sexta-feira, 24 de maio de 2013

Festa de Maria Auxiliadora: O Papa anima a suportar com paciência as dificuldades e vencê-las com o amor


VATICANO, 24 Mai. 13 / 01:53 pm (ACI/EWTN Noticias).- No dia em que a Igreja celebra Maria Auxiliadora, o Papa Francisco animou todos os fiéis a suportar com paciência as dificuldades e vencê-las com o amor e rezando pelos inimigos. Também exortou rezar pelos católicos da China.
O Papa disse em sua homilia da Missa que celebrou nesta manhã na Casa Santa Marta que "suportar com paciência não é fácil! Não é fácil, diante das dificuldades de fora ou daqueles problemas que provêm do coração, da alma, ou do nosso interior".
"Suportar é tomar a dificuldade e tomá-la sobre si, com força, para que as dificuldades não nos deixem cair. Levar com força é uma virtude cristã. São Paulo fala dela em várias ocasiões. Isto significa não deixar-se vencer pelas dificuldades. Isto quer dizer também que o cristão tem a força de não deixar os braços caírem. Não é fácil porque pode vir o desalento e podemos querer abaixar os braços e dizer: ‘bom, sigamos adiante e façamos o que possamos e nada mais’. Mas não, suportar é uma graça, devemos pedi-la nas dificuldades".
Sobre a graça de "vencer com o amor", o Papa disse que "se pode vencer de muitas maneiras, mas a graça que pedimos hoje é a graça da vitória com o amor, por meio do amor e isto não é fácil. Quando temos inimigos fora que nos fazem sofrer muito: não é fácil vencer com o amor".
"Pode vir a ideia de nos vingar, de fazer algo contra eles... O amor, aquela suavidade que Jesus nos ensinou é a vitória. O Apóstolo João nos diz, na primeira Carta: ‘esta é a nossa vitória, a nossa fé’. Nossa fé é este acreditar em Jesus que nos ensinou o amor e nos ensinou a amar a todos. A prova de que estamos no amor é quando rezamos pelos nossos inimigos".
O Papa alentou que "peçamos à Virgem que nos dê esta graça de suportar com paciência e vencer com amor. Quantas pessoas -tantos idosos e idosas- percorreram este caminho! E é belo vê-los: têm um olhar belo, uma felicidade serena. Não falam muito mas têm um coração paciente e cheio de amor. Sabem o que é perdoar os inimigos, sabem o que é rezar por eles".
Nas preces o Santo Padre elevou suas orações "pelo nobre povo chinês: que o Senhor o abençoe e a Virgem o proteja". A Missa encerrou com um canto Mariano em chinês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário