jovens peregrinos das Jornadas Mundiais da Juventude, a menos de 20 dias do evento no Rio de Janeiro, lembrando que estas são ocasiões de mostra o rosto alegre da fé dos jovens.
"Todos vimos como, nas Jornadas Mundiais da Juventude, os jovens mostram a alegria da fé, o compromisso de viver uma fé cada vez mais sólida e generosa. Os jovens têm o desejo de uma vida grande; o encontro com Cristo, o deixar-se conquistar e guiar pelo seu amor alarga o horizonte da existência, dá-lhe uma esperança firme que não desilude", afirma o Papa na primeira carta encíclica de seu pontificado.
Intitulada Lumen Fidei - A luz da fé- a Encíclica foi iniciada por Bento XVI e finalizada pelo atual Pontífice, que acrescentou "ulteriores contribuições". A finalidade do documento é “recuperar o caráter de luz que é específico da fé, capaz de iluminar toda a existência humana”. 
Este mês a Jornada também faz parte da intenção geral do apostolado da oração: "Para que a Jornada Mundial da Juventude no Brasil anime todos os jovens cristãos a tornarem-se discípulos e missionários do Evangelho".
Em outras mensagens dedicadas aos jovens, o Papa Francisco assinalou que Jesus quer ser amigo dos jovens,  rmão e mestre, que essa amizade é gratuita, é dom e não ilusão. "Ele não vos pede nada em troca, pede-vos somente para acolhê-la".
Francisco disse ainda aos jovens em outra ocasião: "Jesus quer amar-vos pelos que vocês são, mesmo nas vossas fragilidades e fraquezas, para que, tocados pelo seu amor, vocês possam ser renovados". E recordou que "o encontro com o amor de Deus na amizade de Cristo é possível, antes de tudo, nos Sacramentos, em particular a Eucaristia e a Reconciliação".
O Papa estará na JMJ que este ano se desenvolve de 23 a 28 de Julho na cidade do Rio de Janeiro e espera reunir mais de 1 milhão de jovens na cidade maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário