segunda-feira, 20 de maio de 2013

Igreja reflete sobre como responder ao fenômeno dos movimentos religiosos


VATICANO, 20 Mai. 13 / 11:40 am (ACI/EWTN Noticias).- Na quinta-feira 16 de maio aconteceu na Domus Santa Marta um encontro onde representantes de vários dicastérios vaticanos e da Igreja na Itália refletiram sobre as respostas pastorais para enfrentar o fenômeno das seitas e novos movimentos religiosos.
"A reunião, em que aproximadamente quarenta participantes representaram a vários dicastérios vaticanos, às Universidades Pontifícias, à Conferência Episcopal Italiana e ao Vicariato de Roma, é mais um passo no caminho de reflexão, estudo e busca de respostas pastorais eficazes", informou a Santa Sé nesta quinta-feira.
O evento foi inaugurado e encerrado pelo Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran. Entre os temas tratados estão os Novos Movimentos Religiosos e a Nova Evangelização; as Novas fronteiras do sagrado: Diálogo e Comparação entre fé e credulidade; Católicos e Pentecostais: identidade, relações e perspectivas; e a "New Age" sob uma análise de contexto cultural.
Entre os relatores estiveram o Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella; o Professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, Michael Fuss; o chefe de Escritório no Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Juan Usma Gómez; o responsável pelo Escritório para os Novos Cultos do Vicariato de Roma, Alessandro Olivieri Pannesi; e o Pe. Michael e o Pe. Gallagher S.J. da Pontifícia Universidade Gregoriana.
O encontro foi organizado pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso que, junto com a Congregação para a Evangelização dos Povos e os Pontifícios Conselhos para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Cultura, que há muito tempo se dedica ao estudo desse fenômeno.
Como se recorda, em 1986 se publicou pela primeira vez um breve relatório provisório, "O fenômeno das seitas e os novos movimentos religiosos de desafio pastoral", resultado de um questionário que se enviou dois anos antes às Conferências Episcopais, e depois disso, os dicastérios continuaram o trabalho de reflexão publicando uma antologia de textos da Igreja Católica sobre os Novos Movimentos Religiosos titulada "Seitas e novos movimentos religiosos: textos da Igreja Católica (1986-1994)".
Posteriormente, em 2003 se publicou "Jesus Cristo portador de Água Viva. Uma reflexão cristã sobre a "New Age" editada pelos Pontifícios Conselhos da Cultura e para o Diálogo Inter-religioso a que seguiu uma Consulta Internacional sobre a Nova Era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário