quinta-feira, 28 de março de 2013

Papa nomeia novo Arcebispo para arquidiocese de Buenos Aires

Dom Mario Aurelio Poli, Arcebispo eleito de Buenos Aires (foto Diário de La Pampa)

VATICANO, 28 Mar. 13 / 11:43 am (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco nomeou Dom Mario Aurelio Poli, de 65 anos de idade, como novo Arcebispo de Buenos Aires na Argentina. O Prelado era até então Bispo da diocese argentina de Santa Rosa e com esta designação sucede o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio que até antes de ser eleito Pontífice era o pastor dessa arquidiocese.
A arquidiocese de Buenos Aires, primaz da Argentina, ficou vacante na quarta-feira 13 de março, quando o até então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, foi eleito Papa na quinta votação e no segundo dia do Conclave.
Dom Mario Aurelio Poli nasceu em Buenos Aires ao 29 de novembro de 1947. Em 1969 ingressou no Seminário Metropolitano da Imaculada Conceição, de Buenos Aires, onde cursou os estudos filosóficos e teológicos. 
É doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica Argentina “Santa María de los Buenos Aires” (UCA). É também licenciado em Serviço Social pela Universidade de Buenos Aires (UBA).
Foi ordenado sacerdote em 25 de novembro de 1978. Depois de sua ordenação foi designado vigário paroquial em San Cayetano (Liniers), onde se desempenhou até 1980. Desde 1980 a 1991, no Seminário Metropolitano foi, primeiro superior de Comunidade, logo ecônomo e finalmente assessor de estudos. 
Desde 1988 a 1991 foi também capelão das Religiosas Missionárias Servas do Espírito Santo. Entre os anos 1988 e 1992 foi assistente eclesiástico da associação laica “Fraternidades e Agrupamentos Santo Tomás de Aquino” (FASTA). Foi professor de História da Igreja na Faculdade de Teologia da UCA.
Em 1992, o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Antonio Quarracino, nomeou-o diretor do Instituto Vocacional São José, onde os seminaristas da arquidiocese de Buenos Aires começam sua formação sacerdotal e durante um ano amadurecem sua vocação. 
Quando se desempenhava nesta tarefa de formação dos futuros sacerdotes, em 8 de fevereiro de 2002 o Beato Papa João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar de Buenos Aires. Ele recebeu a ordenação episcopal em 20 de abril do mesmo ano.
Em 24 de junho de 2008 o Papa Bento XVI o transladou como Bispo diocesano da Santa Rosa, e iniciou seu ministério pastoral como quinto bispo desta diocese em 30 de agosto de 2008.
Na Conferência Episcopal Argentina (CEA) preside a Comissão de Catequese e Pastoral Bíblica. É professor de História Eclesiástica e Patrologia. É também o Capelão Nacional da Comissão de Pastoral Scout Católica (COPASCA). Seu lema episcopal é: “Concede-me Senhor um coração que escute”.
A arquidiocese de Buenos Aires tem uma superfície total de 203 quilômetros quadrados e uma população de 2.891.082 habitantes, dos quais mais de 80 por cento são católicos.
Conta com 186 paróquias, 102 igrejas e capelas, um total de 817 sacerdotes (443 do clero diocesano e 320 do clero religioso), 10 diáconos permanentes, 76 irmãos leigos religiosos, 59 seminaristas maiores, 1.386 religiosos e 245 centros educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário